Fatores que influenciam o clima

O clima pode estar sendo modificado a qualquer instante, isso tudo vai depender muito dos fatores que vão influencia ele. Nos dia de hoje, o fator, que está alterando mais o tempo é aquilo que chamamos de aquecimento global. Isso tudo pelo simples fato dos gases e poluentes estarem subindo para a atmosfera, gerando assim ondas maiores de calor, o que está fazendo, com que as geleiras derretam e provoquem alagamentos. Mas falando de maneira geográfica, o que pode estar influenciando literalmente no clima, são os seguintes fatores: 

> Latitude: Ela vai influenciar devido ao formato da terra e à inclinação de seu eixo. No caso a incidência dos raios solares tem que ser maior na região do Equador durante um período, sendo mais especifica, um ano. Feito isso a temperatura irá aumentar nessa região.

> Altitude: Sabe-se que sempre, que o local for alto, a temperatura dele vai ser baixa. E isso não vai ser do contrário, então não se confunda. Isso acontece pelo simples fato, do ar ser rarefeito e também pelo calor sumir, mais rápido.

> Massas de ar: Esse caso vai depender muito da região aonde se está. Vamos seguir, alguns exemplos:

  • Tropicais- elas podem estar sendo formadas no interior do continente
  • Úmidas- se formam sobre os oceanos
  • Equatoriais- vão ser as quentes
  • Polares- vão estar ligadas as massas frias

> Continentalidade: Esse fator, vai influenciar na medida em que as águas vão aparecendo. Então ela vai estar mais voltada para a área do oceanos. Isso tudo, pelo simples fato, dos locais ali perto, se aquecerem e se esfriar mais rápido.

> Correntes marítimas: Esse meio é quase que totalmente responsável por transportar a umidade.

> O relevo: Pode atrapalhar ou facilitar a circulação das massas de ar e também de vento.

> E a vegetação: Nos locais onde pode encontra-la, pode-se saber que ele terá a umidade bem maior, do que a de outros.

Mudanças climáticas dos últimos tempo

Escassez de água em São Paulo.

Falta de chuva aqui, excesso de chuva ali, desmatamento, animais entrando em extinção, aumento do nível do mar, insegurança alimentar, tudo isso são consequências provocadas pelas mudanças climáticas que vem ocorrendo. Estes são apenas alguns dos fatores, o principal é a emissão exacerbada de gases poluentes na atmosfera e o homem o grande responsável.

As regiões mais prejudicadas são os países tropicais como o Brasil onde há grande concentração de florestas e rios. Se ema algumas regiões há chuva, em outras há falta dela.

Recentemente foi realizado um relatório por pesquisadores onde mostra que haverá uma série de mudanças nos próximos anos, isso tudo em virtude do clima.

Escassez de água em São Paulo.
Crédito da Imagem: http://noticias.bol.uol.com.br/fotos/entretenimento/ (Foto: Divulgação)

Se tudo isso acontecer haverá escassez de alimentos porque boa parte da pecuária e agricultura serão prejudicados, ou seja a sobrevivência  e até mesmo estabilidade estará cada vez mais difícil. Outra questão de grande preocupação é a elevação do nível do mar, que já está acontecendo por causa do derretimento das calotas polares.

Outras áreas sofreram, assim como algumas que  já  vem sofrendo, por causa da falta de água. A disputa por ela se tornará o principal centro dos debates e possivelmente conflitos políticos. E além disso o aumento da seca nesses lugares vão acabar ocasionando a ocorrência de incêndios, gerando na perda da biodiversidade.

Diante deste quadro tão assustador não é difícil concluir que as coisas só podem piorar com o passar dos dias. Apesar de ser quase que inevitável alguns problemas, a diminuição da emissão de gases poluentes continua sendo primordial para que os danos sejam minimizados. Porque se nada for feito, a humanidade estará seguindo um caminho sem volta.

Causas e Consequências do Aquecimento Global

O Aquecimento global é um  fenômeno caracterizado pelas alterações climáticas e aumento da temperatura média do planeta. Tal acontecimento é regido por fatores naturais ou antrópicos, o que acaba provocando vários desastres ambientais em diversas regiões do planeta. Sendo assim, pode-se dizer que ele é um processo decorrente ao aumento das temperaturas dos oceanos e do ar que se encontra perto da superfície da Terra. 

O aumento da temperatura iniciou em meados do século XIX e, segundo especialistas, deve continuar avançando adentrando o século XXI. Tal fato ocorre devido as emissões de gases poluentes na atmosfera, prejudicando biomas em diversas regiões do planeta. 

E devido a essa decorrência do aumento da temperatura, permeia as consequências ao longo dos anos como chuvas em excesso em certa região e em outra a estiagem prolongada. Assim como o descolamento de blocos de gelo que acarreta o aumento do nível do mar que, aos olhos humanos parece imperceptível, mas é gigantesco na ótica de um planeta como a terra. Veja abaixo as consequências do aquecimento global em nosso planeta.  

Consequências do Aquecimento Global

As consequências do aquecimento global são diversificadas e complexas, podendo gerar danos irreversíveis à humanidade.

. Degelo

O fenômeno acontece quando há o derretimento das geleiras gerando transtornos ambientais e sociais. O aumento da temperatura dos oceanos acaba fazendo com que as geleiras derretam e o nível do mar suba, provocando o desequilíbrio ambiental e social. 

Usos polares, não estão tendo onde se abrigar.
Devido o derretimento das geleiras diversos animais estão perdendo o seu habitat e consequentemente correndo risco de extinção.
(Foto:Divulgação)

Para se tenha noção, as regiões mais afetadas pelo aquecimento global são o Ártico, Antártida e várias cordilheiras. Recentes pesquisas  apontam que:

* A camada de gelo do Ártico está 40% mais fina e a redução de sua área  é 15%.

*  A  Antártida já perdeu mais de 3 mil quilômetros quadrados de extensão.

* A Groelândia, maior ilha do mundo pertencente ao reino da Dinamarca, também tem sofrido com o aquecimento global. Conforme o derretimento em ritmo acelerado das geleiras, o nível do mar sobe gradativamente.  

 A elevação do nível dos oceanos obriga a população residente em áreas costeiras a migrar para outras localidades. Estima-se que cerca de 200 milhões de pessoas sejam afetadas pelas consequências do aquecimento global.

. Desertificação

Acontece quando há alteração no regime das chuvas na região, ou seja:

* Intensificação das secas em determinados locais devido a falta de chuva.

* Escassez de água devido ao baixo nível de abastecimento de águas, ou seja, dos rios.

Diversas cidades se encontram debaixo de água devido as chuvas.
Várias cidades estão sofrendo com chuvas intensas.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/04/1257329-chuvas-fortes-causam-alagamentos-e-deslizamentos-em-cidades-de-sc.shtml

* Alterações de ecossistemas, redução da biodiversidade e  perda de áreas férteis para a agricultura.

* Disseminação de doenças como a malária, esquistossomose, febre amarela e outros devido as mudanças climáticas e situações reais das regiões e meio ambiente. 

 Nota-se que o aquecimento global tem consequências somente negativas para o planeta. E para que haja uma concessão entre tudo que está sendo provocado, é necessário tomar medidas ambientais para que as consequências possam ser amenizadas.

Mudança de temperatura, efeitos do aquecimento global

Os dias estão cada vez mais quentes, as geleiras estão derretendo, as águas de vários locais ficando cada vez mais escassas evaporando e as frentes frias e quentes estão vindo com tudo. Tudo isso é consequência do que o homem vem fazendo ao longo do século.

 Para que possamos compreender quais são os efeitos do aquecimento global é preciso saber quem é ele. Para quem não sabe, o aquecimento global é a elevação da temperatura do planeta, devido ao gases poluentes emitidos na atmosfera. Os que mais afetam são os combustíveis fósseis e resíduos orgânicos.

As fábricas dos Estados Unidos possuem 36% de culpa, sobre todo o estrago que causamos.
Emissão de gases poluentes é um dos principais fatores para a elevação de temperatura no planeta. O derretimento das geleiras, escassez de água em regiões diversas, são fenômenos que estão se tornando cada vez mais comuns.

(Foto Reprodução)

E esses componentes acabam proporcionando para quê o aquecimento seja maior, devido eles obterem componentes como: ozônio, dióxido de carbono, metano nitroso e o monóxido de carbono, que acaba absorvendo a radiação infra-vermelha, fazendo assim, com que a dispersão do calor seja menor.

Porém, além desses gases, há outros fatores que contribuem para o mal do meio ambiente, que é o desmatamento e as queimadas em larga escala, que acabam emitindo gases poluentes para atmosfera. Por tanto, por meio disso, percebemos que a maior parte da culpa é do homem.

