Síndrome do desconforto respiratório

A SDR – Síndrome do Desconforto Respiratório, também conhecida como Doença da Membrana Hialina (DMH) é uma das principais responsáveis pela quantidade inadequada de surfactante pulmonar (líquido que atua nos pulmões), em decorrência de:

  • Nascimento pré-termo, mecanismos imaturos de remoção do líquido pulmonar e ainda por causa da baixa área de troca gasosa, que por sua vez tende acontecer na maioria das vezes em um pulmão imaturo.

Ela é caracterizada por inflamação do parênquima pulmonar, o que leva a desregulação da relação ventilação/perfusão, resultando assim, em uma falência multi-orgânica, o que é considerada uma condição muito grave. Tanto é que segundo a Organização Mundial da Saúde e pesquisadores da área, sua mortalidade está compreendida entre os 30 a 60% dos pacientes.

Órgão responsável por nossa respiração.
Pulmão (Foto: Reprodução)

Algumas de suas causas principais, são: Sepse, Pneumonia, Aspiração de conteúdo gástrico, Hemotransfusão, Overdose, Trauma e outros. E elas podem estar sendo desenvolvidas devido alguns fatores de risco, tais como: genéticos, diabete materna, prematuridade e etc. 

O diagnóstico dessa doença pode estar sendo realizado desde antes de uma pessoa nascer, ainda na barriga da mamãe, por meio de um aspecto radiográfico dos pulmões, sendo que o mesmo exame vale para os adultos. Sendo assim, ela pode atingir desde a primeira idade como até mesmo a última.

O seu tratamento vai estar variando de acordo com o grau em que a doença se encontrar. Todavia, ele vai ser mais de cunho  Fisioterápico, ou seja: VMI (Ventilação Mecânica Invasiva), Estratégia ventilatório – protetora e outros, que só devem ser pedidos e realizados por meio do auxílio de um especialista, já que vai ser preciso trabalhar o órgão como um todo.

Enfim, ao perceber que não esta respirando bem, que possui quase os mesmos sintomas que uma apneia ou pneumonia, deve-se procurar auxílio médico e pedir para realizar o exame, para que assim a descoberta seja feita e o tratamento iniciado o quanto antes.

Lixa de unha passa doenças

Tenha a sua.

O salão de beleza serve para deixar a pessoa mais bonita, sofisticada  é acima de tudo de bem consigo mesma. Como podem ver, parece trazer somente benefícios para quem o frequenta, porém, ele também existe seu lado ruim, quando não se tem o devido cuidado. Pois é, para quem não sabe, pode-se adquirir diversas doenças, por meio dos utensílios utilizados pelos profissionais, quando não descartáveis, ou manuseados de modo inadequado. Por tanto, a dica é ficar de olho aberto. No mais, vejamos abaixo, o que cada utensílio pode trazer consigo, quando utilizado de modo inadequado.

Utensílios de Salão

Lixa- ela pode ser utilizada tanto para as unhas, como para os pés, lógico que cada uma possui a sua diferenciação. No mais, quando ela não for descartável ou de uso próprio do cliente, ou seja, o mesmo a  leve, ele pode estar adquirindo micose e de mais fungos, pois os mesmos, acabam que impregnando o material utilizado com o passar do tempo. Por tanto, sempre que for a manicure leve seus próprios objetos, assim, evita quaisquer tipo de doença indesejável. No mais, não para por aí, pois os de mais, instrumentos também podem ser contaminados.

Tenha a sua.
Créditos da Imagem: http://www.ideiajovem.com/lixa-para-unhas/

Alicate e cortador de unhas- ele pode transmitir doenças como a Hepatite,  infecções por bactérias, fungos e outros vírus, como o da verruga. Por tanto, leve o seu, ou então, verifique se e o instrumento em questão, esta tendo a higienização adequada, caso o contrário, procure um estabelecimento onde cumpra as ordens expedidas pelo Ministério da Saúde.

Bacias e potes- sim, aqueles que parecem ser descartáveis, mas na maioria das vezes não são, pois os profissionais, só fazem trocar a água, ao invés da proteção como um todo. Eles podem conter proliferação de fungos, por tanto, sempre que for fazer as unhas, peça para que o profissional, umedeça as cutículas com produto, ou então com um chumaço de algodão, banhado em água limpa. Fazendo isso, evitará o contagia de quaisquer tipo de doença.

