Feijão no Algodão

Feijão é uma semente pertencente a família Fabaceae, e que esta presente em quase todas as casas do nosso querido Brasil, pelo fato de ser um alimento comum, barato e de fácil acesso. E o que mais chama atenção em nele é a sua germinação que pode aparecer dentro de poucos dias, assim, como mostra a experiência realizada logo abaixo. Acompanhe!

Experiência do Feijão

Ela é uma ótima experiência para o processo educativo ou até mesmo, para ajudar a sanar as curiosidades em relação ao nascimento das plantas. E devido a isso, vários professores usam tal experimento como uma forma de introduzir as crianças no mundo da botânica. Enfim, sem de mais de longas vamos ao experimento, que por sua vez, vai precisar de:

. 01 frasco de vidro fundo ou então, um copo descartável grande.

. 02 grãos de feijão.

. Água

. Algodão

Tendo isso em mãos basta seguir os passos descritos abaixo.

1° Passo: é bem simples, basta molhar o algodão com a água, mas tome cuidado para não o encharcar, basta apenas umedecê-lo.

2° Passo: Feito isso, coloque o algodão já umedecido no f undo do recipiente de vidro ou copo descartável.

3° Passo: Logo após, é só colocar os dois grãos de feijão em cima do algodão umedecido.

Passado por isso,  basta deixar a experiência pronta em um local, bem arejado e que receba bastante luz, pois ambos, são essenciais para que a planta ou qualquer outro ser vivo, possa vir a sobreviver. sendo assim, a luz vai aquecer e o ar, vai ajuda-lo a respirar. No mais, terminado todo o processo, basta analisar o crescimento do mesmo, que por sua vez, vai funcionar da seguinte maneira:

* Primeiro irá nascer as raízes, seguido do caule que irá ajudar a sustentar a redenção da planta, e logo após, o caule, folhas, flores e por fim o fruto que é o tão consumido e saboroso feijão.

Quando o feijão atingir cerca de 20 cm é preciso retira-lo do corpo, pois o tamanho  onde se encontra, já não é mais apropriado para o mesmo. Então é necessário que se encontre um local onde haja terra e o plante. E para isso, é preciso que se cave um buraco com cerca de 10 cm de diâmetro por 10 cm de profundidade. Realizado isso, basta planta-lo com cuidado e ir regando conforme os dias for passando.

Saiba mais

O feijão é uma planta antiga, que segundo os estudos realizados sobre o mesmo, era usado na Grécia antiga para contagem de votos, trocas por outros itens e até mesmo para pagar apostas feitas. No mais ele é o nome de um grão, que possui diversas quantidades de nutrientes, tais como:

. Proteínas

. Ferro

. Cálcio

. Vitaminas (Principalmente a vitamina do complexo B)

. Carboidratos

. Fibras

E além de ser bastante popular, ele é ótimo quando acompanhando de um prato bem feito, ainda mais quando se tem, um bom bife frito ou batatas fritas. Mas não para por aí, pois diversos pratos podem estar sendo feitos por meio dele, um bom exemplo disso é a feijoada, que leva diversos tipos de carnes e alimentos. Mas agora voltando um pouco para seu conhecimento, podemos encontrar três especies, que são mais cultivadas no Brasil, que são:

1. Phaseolus Vulgaris que é o popular feijão comum, que pode estar sendo cultivado em todo o território do país.

2. Vigna unguiculata, que é também bastante conhecido como feijão de corda e outros nomes, e que é bastante encontrado na região Nordeste e Amazônica.

3. E por último, Cajanus Cajan, que é o feijão-guandu, que é bem comum no nordeste.

Enfim, acredita-se que o feijão também é responsável pela diminuição do desenvolvimento de doenças, como: a diabete, obesidade e doenças cardiovasculares.

Origem da música Sertaneja

http://www.brasilescola.com/artes/sertanejo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_sertaneja

Formas de compasso simples e composto

Para que se consiga compreender as formas do compasso simples e composto, é necessário antes aprender o que é um compasso. Ele é um instrumento de desenho que auxilia a pessoa a fazer arcos de circunferência, para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos e partituras musicais, como por exemplo construir um hexágono, ou então, achar o centro de uma circunferência.

Sendo assim, para que as figuras tenham valor determinado, vai ser necessário o uso de compassos, pois ele ajudará a determinar o espaço de duração do som, onde vai ser encontrado o tempo, que por sua vez sempre vai estar agrupado por partes iguais. E tal modo faz com que se tenha até quatro tipos de tempos, sendo eles os seguintes:

Geometria.
Créditos da Imagem: http://lojamomotaro.com.br/lojav2/product_info.php?products_id=95
(Foto Divulgação)

>> Os compassos de 2 tempos são chamados de BINÁRIOS.

