Formas de compasso simples e composto

Para que se consiga compreender as formas do compasso simples e composto, é necessário antes aprender o que é um compasso. Ele é um instrumento de desenho que auxilia a pessoa a fazer arcos de circunferência, para marcar um segmento numa reta com comprimento igual a outro segmento dado, e resolver alguns tipos de problemas geométricos e partituras musicais, como por exemplo construir um hexágono, ou então, achar o centro de uma circunferência.

Sendo assim, para que as figuras tenham valor determinado, vai ser necessário o uso de compassos, pois ele ajudará a determinar o espaço de duração do som, onde vai ser encontrado o tempo, que por sua vez sempre vai estar agrupado por partes iguais. E tal modo faz com que se tenha até quatro tipos de tempos, sendo eles os seguintes:

Geometria.
Créditos da Imagem: http://lojamomotaro.com.br/lojav2/product_info.php?products_id=95
(Foto Divulgação)

>> Os compassos de 2 tempos são chamados de BINÁRIOS.

>>Os compassos de 3 tempos são chamados de TERNÀRIOS.

>> Os compassos de 4 tempos são chamados de QUATERNÁRIOS.

E ele é divido de duas maneiras: Denominador (identifica a figura que preenche o espaço de um tempo inteiro ) e Numerador (identifica a figura que preenche o espaço de um compasso inteiro). E além disso, eles também vão estar sendo divididos em simples e composto. Vejamos abaixo melhor como eles funcionam.

Compasso simples

É aquele cuja a unidade de tempo é representada por uma figura divisível por 2, ou seja, que não possui ponto de aumento e figura pontuada. Logo sua unidade de tempo vai ser preenchida pelos seguintes números: 1, 2, 4, 8, 16, 32 e 64, e com isso é possível observar que ele pode ser: binários (2/8, 2/4, 2/2), ternários (3/8, 3/4, 3/2) ou quaternários (4/8, 4/4, 4/2).

Compasso composto

Ele vai ocorrer quando a divisão do tempo em três partes. São os compassos com numerador 6, 9 e 12. E ele pode ser binários (6/16, 6/8, 6/4), ternários (9/16, 9/8, 9/4) ou quaternários (12/16, 12/8, 12/4).

Enfim, se ambas as classificações mencionadas forem combinadas, será possível obter sete tipos de compassos: binário simples, binário composto, ternário simples, ternário composto, quaternário simples, quaternário composto e alternado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.