Posso engravidar no fim da menstruação

É possível, sim engravidar durante e até mesmo no fim da menstruação, embora seja muito raro. Para que isso possa vir acontecer, a mulher tem de ter o ciclo menstrual muito curto, ou seja, o período entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da seguinte, para que assim,  a data da ovulação fosse bem próxima, da do sangramento inicial, ou ainda de uma menstruação que durasse bastante.

No mais, a concepção ocorre quando um óvulo e um espermatozoide se encontram em uma das trompas. Sendo que um óvulo, consegue permanecer vivo por cerca de  até 24 horas depois de ter sido liberado pelo ovário, e para que a gravidez aconteça é preciso que o espermatozoide esteja presente na  região, durante esse intervalo, para que o mesmo seja fertilizado, caso o contrário, ele vem a se desmanchar na parede uterina juntamente com a menstruação e é liberado.

Procure sempre se prevenir.
Foto Divulgação

Mas não para por aí, pois geralmente quando uma mulher menstrua, um outro óvulo já está se desenvolvendo em preparação para o ciclo recomeçar, porém, nesse momento deve-se levar em consideração, que nenhum ciclo é igual ao outro, que existem os de 28 e 21. E que dentro desse prazo é possível ovular, poucos dias depois de a menstruação começar. E levando em conta que o espermatozoide se mantém vivo no trato reprodutor por até três dias, é teoricamente concebível que haja o encontro do mesmo, com outro óvulo maduro. Vejamos um exemplo, para melhor compreender.

Exemplo: Se a menstruação veio no dia 10 e se teve relações sexuais, no dia 7, quando ainda havia um sangramento, apesar de ser pouco, e no dia 10 aconteceu a ovulação. O espermatozoide poderá sobreviver lá dentro e “pegar” o óvulo, fazendo assim, com que a mulher engravide mesmo estando menstruada.

E atenção, pois ainda é possível confundir um leve sangramento entre menstruações (no período fértil) com uma menstruação de fato. Por tanto, se isso te ocorrer, não deixe de procurar um médico ginecologista. No mais o tempo que leva para um óvulo amadurecer no ovário pode variar, por isso pode acontecer o mesmo com o dia da ovulação, ou seja, para que não venha correr o risco de engravidar, mesmo estando menstruada é indicado que se faça o uso do preservativo e tome todos os cuidados precisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile