Síndrome do desconforto respiratório

A SDR – Síndrome do Desconforto Respiratório, também conhecida como Doença da Membrana Hialina (DMH) é uma das principais responsáveis pela quantidade inadequada de surfactante pulmonar (líquido que atua nos pulmões), em decorrência de:

  • Nascimento pré-termo, mecanismos imaturos de remoção do líquido pulmonar e ainda por causa da baixa área de troca gasosa, que por sua vez tende acontecer na maioria das vezes em um pulmão imaturo.

Ela é caracterizada por inflamação do parênquima pulmonar, o que leva a desregulação da relação ventilação/perfusão, resultando assim, em uma falência multi-orgânica, o que é considerada uma condição muito grave. Tanto é que segundo a Organização Mundial da Saúde e pesquisadores da área, sua mortalidade está compreendida entre os 30 a 60% dos pacientes.

Órgão responsável por nossa respiração.
Pulmão (Foto: Reprodução)

Algumas de suas causas principais, são: Sepse, Pneumonia, Aspiração de conteúdo gástrico, Hemotransfusão, Overdose, Trauma e outros. E elas podem estar sendo desenvolvidas devido alguns fatores de risco, tais como: genéticos, diabete materna, prematuridade e etc. 

O diagnóstico dessa doença pode estar sendo realizado desde antes de uma pessoa nascer, ainda na barriga da mamãe, por meio de um aspecto radiográfico dos pulmões, sendo que o mesmo exame vale para os adultos. Sendo assim, ela pode atingir desde a primeira idade como até mesmo a última.

O seu tratamento vai estar variando de acordo com o grau em que a doença se encontrar. Todavia, ele vai ser mais de cunho  Fisioterápico, ou seja: VMI (Ventilação Mecânica Invasiva), Estratégia ventilatório – protetora e outros, que só devem ser pedidos e realizados por meio do auxílio de um especialista, já que vai ser preciso trabalhar o órgão como um todo.

Enfim, ao perceber que não esta respirando bem, que possui quase os mesmos sintomas que uma apneia ou pneumonia, deve-se procurar auxílio médico e pedir para realizar o exame, para que assim a descoberta seja feita e o tratamento iniciado o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.