Brasil Blogado » Biologia » Qual a forma de armazenamento lipídico nas plantas

Qual a forma de armazenamento lipídico nas plantas

Saiba neste artigo sobre a forma de armazenamento lipídico nas plantas. Basta clicar e conferir esse interessante artigo.

     

Os lipídios, junto com o carboidrato e proteína, formam um grupo de compostos mais importantes nos alimentos e também, mais encontrado na natureza, tanto em animais como em plantas. Eles desempenham um papel muito importante e suas funções estão voltadas às diversos processos biológicos. Eles ainda fazem parte da composição das estruturas celulares, principalmente nas membranas.

Nas plantas, os lipídios representam um tipo de reserva química de energia. Pelo fato dos ácidos graxos serem moléculas orgânicas mais reduzidas que os carboidratos, eles acabam possuindo um potencial maior de liberação de energia para que aconteça a oxidação. E em meio a isso, os  triglicerídeos acabam tendo maior rendimento em relação à massa e diversos tipos de plantas acabam armazenando óleos em suas sementes, para que depois possam transforma-las em energia no momento da germinação.

Já no caso dos lipídios, essa ação vai acontecer nos vegetais com maior frequência o armazenamento nas folhas, sementes, frutos, raiz, caule e flor.

Saiba como se armazena a energia das plantas.

Armazenamento lipídico das plantas. (foto:divulgação)

 

Armazenamento

E vendo tal explicação de uma forma complexa, o seu armazenamento daria-se da seguinte maneira:

Os vegetais, em geral, armazenam lipídios em plastos, sendo mais especificadamente nos leucoplastos. Estes plastos estão presentes em maior quantidade nos tecidos vegetais de preenchimento (parênquimas), ou seja, em  folhas, sementes e frutos, como citado acima. E tais leucoplastos têm como função o armazenamento das substâncias nutritivas na célula vegetal. No caso de um lipídio, o leucoplasto é o oleoplasto.

Já o armazenamento nos parênquimas de reserva, vão ocorrer nos caules tubérculos. Um bom exemplo de alimento que possui esse tipo de armazenamento é a batata inglesa.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?