Concurso do INSS

Estudar para os concursos é extremamente necessário.

O INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – está aguardando a autorização do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para lançar um novo concurso dentro dos próximos anos. Segundo fontes do setor de Gestão de Pessoas, foi solicitado de início ao Ministério do Planejamento a contratação de aproximadamente 3.080 novos servidores, porém foi feita uma recontagem é o número de vagas previstas a serem lançadas em diversos meios e de 4.730.

Sendo, que cerca de 2.000 delas estão destinadas para o cargo de Técnico do Seguro Social (nível médio), 1.150, para médico perito e 1.580, para Analista do Seguro Social. E como ainda não houve a liberação para realização do mesmo, ainda não foi anunciado a empresa responsável pelo concurso, banca e  respectivos valores salariais de cada cargo.

Contudo, se analisado os de mais concursos passados, poderá se obter as seguintes informações:

⇒ Que o concurso como um todo será realizado sob a responsabilidade da Fundação Carlos Chagas, obedecidas as normas deste Edital.

⇒ Que quem for realizar a prova para o cargo de Perito Médico Previdenciário a seleção será realizada por meio de Provas Objetivas e de Títulos, e para aqueles que optarem para o cargo de Técnico do Seguro Social a seleção será feita por meio de Provas Objetivas.

⇒ Que os candidatos nomeados estarão subordinados ao Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos dentro das seguintes leis: (Lei nº 8.112/90, Lei nº 10.855/2004, Lei nº 11.907/2009 e demais legislações pertinentes).

⇒ E que eles ficarão sujeitos à carga horária de 40 (quarenta) horas semanais.

Observação: Deve-se lembrar que as informações contidas neste artigo são somente uma suposição embasada nos de mais concursos realizados nos anos anteriores ao de 2014.

Requisitos pedidos para investidura do cargo

Provavelmente o candidato que for aprovado no concurso do INSS, terá de atender às exigências pedidas no edital até a data da posse do mesmo, e elas podem ser as seguintes:

Estudar para os concursos é extremamente necessário.
Estudar.
(Foto: Reprodução)

⇒ Ser brasileiro ou se encontrar dentro das prerrogativas previstas no artigo 12 da Constituição Federal.

⇒ Encontrar-se no pleno exercício de seus direitos civis e também políticos, ou seja, comprovar que esta em dia, com as questões eleitorais e militares, caso seja do sexo masculino.

⇒ Ter a idade mínima de 18 anos.

⇒ Comprovar os pré-requisitos/escolaridade, conforme estabelecido no capítulo pedido do edital.

⇒ Ter aptidão física e mental para exercer as atribuições do cargo.

⇒ Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas no Edital, que ainda vai ser lançado.

Enfim, para concorrer há uma das vagas e necessário esperar o lançamento do concurso, para depois realizar a inscrição e pagamento do cargo que se deseja concorrer e realizar as provas conforme for pedido no edital e tempo estipulado.

Unidades do Senai em Goiás

Veja se na sua cidade tem um polo e faça já a sua inscrição.

O SENAIServiço Nacional de Aprendizagem Industrial Excelência em Educação Profissional e Serviços Técnicos e Tecnológicos é considerado o maior complexo de educação profissional e tecnológico da América Latina. Segundo os dados apresentados pela instituição, são qualificados cerca de 2,3 milhões de trabalhadores brasileiros a cada ano, devido ao programa apresentado e aplicado por eles.

Eles também apoiam as empresas em aproximadamente 28 áreas industriais, contribuindo assim, com a formação de recursos humanos e prestação de serviços técnicos. E para manter toda essa demanda, ele conta com uma rede de unidades físicas distribuída por todo o país, principalmente no Estado de Goiás, que por sua vez, conta com faculdades, escolas ou núcleos instalados nas regiões:

Veja se na sua cidade tem um polo e faça já a sua inscrição.
O Senai faz parte de um grupo educacional, onde atende diversas cidades brasileiras. Foto Divulgação

 Metropolitana nas cidades de (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Trindade e Senador Canedo).

✦ Centro Goiano, nas cidades de  (Anápolis, Jaraguá, Goianésia, Taquaral e Barro Alto).

