Como funciona uma usina hidroelétrica

Hoje em dia, o ser humano não sabe viver sem a energia. E energia: para ligar o fogão para fazer comida, para bater a vitamina no liquidificador, para escovar o cabelo, para carregar o celular, para tomar um banho quente, para respirar, para fazer o coração bater. E, realmente precisamos da energia para muitas coisas, porém não queremos e não podemos abrir mão de muitos recursos naturais, para que haja esse feito, já que dependemos dele, para que os de mais, também possam estar existindo.

No mais, você- leitor, já parou para se perguntar de onde vem toda essa energia e como tudo funciona. Se ainda não, leia a matéria abaixo e entenda.

Usina Hidroelétricas

A energia que utilizamos durante todo o dia, vem de vários meios, porém uma das principais fontes de abastecimento elétrico, são as usinas hidroelétricas, que por sua vez, funciona por meio de sistemas, ou seja:

Uma organização “X” , inicia uma construção em meio há um rio, para que possa pegar a energia da força das águas e transformar ela em energia cinética, que por sua vez, fará com que as turbinas encontradas em meio a construção, se movimentem, gerando assim, a energia elétrica, que chega na maioria das casas espalhadas pelo mundo.

Elas estão espalhadas por todo o mundo, e as vezes, pode acabar usando mais recursos naturais do que o necessário.
Foto Divulgação
Fonte: http://www.sabereletronica.com.br/artigos/1152-as-usinas-eltricas-dnamos-e-motores

No mais, a Construção de uma hidroelétrica deve estar localizada onde pode- se aproveitar os desníveis naturais dos cursos dos rios, para que possa garantir que o mesmo gere produtividade. E para aqueles que não sabem, para se fazer uma usina, sai bastante caro e utiliza de recursos renováveis, porém, o que não se pode esquecer, é que ela se trata de uma fonte de energia renovável, sendo assim, que não precisa de combustíveis fósseis.

Enfim, as vezes pode acontecer das hidroelétricas não conseguirem gerar energia o suficiente, daí as cidades ficam no total apagão. E isso acontece devido as secas, por não chover, ou seja, quando os rios não estão cheios, as turbinas não tem força para girar e fazer com que o mesmo produza a energia, o que acaba fazendo com que nada funcione, e as energias não chegue em seu destino final.

Classificação

Pode-se classifica- las em:

. Pequenas Centrais de Hidroelétricas, podem operar na faixa de 1 a 30 MW e possuir um reservatório de 3 km².

. Grandes Centrais de Hidroelétricas, que operam na faixa acima de 30 MW.

 Curiosidade

A maior usina do mundo é a de  Itaipu e está localizada no rio Paraná. Ela chega a produzir 12 600 megawatts. Sendo responsável por 25% do consumo de energia de todo o Brasil.

Veja no vídeo a seguir, como funciona uma Usina Hidroelétrica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile