Concurso do INSS

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – está aguardando a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para lançar um novo concurso dentro dos próximos anos. Segundo fontes do setor de Gestão de Pessoas, foi solicitado de início ao Ministério do Planejamento a contratação de aproximadamente 3.080 novos servidores, porém foi feita uma recontagem é o número de vagas previstas a serem lançadas em diversos meios e de 4.730.

Sendo, que cerca de 2.000 delas estão destinadas para o cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio), 1.150, para médico perito e 1.580, para Analista do Seguro Social. E como ainda não houve a liberação para realização do mesmo, ainda não foi anunciado a empresa responsável pelo concurso, banca e  respectivos valores salariais de cada cargo.

Contudo, se analisado os de mais concursos passados, poderá se obter as seguintes informações:

⇒ Que o concurso como um todo será realizado sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, obedecidas as normas deste Edital.

⇒ Que quem for realizar a prova para o cargo de Perito Médico Previdenciário a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas e de Títulos, e para aqueles que optarem para o cargo de Técnico do Seguro Social a seleção será feita por meio de Provas Objetivas.

⇒ Que os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos dentro das seguintes leis: (Lei nº 8.112/90, Lei nº 10.855/2004, Lei nº 11.907/2009 e demais legislações pertinentes).

⇒ E que eles ficarão sujeitos à carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

Observação: Deve-se lembrar que as informações contidas neste artigo são somente uma suposição embasada nos de mais concursos realizados nos anos anteriores ao de 2014.

Requisitos pedidos para investidura do cargo

Provavelmente o candidato que for aprovado no concurso do INSS, terá de atender às exigências pedidas no edital até a data da posse do mesmo, e elas podem ser as seguintes:

Estudar para os concursos é extremamente necessário.
Estudar.
(Foto: Reprodução)

⇒ Ser brasileiro ou se encontrar dentro das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal.

⇒ Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e também políticos, ou seja, comprovar que esta em dia, com as questões eleitorais e militares, caso seja do sexo masculino.

⇒ Ter a idade mínima de 18 anos.

⇒ Comprovar os pré-requisitos/escolaridade, conforme estabelecido no capítulo pedido do edital.

⇒ Ter aptidão física e mental para exercer as atribuições do cargo.

⇒ Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no Edital, que ainda vai ser lançado.

Enfim, para concorrer há uma das vagas e necessário esperar o lançamento do concurso, para depois realizar a inscrição e pagamento do cargo que se deseja concorrer e realizar as provas conforme for pedido no edital e tempo estipulado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.