Brasil Blogado » Escolar » Reação do corpo ao parar de fumar

Reação do corpo ao parar de fumar

O corpo humano sempre vai responder as ações feitas nele, logo quem começar a fumar vai sofrer alterações e quem parar também. Veja na matéria a seguir, quais são as reações do corpo ao parar de fumar.

     

Que fumar não faz bem a saúde todos sabem, o que muitos desconhecem são os verdadeiros efeitos causados por parar de utilizar a nicotina. Falando assim parece até que é ruim parar de fumar, e diga-se de passagem não pode se dizer que é bom devido ao hábito e costume que levam a abstinência, o que por sua vez é terrível, mas que com o passar do tempo vai melhorando. Todavia, as reações provocadas pelo corpo devido ao cigarro são diversas. Vejamos abaixo, quais elas são de modo dividido: ruins e boas, mas antes disso, vamos ver como ela age no corpo do ser humano.

Como ela age

A partir do momento em que a nicotina é inalada, ela é absorvida pelos alvéolos pulmonares, cai na circulação e chega ao cérebro em um intervalo de aproximadamente seis a dez segundos, fazendo assim com que o sistema nervoso central não entre em pane e provoque  a sensação de alívio e prazer ao fumante, que por sua vez não consegue explicar o mesmo há quem não fuma. Contudo essa sensação acaba rápido o que faz com que o usuário acenda outro cigarro no prazo de duas horas ou até mesmo menos, por isso que grande parte dos fumantes, chegam a ter dois a três maços de cigarro em casa.  E a partir do momento em que ele não possui a sensação desejada as reações adversas tendem aparecer.

Reações Ruins

Pare de fumar.

O corpo responde ao que se faz com ele.
(Foto Reprodução)

Devido a falta de nicotina os neurônios começam a realizar mudanças comportamentais, e logo o ex-usuário se encontra ansioso, agitado, nervoso, e em alguns casos a felicidade para ele não é possível sem o cigarro. Fora isso, ele pode ter fome compulsiva, tremores, suores nas mãos, modificação de hábito intestinal, alteração no sono, dificuldade em se concentrar, e acima de tudo a vontade e precisão de voltar a fumar.

Todos esses sintomas e muitos outros, podem se acometer na primeira semana da abstinência, devido ele estar apenas tentando fazer com que a ansiedade que era controlada por meio da droga, pare de substituir suas reais emoções. No mais, tudo pode passar dentro de seis meses ou até mesmo mais, enfim, vai depender da força de vontade e querer do usuário.

Reações Boas

Em meio a tanto sofrimento descrito pelos ex-fumantes é possível obter vantagens muito melhores para saúde ao largar o vício do cigarro, tais como:

. A pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

. Não há mais nicotina circulando no sangue.

. O nível de oxigênio no sangue se normaliza.

. Os pulmões funcionam melhor.

. O olfato já fica mais apurado e o ex-fumante passa a sentir melhor o cheiro das coisas, o mesmo vale para o seu paladar.

. O risco de morte por infarto do miocárdio  é reduzido á metade.

. O risco de sofrer infarto será igual aos das pessoas que nunca fumaram.

 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?