>>Os compassos de 3 tempos são chamados de TERNÀRIOS.

>> Os compassos de 4 tempos são chamados de QUATERNÁRIOS.

E ele é divido de duas maneiras: Denominador (identifica a figura que preenche o espaço de um tempo inteiro ) e Numerador (identifica a figura que preenche o espaço de um compasso inteiro). E além disso, eles também vão estar sendo divididos em simples e composto. Vejamos abaixo melhor como eles funcionam.

Compasso simples

É aquele cuja a unidade de tempo é representada por uma figura divisível por 2, ou seja, que não possui ponto de aumento e figura pontuada. Logo sua unidade de tempo vai ser preenchida pelos seguintes números: 1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64, e com isso é possível observar que ele pode ser: binários (2/8, 2/4, 2/2), ternários (3/8, 3/4, 3/2) ou quaternários (4/8, 4/4, 4/2).

Compasso composto

Ele vai ocorrer quando a divisão do tempo em três partes. São os compassos com numerador 6, 9 e 12. E ele pode ser binários (6/16, 6/8, 6/4), ternários (9/16, 9/8, 9/4) ou quaternários (12/16, 12/8, 12/4).

Enfim, se ambas as classificações mencionadas forem combinadas, será possível obter sete tipos de compassos: binário simples, binário composto, ternário simples, ternário composto, quaternário simples, quaternário composto e alternado.

Processo para a formação de chuva de granizo

Quem nunca viu pedrinhas de gelo caindo  do céu em meio há uma chuva forte e tórrida, não sabe a sensação que é do céu desabar sobre a própria cabeça. Pois é, pequenos pedaços de gelo podem sim cair do céu, e para que isso aconteça basta com que a água que evapora dos rios, mares e superfícies terrestre cheguem as nuvens com a temperatura abaixo de -80°C e virem gelo.

Assim que elas ficarem congeladas, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem fazendo assim com que ela não suporte e libere pedras de gelo, ou melhor o famoso granizo e ou ainda o saraiva. Mas atenção, pois essas chuvas não acontecem a todo instante e muito menos em qualquer lugar, nas regiões polares por exemplo, não tem chuva de granizo. E isso acontece devido ela só se formar em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, que por sua vez, também responsável por trovões e relâmpagos.

Se proteja.
Eles podem machucar.
(Foto Reprodução)

Essa nuvem pode chegar a atingir cerca de até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. E na maioria das vezes ela só tende aparecer nas regiões mais quentes, porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e ao alto índice de umidade relativa do ar, o que é mais raro nos países frios. Então, sendo assim, a ocorrência do granizo ou chuva de gelo como preferir, vai ser mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas.

O que explica muita coisa, como por exemplo as chuvas que havia na Escandinávia, mas que nos dia de hoje é raro. E também o porque delas nunca terem sido registradas nos polos. E para prever que uma chuva dessas vai acontecer é necessário obter imagens precisas dos satélites ou radares meteorológicos.

Enfim, uma pedra de gelo possui em média, cerca de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, podendo variar, tanto é que nos Estados Unidos, na década de 1970, conseguiram registrar um granizo que tinha cerca de 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas. Então, caso comece a chover granizo onde esta se proteja, pois as pedrinhas podem machucar. Normalmente elas cortam e perfuram até mesmo casas e de mais objetos, portanto é sempre bom se precaver.

Reação do corpo ao parar de fumar

Pare de fumar.

Que fumar não faz bem a saúde todos sabem, o que muitos desconhecem são os verdadeiros efeitos causados por parar de utilizar a nicotina. Falando assim parece até que é ruim parar de fumar, e diga-se de passagem não pode se dizer que é bom devido ao hábito e costume que levam a abstinência, o que por sua vez é terrível, mas que com o passar do tempo vai melhorando. Todavia, as reações provocadas pelo corpo devido ao cigarro são diversas. Vejamos abaixo, quais elas são de modo dividido: ruins e boas, mas antes disso, vamos ver como ela age no corpo do ser humano.

Como ela age

A partir do momento em que a nicotina é inalada, ela é absorvida pelos alvéolos pulmonares, cai na circulação e chega ao cérebro em um intervalo de aproximadamente seis a dez segundos, fazendo assim com que o sistema nervoso central não entre em pane e provoque  a sensação de alívio e prazer ao fumante, que por sua vez não consegue explicar o mesmo há quem não fuma. Contudo essa sensação acaba rápido o que faz com que o usuário acenda outro cigarro no prazo de duas horas ou até mesmo menos, por isso que grande parte dos fumantes, chegam a ter dois a três maços de cigarro em casa.  E a partir do momento em que ele não possui a sensação desejada as reações adversas tendem aparecer.

