Brasil Blogado » Saúde » Doenças erradicadas no Brasil

Doenças erradicadas no Brasil

Saiba neste artigo quais as doenças consideradas erradicadas no país, informações sobre elas e confira uma super curiosidade sobre o assunto.

     

São consideradas doenças erradicadas, todas aquelas que foram eliminadas de um país ou região. No Brasil, muitas enfermidades se manifestam anualmente, porém, existem algumas delas que proporcionaram vários transtornos no passado mas que foram exterminadas, assim como os seus agentes causadores, sendo elas a varíola e a poliomielite.

Varíola

Essa doença era causada pelo vírus Orthopoxvirus, considerado com um dos micro-organismos que mais infectavam os seres humanos há anos atrás. Ela se manifestava de forma grave em seus enfermos, era altamente contagiosa, sendo fatal na maioria dos casos.

A erradicação da doença se deu com a eliminação do vírus e o ministramento de vacinas para todos os indivíduos da época. Antigamente, elas eram oferecidas de forma gratuita nas redes públicas de saúde do país, mas atualmente são ministradas apenas para a prevenção de possíveis contágios em funcionários do setor de saúde, atendentes de emergência e militares.

Doenças erradicadas no Brasil

Representação de uma pessoa com varíola.
(Foto: Divulgação)

Poliomielite

Essa enfermidade era causada pelo poliovírus, onde acometia os nervos dos indivíduos, causando paralisia parcial ou total do corpo. As principais vitimas desta doença eram as crianças. Já foi considerada como uma epidemia mundial, proporcionando grandes danos à população, principalmente por ser contagiosa.

Sua erradicação  deu-se através das vacinas contra a pólio que foi ministrada por muitos anos em campanhas globais. Atualmente, poucos casos dessa paralisia podem ser vistos em algumas regiões da África e da Ásia. A sua imunização vem sendo realizada até hoje em todas as crianças, para que o vírus não venha à tona novamente.

Doenças erradicadas no Brasil

Representação de crianças com poliomielite.
(Foto: Divulgação)

Curiosidade

Depois de meio século, a febre amarela que era considerada como uma doença erradicada, novamente vem aparecendo no país. Essa doença provoca insuficiência hepática e renal em seus enfermos, podendo ser fatal. Tem como os principais sintomas: febre, dores de cabeça e musculares, vômitos (normais e com sangue), delírios, sangramentos anormais, icterícia e convulsões.

Devido a essa constatação, é essencial que sua vacina seja ministrada de forma correta em todos os indivíduos do país, para que um novo surto epidêmico não aconteça. Portanto, fique atento!

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?