Brasil Blogado » Música » Quando foi a morte de Renato Russo

Quando foi a morte de Renato Russo

Acompanhe neste artigo a trajetória de um dos maiores cantores e compositores que o Brasil já teve. Veja no texto a seguir, como foi a vida e morte de Renato Russo.

     

  Renato Manfredini Júnior ou simplesmente Renato Russo, vocalista da Legião Urbana, faleceu no dia 11 de Outubro de 1996, às 01:15 da madrugada, devido as complicações causadas pela AIDS. Renato Russo foi vitima de uma doença que ficou conhecida por levar gente talentosa como Cazuza, Freddie Mercury, Lauro Corona e tantos outros. Renato Russo foi um dos grandes músicos e compositor que o Brasil já teve.

O músico nasceu no dia 27 de Março de 1960 e até os seis anos de idade ele morou no estado do Rio de Janeiro com sua família. A primeira escola em que frequentou foi na Ilha do Governador, zona norte da cidade.  Em 1975, tendo a família Manfredini se mudado para Brasília, Renato passa por uma fase delicada em sua vida. Ele descobre que tem epifisiólise, uma doença doença óssea rara que consiste na separação da epífise proximal do fêmur. Ele passou por uma cirurgia e ficou por seis meses de repouso quase sem nenhum tipo de movimento.

Renato Russo

Renato Russo (foto:reprodução)

Após ter se desligado do Aborto Elétrico, sua primeira banda, Renato Russo tocou por muito tempo sozinho e ficou conhecido como o trovador solitário. Aos dezoito anos assumiu ser homossexual, a mãe foi a primeira a saber. A mesma o apoiou a sua decisão, mas ela não deixava levar um namorado para dentro de casa.

Em agosto de 1982, poucos meses após a discussão de Renato Russo com sua antiga banda, Aborto Elétrico, é formado a Legião Urbana com Dado Villa-Lobos ( guitarra), Renato Rocha ( Contrabaixo) e Marcelo Bonfá (Bateria). Com o fim do Aborto Elétrico, Fê Lemos e seu irmão Flávio Lemos, reúnem com Dinho Ouro Preto para formar o Capital Inicial.  Para compor, Renato Russo se inspirava em bandas como Sex Pistols, The Clash, The Beatles, Ramones, Joy Division, Gang of Four, The Smiths, The Cure e em diversos filósofos no qual um deles o inspirou para o seu nome artístico, Jean-Jacques Rousseau.

E foi com a Legião Urbana que Renato Russo fez grande sucesso, como por exemplo Faroeste do Caboclo, Ainda é Cedo, Vento no litoral, Que país é este, Índios e muitos outros. Suas músicas foram e são cantadas até os dias de hoje.

Renato russo

Ainda hoje, o Legião Urbana é o terceiro grupo musical da gravadora EMI que mais vende discos de catálogo em todo o mundo, com uma média de 250 mil cópias por ano. (foto:reprodução)

Renato Russo deixou um filho, Giuliano Manfredini, que na época de sua morte tinha apenas sete anos de idade. Inspirado em seu filho, renato compôs uma de suas canções mais lindas, Pais e filhos. Quando morreu, seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas no jardim do sítio de Roberto Burle Marx. E em 22 de Outubro de 1996, o empresário da banda anunciou o fim do conjunto musical que vendeu cerca de 20 milhões de discos enquanto Renato esteve vivo. Mesmo após a sua morte a banda ainda possui vendas expressivas dos discos lançados.

 

 


 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?