Reações Ruins

Pare de fumar.
O corpo responde ao que se faz com ele.
(Foto Reprodução)

Devido a falta de nicotina os neurônios começam a realizar mudanças comportamentais, e logo o ex-usuário se encontra ansioso, agitado, nervoso, e em alguns casos a felicidade para ele não é possível sem o cigarro. Fora isso, ele pode ter fome compulsiva, tremores, suores nas mãos, modificação de hábito intestinal, alteração no sono, dificuldade em se concentrar, e acima de tudo a vontade e precisão de voltar a fumar.

Todos esses sintomas e muitos outros, podem se acometer na primeira semana da abstinência, devido ele estar apenas tentando fazer com que a ansiedade que era controlada por meio da droga, pare de substituir suas reais emoções. No mais, tudo pode passar dentro de seis meses ou até mesmo mais, enfim, vai depender da força de vontade e querer do usuário.

Reações Boas

Em meio a tanto sofrimento descrito pelos ex-fumantes é possível obter vantagens muito melhores para saúde ao largar o vício do cigarro, tais como:

. A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

. Não há mais nicotina circulando no sangue.

. O nível de oxigênio no sangue se normaliza.

. Os pulmões funcionam melhor.

. O olfato já fica mais apurado e o ex-fumante passa a sentir melhor o cheiro das coisas, o mesmo vale para o seu paladar.

. O risco de morte por infarto do miocárdio  é reduzido á metade.

. O risco de sofrer infarto será igual aos das pessoas que nunca fumaram.

 

Vestibular chegando como me preparar com pouco tempo

Cuidado com o tempo.

O ano letivo esta acabando é junto com ele esta vindo as provas do vestibular. E agora, o que fazer? Bom, se você- leitor, ainda não se preparou, procure se atentar as dicas que irão ser passadas logo abaixo, mas atenção, deve-se focar atentamente em todas elas, para que se consiga obter êxito no que se deseja. Sem mais, vamos as dicas.

Dicas para o Vestibular

A primeira coisa a ser feita é se organizar, e para isso, tem que:

* Entrar no site oficial da instituição responsável pela aplicação da prova, e ler todo o edital.

* Anotar todas as matérias que precisão ser estudadas para realização do mesmo, pois assim, poderá saber ao certo, por onde começar a estudar.

* Organizar o horário de estudo, com as de mais, obrigações a serem feitas durante o dia.

Cuidado com o tempo.
Organização é a palavra chave.
Foto Reprodução

No mais, tendo tudo isso em mãos é chegado o momento de colocar as coisas em prática, ou seja, estudar, se preparar, para o dia da prova. Então é chegado o segundo momento, que por sua vez, é mais simples do que se parece, que é separar todas aquelas matérias que não precisam ser estudadas, pelo simples fato de já ter bom entendimento em meio a elas. Feito isso, pegue as que possui dificuldade e comece a estudar, e se em algum momento não compreender alguma coisa que ali estiver escrito ou mostrado, procure por alguém que saiba lhe explicar, porque assim, poderá prossegui com a matéria sem nenhuma dúvida. E se por acaso a dúvida permanecer, mesmo depois de uma boa explicação, a anote, é sempre que a dúvida surgir a leia, pois assim, acabará memorizando e aprendendo o que é preciso.

Todavia, se puder fazer um curso preparatório de pré-vestibular é bom, pois ali sim, poderá obter todas as informações que necessita, em meio as dúvidas. Contudo vamos a terceira dica, que é o tempo de estudo. Pesquisadores indicam que duas horas, para cada matéria é o suficiente. Mas daí, vem o questionamento de (quantas matérias estudar por dia). E a resposta para isso, são três. Então, sendo assim, deve-se focar em apenas três matérias por dia, sendo que cada uma deve ser estudada por cerca de duas horas. No mais, os pesquisadores ainda relatam que é preciso estudar todos os dias. E que os horários mais fáceis para se decorar e aprender as matérias, são de tarde ou de noite, mas tardar pelo período da madrugada. E além disso, afirmam que é bom descansar a mente, por meio de um cochilo entre 15 a 30 minutos, antes de passar para próxima matéria. Ou seja, se quiser fazer uma pausa, ela será bem-vinda.

Enfim, a quarta é última dica é bem simples. Procure sempre manter-se na ordem em que elaborou, pois assim, conseguirá estudar tudo que é preciso, e fará uma  ótima prova. Todavia, não se esqueça, de se organizar um dia antes da prova, confira seu material, garrafa de água, documentos, local de prova, e até mesmo o lanche e horário de ônibus, caso seja o caso, pois assim, ficará muito mais tranquilo.