Consequências

E devido essas ações, todos sofrem com as consequências geradas por ela. E dentre elas, podemos estar citando algumas, como: furacões, secas, enchentes, extinção de vários animais e vegetais, o derretimento dos pólos e outros fatores. Cada dia que passa a situação piora cada vez.

Os animais que sobrevivem mediante das ilhas, águas e pesca, estão desaparecendo cada vez mais rápido, pelo fato de estarem perdendo o seu habitat natural.
Devido o aquecimento global, nota-se o aumentando do nível do mar e a extinção dos animais. Um destes animais que corre o risco de desaparecer do planeta é o urso branco do polo norte.
(Foto Reprodução)

Enfim, segundo diversos cientistas climáticos, o alerta deve servir á todos. Todos devem estar cientes de quê: a água potável pode vai se tornar cada vez mais escassa. A produção dos alimentos vai cair em grande escala. Aumentará, simultaneamente, o número de mortes devido as diversas catástrofes. E além disso, há grande probabilidade de varias doenças aferirem as populações mais carentes, fazendo assim, com que haja mais de 1 milhão de mortos por ano.

Por tanto, pense bem em suas atitudes. Lute por um mundo onde a natureza. Diga não a facilidade ao comodismo do dia-a-dia, ensine ao próximo o quanto é bom,poder fazer o bem e contribuir para o crescimento e desenvolvimento de todos. Enfim, lute por um mundo melhor!

E se quer  ter uma visão do que acabamos de falar, clique aqui.

Se não tomamos uma iniciativa, talvez nenhum de nos sobreviva.
Resultado final do aquecimento global.
( Foto Reprodução)

O que podemos fazer para diminuir o aquecimento global

O aquecimento global é um fenômeno climático com uma extensão larga e alarmante, e que vem causando o aumento da temperatura superficial global. O aquecimento global é decorrente principalmente pela liberação de vapores e gases que são emitidos através de queimadas, e gases poluentes emitidos principalmente por industrias e carros, esses gases e substâncias são lançados na camada de Ozônio, causando a destruição das mesma.

É Importante ressaltar que a camada de Ozônio tem como função principal, proteger o globo terrestre dos raios solares. Com a destruição da camada de Ozônio o globo terrestre fica com maior exposição aos raios solares, e consequentemente a temperatura se eleva.

Evitar algumas ações como:

  • Desmatamento
  • Queimadas

Ações que podem contribuir para a diminuição dos efeitos que ocasionam o aquecimento global:

  • Dar preferência para lâmpadas fluorescentes ao invés das incandescentes;
  • Descartar o lixo sempre em lugares adequados;
  • Reciclar o lixo;
  • Tente ao máximo substituir carro pelo transporte público, bicicleta ou ande de pé.
  • Plante árvores, pois as árvores absorvem o CO2 do ar reduzindo significativamente o efeito estufa.

Essas são apenas algumas ações que podem ser praticadas no dia a dia, embora simples as mesmas podem contribuir de maneira notória proporcionando melhoras nas condições climáticas.

Impactos ambientais causados pelo lixo

Embora as empresas venham cada vez mais se preocupando e criando vários empreendimentos relacionados a sustentabilidade ambiental, embora haja acordos internacionais que estejam em pleno vigor e novas leis tenham sido sancionadas, a realidade apontada por diversas pesquisas mostra que os problemas relacionados aos impactos ambientais ainda são enormes e consideravelmente ainda estão longe de serem solucionados.

Principais impactos ambientais causados pelo lixo:

  • Problemas a saúde pública
  • Poluição da água
  • Comprometimento de recursos hídricos
  • Poluição do ar
  • Poluição do lençol freático (solo)- Consequentemente ocasionando na poluição de poços artesianos, resultando em endemias e também no desenvolvimento de surtos epidêmicos.
  • Proliferação de vetores de doenças (ratos, moscas, baratas, mosquitos entre outros)
  • Aquecimento global

Todos esses impactos ambientais (degradação e poluição do meio ambiente) são causados principalmente pelas ações humanas. E todas essas ações geram consequências não só ao meio ambiente, más também a saúde e a vida social dos seres humanos.

Á partir de pequenas ações que podem partir de dentro de casa, tais como, separar o lixo orgânico de lixo reciclável entre outros, evitar jogar lixo em vias públicas, estradas e rios. Essas são apenas algumas ações que podem ser praticadas, um gesto de educação e gentileza ao meio ambiente pode fazer toda a diferença.