Brasil Blogado » Doenças » Tratamento Toxoplasmose

Tratamento Toxoplasmose

Leia a matéria a seguir e veja quais os tipos de tratamentos utilizados para cura da toxoplasmose e confira também quanto tempo ele pode durar e de onde a doença surgiu.

     

A toxoplasmose é uma infecção causada pelo parasita toxoplasma gondii, que pode estar sendo encontrado tanto várias especies animais e pássaros. Os gatos são os principais hospedeiros do parasita.

A infecção em humanos pode ser causado por: 

* Transfusões de sangue

* Compartilhamento da mesma agulha ou seringa

* Área infectada, principalmente a caixa de areia do gato. 

* Alimentos mau lavados, crus ou má cozidos. 

O tratamento contra a doença pode estar variando de acordo com o quadro que se encontra e também devido ao local atingido. Acompanhe abaixo como é ministrado o tratamento.

Eles são bonitos, porém cheios de doenças.

Não fique próximo dos gatos, eles podem transmitir diversas doenças como a toxoplasmose. (foto:divulgação)

 

Tratamento para toxoplasmose na gravidez

O tratamento para toxoplasmose na gravidez pode estar variando de acordo com a idade gestacional e o grau de infecção da grávida, por isso é importante ouvir bem a analise feita pelo médico que está acompanhando o caso. Geralmente, são transcrevidos às portadoras, antibióticos como a espiramicina nos três primeiros meses e uma combinação de sulfadiazina, pirimetamina e ácido folínico nos dois últimos trimestres da gestação.

Mas atenção isso não quer dizer que o feto venha a ficar livre da doença. Pode ser que ele tenha formações durante o período da gestação, principalmente se o tratamento for ministrado tardiamente. 

Tratamento para toxoplasmose congênita

O tratamento para a toxoplasmose congênita só deve ser feito após o nascimento do bebê e por meio de antibióticos aplicados em um período de 12 meses. E como já dito acima, se a mulher estiver grávida talvez o feto não fique livre das más formações, no entanto é indicado que procure o médico mais rápido possível, depois que for certificado a doença. 

Tratamento para toxoplasmose ocular

O tratamento da toxoplasmose ocular vai estar variando de acordo com a localização, grau de infecção nos olhos e estado clínico do paciente. O tratamento pode durar cerca de três meses, isso tudo vai depender do estado imunológico do paciente.  

Nele é feito uma mistura de antibióticos como: clindamicina, pirimetamina, sulfadiazina, sulfametoxazol-trimetoprima e espiramicina. A cura pode ser alcançada, porém em alguns casos, depois do tratamento, é necessário realizar uma cirurgia para resolver os demais problemas provocados pela doença. Um bom exemplo disso é o deslocamento da retina. 

Tratamento para toxoplasmose cerebral

O tratamento para toxoplasmose cerebral deve ser iniciado  com o uso dos antibióticos como sulfadiazina e a pirimetamina. Porém esse  tipo de toxoplasmose tende a ser provocado em quem é portador da Aids. Para que o paciente tenha boa reação ao tratamento e nenhum tipo de alergia, é necessário que tenha o acompanhamento médico de perto e que seja trocado os remédios sempre que preciso. 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?