Brasil Blogado » Gravidez » Como tratar gengivite na gravidez

Como tratar gengivite na gravidez

Confira neste artigo várias dicas que poderão te ajudar a tratar e prevenir o aparecimento da gengivite durante a gravidez.

     

É chamado por gengivite as inflamações que acometem a gengiva por causa do acúmulo das placas bacterianas entre ela e os dentes. Esse processo a médio e a longo prazo, proporciona o aparecimento de cáries, a degeneração dos dentes, tal como a sua perda se um bom tratamento não for realizado.

Estudos revelam que 50% das pessoas no mundo um dia vão ter gengivite, mas que os indivíduos mais propensos para adquiri-la são as gestantes, devido ao aumento dos hormônios que acontece durante todo o seu período gestacional. Fazendo com que o acúmulo da placa seja várias vezes mais intenso que o normal.

Sintomas

Dicas para tratar a gengivite na gravidez

Gestante escovando os dentes.
(Foto: Divulgação)

» Sensibilidade na área afetada;
» Avermelhamento;
» Sangramentos;
» Inchaço;
» Dores leves;

Tratamento

Para tratar essa doença, é importante que as gestantes tenham muita disciplina e consciência de que as indicações médicas são essenciais para manter a sua boa saúde e a do seu bebê, porque qualquer tipo de alteração no organismo que seja prejudicial, pode vir a afetar a gravidez de alguma forma.

Os dentistas indicam que a escovação bucal tenha duração entre 2 à 5 minutos e que seja realizada após TODAS as refeições. Já o uso do fio dental, como é mais trabalhoso, deve ser feito pelo menos após as 3 principais ceias do dia: café da manhã, almoço e jantar.

Observação: caso o profissional ache necessário, realizará alguns tratamentos dentários voltados para a eliminação das placas.

Prevenção

» Faça consultas regulares com seu dentista;
» Procure manter uma dieta saudável durante a gestação, diminuindo o consumo de gorduras e açúcares;
» Mesmo com o cansaço e a preguiça, lembre-se sempre de escovar os dentes dentro do prazo estipulado pelo dentista;
» Não esqueça de usar o fio dental;
» Escove os dentes de maneira suave e delicada;
» Sempre enxágue a boca após terminar a sua higienização bucal;
» Procure produtos de higienização que possam ser usados por gestantes para prevenir o aparecimento das placas. O seu dentista poderá ajudar nesse processo.

Atenção

Sempre que for ao dentista, comunique ao profissional que está grávida, pois existem alguns procedimentos que são realizados de forma diferenciada em gestantes, para não causar efeitos que prejudiquem a sua saúde e a do bebê.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?