Dia da Consciência Negra no Brasil

Consciência Negra no Brasil é comemorada dia 20 de novembro. Esse dia foi escolhido em memória de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do quilombo, admirado principalmente por sua resistência e força contra a escravidão. A data é referente ao dia de sua morte, escolhida como dia de comemoração, já que o mesmo representava muito bem o que todos desejavam, a liberdade. Hoje está no calendário nacional do Brasil, é estabelecida pela Lei 12.519/2011.

História dos Negros no Brasil

Os negros que viviam no Brasil eram escravos e geralmente imigrantes vindos da África. Tinham filhos que também se tornaram escravos devido a cultura desses tempos antigos. Eles eram mantidos nessa posição porque assim, os agricultores conseguiam mão de obra mais barata. Porém, alguns negros eram de oposição e fugiam formando os famosos quilombos (comunidades grandes de negros, escondidas em meio a mata fechada).

Os primeiros a serem libertos por direito no Brasil, obtiveram esse sucesso através da Carta de Alforria (documento que declarava o escravo livre), para obter o documento eles deveriam pagar uma quantia em dinheiro aos seus donos, ou então se mostrarem merecedores da liberdade.

O problema era maior ainda se tratando de oportunidade de sobrevivência após a alforria, um ex-escravo era tido como opositor ao governo, tendo que lidar com a falta de dinheiro, estudo e sem a menor condição de sobrevivência (já que não havia trabalho).

Consciência Negra no Brasil.
(Foto Reprodução)

Tais condições de vida duraram por anos, mesmo com as primeiras leis contra a escravidão, como a Lei do Sexagenário (declarava livre os escravos com mais de 60 anos) e a Lei do Ventre Livre (declarava que o negro que tivesse nascido a partir de uma determinada data, não era considerado escravo). E depois de muita luta, todos foram livres pela Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

A peleja pela liberdade não acabou por aí, historicamente veremos diversos negros que sofreram e até hoje sofrem o preconceito devido cor de sua pele. Para que tenham seus direitos assegurados, foram criadas diversas leis que contribuem para sua proteção. Principalmente com relação ao racismo.

A lei do racismo é baseada no desrespeito e atitudes de repúdios para com os fatores  étnicos, culturais, religiosos, regionais e de orientação sexual. Pode ser denunciado qualquer indivíduo que haja de tal forma, para o feito basta que o agredido tenha provas do ato e não se esconda. Racismo é crime e precisa ser tratado como tal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile