Brasil Blogado » Curiosidades » Calistenia e seus benefícios

Calistenia e seus benefícios

Saiba nesta matéria qual a definição do termo Calistenia, entenda como essa prática é realizada e confira seus benefícios à saúde.

     

Muitas pessoas praticam a calistenia, seus métodos e não sabem disso, por não identificarem a definição desse termo. Observando a forma geral dessa expressão, podemos dizer que ela corresponde as atividades e exercícios físicos que são realizados com o uso de alguns aparelhos, onde somente o peso do corpo é adicionado, testando a resistência dos indivíduos.

Em uma explicação mais fácil, podemos visualizar o método calistênico nas aulas de Educação Física, onde o professor coloca os seus alunos para realizar exercícios em barras, bastões, com abdominais, corridas, flexões de braços, etc, testando as suas aptidões físicas.

Calistenia e seus benefícios para a saúde e estética.

Exemplo do método calistênico.
(Foto: Divulgação)

Segundo várias pesquisas realizadas sobre o assunto e divulgadas por Marcelo Costa, o termo calistenia vem da expressão grega Kallos Sthenos, onde Kallos significa belo e Sthenos, força. Essa prática foi criada e fixada pelo Dr. Lewis e pela ACM (Associação Cristã de Moços), mas atualmente vem sendo praticada por indivíduos do sexo masculino e feminino.

Todas as pessoas podem praticar os métodos calistênicos, onde avançaram em níveis e intensificações de acordo com a resistência que irão adquirir com os treinos. Os exercícios aeróbicos foram baseados nessas práticas e proporcionam grandes benefícios aos seus treineiros.

Principais benefícios

» Perda de peso;
» Aumento da resistência física;
» Definição muscular;
» Ganho de massa magra.

A principal modalidade lançada no mercado fitness em relação a calistenia é o treino CrossFit, projeto de exercícios livres, que sempre desafia o seu praticante a superar seus obstáculos, metas e aptidões, promovendo um rápido emagrecimento e uma excelente beleza estética corporal em pouco tempo.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?