Brasil Blogado » Variados » Como tirar tinta da madeira

Como tirar tinta da madeira

Não precisamos de tanto para mudar o astral do nosso lar, basta apenas reformar algumas peças. Para isso é preciso remover as cores de cada um. Aprenda neste artigo como remover a tinta da madeira.

     

O Processo deve ser realizado com cuidado por um profissional capacitado, pois o mesmo trabalha com materiais perigosos como o fogo por exemplo. 

 

Procedimento

O procedimento explicado a seguir,é um dos mais utilizados por artesões. Atenção, o mesmo só pode ser feito por ele.

O fogo faz parte da primeira etapa, com ele o profissional deve queimar a tinta com cuidado. Lembrando que isso só pode ser feito pelo profissional. Pois o mesmo pode danificar o móvel, objeto ou até mesmo machucar quem está fazendo o trabalho.

Logo após queimar a tinta, o profissional utiliza materiais especializados para remover a mesma, no caso ele fará uma raspagem. Essa raspagem deve ser feita com cuidado para não prejudicar o material. São várias as camadas de tinta a serem retiradas, o trabalho do mesmo é demorado.

restauração

Deve-se ter todo o cuidado ao remover a tinta da madeira.
( foto: reprodução)

Depois de ter retirado a parte grossa da tinta, é necessário fazer o acabamento nos detalhes do móvel.  A pessoa tem que se certificar que não ficará nada no mesmo. Não podemos esquecer que, para cada tipo de objeto, há um equipamento ou ferramenta adequado e isso irá ajudar a conservar o mesmo que está sendo restaurado. No momento em que estiver fazendo isso, tem que ser muito detalhista e cuidadoso, que é para não causar nenhum dano ao mesmo.

Feito isso, podemos prosseguir à etapa seguinte que  é calafetar. Neste processo é utilizado o pó da madeira e a cola. Logo o objeto desejado, está calafetado e chega o momento de lixar. Essa etapa vai depender muito do objeto. Por exemplo:

  • Caso você esteja restaurando uma porta, você poderá estar utilizando a lixadeira de cinta e depois dela, usará a lixadeira orbital. Ela ajudará a deixar a porta bem lisa nos mínimos detalhes.

Enfim, depois de todas essas etapas realizadas basta o verniz. Passe duas à três mãos de verniz no objeto, se preciso. O mesmo ajudará a  segurar a qualidade do mesmo.

Outro procedimento utilizado e que pode ser feito em casa, é a remoção feita com Striptizi da Montana. Para esse procedimento a pessoa irá precisar dos seguintes materiais:

  • Luvas
  • Removedor pastoso.
  • Pincel.
  • Espátula de aço.
  • Thinner.
  • Lixa

Atenção: esse procedimento requer muito cuidado e atenção, pelo fato do removedor conter  ácido. O mesmo pode vir causar queimaduras na pele caso entre em contato direto.

A pessoa passa o removedor com o pincel, depois de dez minutos a tinta começa a se soltar do objeto. Em seguida a pessoa tem que retirar o excesso com uma espátula e depois limpa a madeira com thinner e começa a lixar.

Dois procedimentos diferentes porém ambos exigem cuidado e atenção, não apenas com o objeto mas com si próprio. Na dúvida de não souber desempenhar o papel como desejado opte pelo profissional desta área.

O vídeo a seguir, feito pelo profissional artesão Walace de Assis Oliveira, mostra passo a passo como remover a tinta de uma porta e os cuidados que se deve ter.

Como remover tinta de madeira

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?