Brasil Blogado » Escolar » Processo para a formação de chuva de granizo

Processo para a formação de chuva de granizo

Entenda como acontece o processo de formação da chuva de granito, por meio da matéria que preparamos.

     

Quem nunca viu pedrinhas de gelo caindo  do céu em meio há uma chuva forte e tórrida, não sabe a sensação que é do céu desabar sobre a própria cabeça. Pois é, pequenos pedaços de gelo podem sim cair do céu, e para que isso aconteça basta com que a água que evapora dos rios, mares e superfícies terrestre cheguem as nuvens com a temperatura abaixo de -80°C e virem gelo.

Assim que elas ficarem congeladas, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem fazendo assim com que ela não suporte e libere pedras de gelo, ou melhor o famoso granizo e ou ainda o saraiva. Mas atenção, pois essas chuvas não acontecem a todo instante e muito menos em qualquer lugar, nas regiões polares por exemplo, não tem chuva de granizo. E isso acontece devido ela só se formar em um único tipo de nuvem, a cumulonimbus, que por sua vez, também responsável por trovões e relâmpagos.

Se proteja.

Eles podem machucar.
(Foto Reprodução)

Essa nuvem pode chegar a atingir cerca de até 25 km de altitude a partir da linha do Equador. E na maioria das vezes ela só tende aparecer nas regiões mais quentes, porque ela se forma graças a temperaturas elevadas e ao alto índice de umidade relativa do ar, o que é mais raro nos países frios. Então, sendo assim, a ocorrência do granizo ou chuva de gelo como preferir, vai ser mais frequente nas regiões equatoriais, e vai diminuindo gradativamente ao longo das regiões tropicais, extratropicais e temperadas.

O que explica muita coisa, como por exemplo as chuvas que havia na Escandinávia, mas que nos dia de hoje é raro. E também o porque delas nunca terem sido registradas nos polos. E para prever que uma chuva dessas vai acontecer é necessário obter imagens precisas dos satélites ou radares meteorológicos.

Enfim, uma pedra de gelo possui em média, cerca de 0,5 a 5 centímetros de diâmetro, podendo variar, tanto é que nos Estados Unidos, na década de 1970, conseguiram registrar um granizo que tinha cerca de 14 centímetros de diâmetro, com 750 gramas. Então, caso comece a chover granizo onde esta se proteja, pois as pedrinhas podem machucar. Normalmente elas cortam e perfuram até mesmo casas e de mais objetos, portanto é sempre bom se precaver.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?