Palitos de unhas, afastador de cutícula e outros- tendem a possuir  fungos, por tanto, leve sempre o seu ou exija um que seja descartável.

Enfim, como visto logo acima, a lixa de unha pode sim, trazer consigo várias doenças, assim, como os de mais meios de se fazer a unha. Por tanto, procure sempre pelo meio mais higiênico de fazer as coisas.

Epidemia de hepatite

Procure se prevenir.

A Epidemia de Hepatite no Brasil veio se alastrando com o passar dos anos, devido milhares de pessoas ainda não possuir um saneamento básico digno, ou seja, condições que não prejudica a saúde. E fora isso, pelos hospitais e também, centros educacionais, não alertarem a população sobre o que ela pode provocar. E não para por aí, pois dentro dos estabelecimentos públicos de urgência, como por exemplo hemocentros, não estão sendo utilizando materiais descartáveis, pelo fato de desvio de verba ou algo assim, o que acaba gerando não somente essa doença, mais várias, o que por sua vez, não é nada bom. Contudo, vejamos abaixo, o que é realmente a hepatite, quais são os seus sintomas, tratamento e como se deve evita-lá.

Hepatite

A hepatite é quaisquer tipo de degeneração do fígado, sendo assim, as suas causas vão ser diversas, porém as principais, são as infecções pelos vírus tipo A, B e C e também, o abuso do consumo de álcool e/ou outras substâncias tóxicas, como por exemplo: remédios. Por tanto, deve-se tomar muito cuidado, com ela.

Tipos

Hepatite A

Ela é transmitida por meio da água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra. No mais, ela fica incubada entre 10 e 50 dias, e normalmente não chega a provocar sintomas, porém quando presentes, são os seguintes: Febre, pele e olhos amarelados, náusea e vômitos, mal-estar, desconforto abdominal, falta de apetite, urina com a coloração marrom e fezes esbranquiçadas. Todavia, seu detectamento pode estar sendo realizado por meio de um simples exame de sangue e não há tratamento específico, por tanto, deve-se esperar que organismo do paciente haja sozinho e expulse o vírus.

Hepatite B e Hepatite C

Os vírus da hepatite tipo B que é representado pela sigla (HBV) e tipo C pela (HCV), são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Então, sendo assim, ela pode estar sendo adquirida na maioria das vezes pelos usuários de drogas injetáveis e por pacientes que foram submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável. Todavia o HBV, ainda pode estar sendo transmitido por meio de uma  relação sexual quando não utilizado o preservativo, por isso que a maioria das campanhas reforçam necessidade do uso da mesmo.

No mais, quem possui o vírus tanto B como C, podem passar anos sem saber, e somente descobrir, quando fizer um exame de sangue. E isso tende acontecer, pelo simples fato deles também não demonstrarem sinais ou sintomas durante a sua ação. Por isso que é interessante, sempre se prevenir.

Procure se prevenir.
Créditos da Imagem: http://www.alvarodias.blog.br/2013/07/portadores-de-hepatite-b-ou-c-terao-mesmos-beneficios-que-doentes-de-aids/

Tratamento

Atenção, não existe tratamento para a forma aguda da hepatite. O médico pode passar no máximo, remédios para amenizar as náuseas e vômitos, nada mais. Fora isso, quem estiver com um dos tipos citados acima, deve manter repouso absoluto, até que tenha condições de voltar a exercer novamente as suas atividades do dia-a-dia.

Além disso, recomenda-se também, que se tenha uma dieta pobre em gordura rica e em carboidrato popular, apesar dele ser de fácil digestão para o portador. No mais, a única restrição em meio a tudo que se é pedido e recomendado, é a ingestão do álcool, que por sua vez, deve ser mantida por no mínimo, cerca de 6 meses ou um ano.

Prevenção

Os tipos de prevenção para cada tipo de hepatite é diferente, pois se procurar tomar todos é melhor ainda. Vejamos quais são.

. Hepatite A- para que se consiga, se prevenir do tipo A, é necessário que se tenha condições de vida digna, ou seja, um bom saneamento básico e medidas educacionais de higiene. E fora isso, pode-se estar tomando a vacina específica contra o vírus, que é  indicada conforme preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI).

. Hepatite B- sua prevenção, inclui o controle efetivo de bancos de sangue por meio da triagem sorológica, a vacinação contra hepatite B, que esta disponível no SUS, conforme padronização do Programa Nacional de Imunizações (PNI),  o uso de imunoglobulina humana Anti-Vírus da hepatite B, o uso de equipamentos de proteção individual pelos profissionais da área da saúde, o não compartilhamento de instrumentos pessoais, e principalmente o uso de preservativos nas relações sexuais.

. Hepatite C- não existe nenhum tipo de vacinação para ela, por tanto, pede-se para que a população, tenha quase que os mesmos cuidados, que se tem com o vírus do tipo B, ou seja, com os utensílios pessoais, com as transfusões de sangue, e de mais.

Vapor de carro de sinusite

O vapor do carro, pode ocasionar a sinusite.

A Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, que por sua vez, se encontra na região do crânio, e é formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. E essa doença pode ser considerada uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face, por tanto, para saber ao certo, o que a causou é preciso que se preste bem atenção nos sintomas e faça exames do local.

Contudo, pode-se dizer, que as principais causas que levam a ela, são:

* Bactérias, fungos e vírus, quanto por fatores alérgicos.

* Poeira, choque térmico e cheiros ativos.

* Exposição a determinados agentes químicos e alterações na anatomia nasal ou dos seios da face. 

E os mesmos, podem estar sendo encontrados em qualquer local, principalmente dentro do carro que possui ar condicionado, aquecedor, ou não. Pois ali, dentro daqueles agentes se escondem bactérias e fungos, e fora isso, eles também podem provocar choque térmico, o que por sua vez, não é nada bom, pois acaba ocasionando o infeccionamento da face, causando logo assim, uma sinusite, e mais, ela pode ser alérgica ou não, tudo vai variar de acordo com a limpeza do aparelho e o que é encontrado nele.

O vapor do carro, pode ocasionar a sinusite.
Procure deixar o seu carro limpo, longe de bactérias, fungos e poeira. Foto Reprodução

Por tanto, se passa muito tempo dentro do carro e necessita de utilizar os seus acessórios, procure sempre mante-los limpos, pois assim, não correrá o perigo de sofrer com a sinusite. Todavia, se já se sente mau quando os  utiliza, então, fique de olho nos sintomas que ele provoca, para saber distinguir se pode ser ou não o caso da mesma. Todavia, os sintomas provocados por ela, são:

. Pressão ou dor facial

. Redução ou perda do olfato

. Dor de ouvido

. Dores no maxilar superior e dentes

. Tosse, que pode ser pior durante a noite

. Garganta inflamada

. Mau hálito (halitose)

. Fadiga ou irritabilidade

. Náusea  

Tratamento

E assim, como os seus sintomas, o tratamento também, pode variar, podendo ser aplicado então, dá seguinte maneira:

. Por meio de medicações, como:  corticoides (nasais, orais ou injetáveis), descongestionantes e antibióticos. Sendo que tudo vai variar de acordo com o caso, que por sua vez, nunca é igual a do vizinho, por tanto, nada de auto se receitar.

. Solução salina, que nada mais é, do que uma mistura de água com sal, para que se possa inalar, ou ainda, pingar pequenas quantidades na narina, para que ela possa dissolver a secreção.

. Cirurgia, que é considerada somente em  último caso. Ela é simples rápida, e é feita por meio de um aparelho de endoscópio.

Quais procedimentos levam a cura da tuberculose

Procure o que é melhor para sua saúde.

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria e/ ou uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode se dar em outros órgãos do corpo, tal como: nos ossos, rins e meninges.

Modo de Transmissão

E o seu modo de transmissão é direta, ou seja, se dá de pessoa para pessoa. E quem a tem, expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva, que por sua vez, contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Contudo, os de mais fatores que também podem estar provocando ela, são: a má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.

Sintomas

Todavia, os seus sintomas não vão ser somente a tosse ou espirro, mas sim:

. Tosse seca  e contínua, podendo ter a presença de pus e até mesmo sangue.

. Cansaço excessivo

. Febre baixa 

. Sudorese noturna

. Falta de apetite

. Palidez

. Emagrecimento acentuado

. Rouquidão

. Fraqueza

. Prostração

Procure o que é melhor para sua saúde.
Créditos da Imagem: http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2013/03/25/sus-vai-oferecer-teste-rapido-para-tuberculose-ate-o-fim-do-ano/

Os casos graves o portador, pode ainda vir apresentar: 

. Dificuldade na respiração

. Eliminação de grande quantidade de sangue

. Colapso do pulmão

. Acumulo de pus na pleura

Tratamento

O tratamento da tuberculose é realizado a base de antibióticos, e segundo os pesquisadores e médicos, ele pode ser considerado 100% eficaz, desde que não haja abandono do mesmo. Mas atenção, a sua cura pode levar aproximadamente, seis meses, e devido a isso, o paciente pode acabar desistindo e deixando de lado todo o procedimento. Por tanto, e meio que obrigação do médico de estar alertando o seu paciente sobre isso.

Contudo, o tratamento, é realizado por meio de duas cápsulas vermelhas, sendo que cada uma contém uma mistura de rifampicina e isoniazida, e devem ser tomadas em jejum. E fora isso, ainda deve-se tomar mais quatro comprimidos brancos com pirazinamida. Todavia, todos são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde e podem causar efeitos colaterais como o enjoo e vômitos, e ainda, doenças, no fígado, que por sua vez, podem estar sendo tratadas com outras medicações.

No mais, para que se possa prevenir dessa doença tão ruim é preciso que se mantenha distante de quem possui  a bactéria, e que se imunize as crianças por meio da vacina BCG, menos aquelas que são consideradas soro positivo, pois se não pode atrapalhar no andamento do tratamento do mesmo.

Quanto tempo para identificar HIV

Não compartilhe de momentos ou objetos pessoais, sem o uso da proteção.

O que é HIV?

HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, que por sua vez, provoca a aids, ataca o sistema imunológico, atinge as células dos linfócitos T CD4+, se multiplica e rompe os linfócitos, para buscar por outros meios de continuar com a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a aids, pois em alguns casos o seu portador pode apresentar os sintomas sem que a doença venha a se desenvolver. E para estar adquirindo esse vírus é necessário que se tenha relações sexuais sem o uso do preservativo, que se compartilhe seringas contaminadas, de mãe para filho durante o período gestacional e também, por meio da amamentação. Por isso que o ministério da saúde adverte, para se proteger em todos os tipos de situações.

Observação: Já na Biologia o HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Que por sua vez, compartilham propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Tempo do diagnóstico

No Brasil, o diagnóstico da infecção pelo HIV é regulamentado por meio da Portaria 29, que por sua vez, aprova o Manual Técnico para o Diagnóstico da Infecção pelo HIV em Adultos e Crianças. Sendo que uma vez diagnosticado como portador da infecção pelo HIV, o indivíduo deve ser encaminhado ao atendimento em uma Unidade Básica de Saúde do Sistema Único de Saúde ou ainda, para um Serviço de Assistência Especializada.

E para estar realizando o diagnóstico da infecção do HIV , para que se tenha certeza do mesmo, pode-se estar indo até um laboratório e realizando testes por meio da realização sorológicos e moleculares, ou ainda, por testes rápidos, que em uma simples consulta pode ser pedida. E logo após suspeita de risco de infecção pelo HIV, deve-se considerar o tempo necessário para que o exame detecte a presença do mesmo no sangue ou então, o fluido corporal utilizado para o diagnóstico da infecção.

Não compartilhe de momentos ou objetos pessoais, sem o uso da proteção.
Esse vírus pode matar.
Foto Divulgação

E a duração desse período depende:

* Do tipo do teste.

* Da sensibilidade.

* Do método utilizado para detectar o marcador.

Assim, como é mostrado abaixo.

Tipos de Teste

. Testes sorológicos

Se baseiam na detecção de anticorpos ou antígenos do HIV presentes ou não na amostra coletada do paciente. Em adultos, eles tendem aparecer no sangue de indivíduos infectados, em uma média de quatro a 12 semanas após a infecção. Já no caso dos anticorpos materno, eles vão passar via placenta para o bebê, fazendo assim, que lá pelo terceiro trimestre de gestação, possa saber o resultado.

Atenção: Os métodos que realizam a detecção de anticorpos não são recomendados para o diagnóstico de crianças menores de 18 meses.

Os testes sorológicos utilizados no diagnóstico da infecção pelo HIV são: Elisa, a imunofluorescência indireta, o western blot, o imunoblot e o imunoblot rápido.

. Testes rápidos

São ensaios imunoenzimáticos que podem ser realizados em até 30 minutos. E os mais utilizados para tal feito, são: os dispositivos de imunocromatografia, imunocromatografia de dupla migração (DPP) e dispositivos de imunoconcentração e fase sólida.