✦ Entorno do Distrito Federal, nas cidades de (Luziânia e Formosa).

✦ Sul, nas cidades de (Itumbiara e Caldas Novas).

✦ Sudoeste, nas cidades de (Rio Verde, Mineiros e Quirinópolis).

✦ Sudeste, nas cidades de (Catalão e Pires do Rio).

✦ Norte, nas cidades de (Minaçu, Niquelândia e Alto Horizonte).

O estado e demais unidades espalhadas pelo país, ministram aproximadamente 450 cursos, e ainda auxiliam as indústrias na implantação de novos processos e produtos com o intuito de ampliar o acesso à educação profissional e também a melhoria como um todo da organização, fazendo assim, com que ambas partes saiam ganhando.

Ele oferece cursos gratuitos e pagos, e para participar de um deles é simples, basta acessar o portal oficial ou então se dirigir em uma unidade de atendimento em uma das cidades citadas acima. Em ambos conterão as exigências pedidas para a realização do curso e também a documentação necessária para a inscrição, realizado todo o procedimento pedido é só iniciar a profissionalização na área escolhida e depois se sobressair no mercado de trabalho.

Informações Gerais

Para maiores informações entre em contato com a central de atendimento, pelos seguintes meios:

Goiânia 4002 6213

Demais localidades 0800 642 1313

Portal Oficial do Estado de Goiás 

Como me transformar em um bom escritor

A arte de escrever não é para qualquer pessoa é preciso ter paixão por ela, pois uma hora ou outra quem não há tiver vai se cansar e desistir do que esta fazendo, fora que pode acabar secando a fonte ou ainda perdendo o interesse total pelo feito, o que por sua vez não é nada bom para o mundo como um todo, que esta sempre preparado para ler e ouvir novas histórias sobre os de mais pensamentos alheios.

E se você- leitor possui essa paixão e quer se tornar ainda melhor no que faz,  ou se queres apenas aprender como escrever direito, para se tornar um bom escritor em meio ao que faz, fique atento nas dicas descritas logo abaixo. Elas vão ser de suma importância para o seu aprendizado, acompanhe.

Dicas de Transformação

Para se tornar um bom escritor, antes de mais nada é preciso entender bem de gramática, grafia e literatura, seja ela (regional, nacional e mundial). Portanto, comece a buscar por cursos, palestras e atividades que lhe tragam maior conhecimento sobre o mesmo, pois assim, quanto maior for o seu grau de instrução dentro da área, melhor serão os seus textos.

E em meio a toda essa busca, procure ler bastante. Ler ajuda a expandir os horizontes, quebrar barreiras, evitar preconceitos e sempre ajuda a construir uma opinião própria sobre algum feito, fora que traz consigo um grande grau de aprendizado sobre diversas coisas. Partido do segundo passo que é a leitura e seguindo para o terceiro que é o treinamento, dizemos que é possível encontrar diversas barreiras, mas em principal a preguiça.

Cuidado com os vícios de linguagem.
Treine, leia e escreva, bastante.
(Foto Reprodução)

Ao iniciar o treinamento que é cansativo, diário e as vezes sonolento, deve-se colocar em prática tudo que esta aprendendo, e logo bate aquela preguiça, que é o que realmente decide se vai se tornar um bom escritor ou não. Então se possui realmente este sonho, frisa em um foco e segue ele até o final, e não deixe se abalar por nenhum tipo de distração ou algo do gênero, pois assim, conseguirá terminar a sua transformação, e logo será reconhecido como um bom escritor e até mesmo formador de opinião.

Enfim, para ser um bom escritor é necessário seguir uma linha que não tem mais volta, a do estudo, disciplina, coragem e foco, pois uma vez que aprendido a se fazer o certo, jamais se fará o errado. E atenção se conseguiste passar pelas três dicas ou etapas como achar melhor, procure sempre esta se atualizando, pois assim como a informação, a literatura e seus de mais segmentos estão sempre em constante mudança.

Pronatec 2018, como participar?

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), foi criado pelo governo federal com intuito de ampliar a demanda de cursos profissionais e tecnológicos dentro do país. E para isso ele tem como objetivo principal as seguintes coisas:

✦ Expandir e democratizar a oferta de cursos na área de educação profissional técnica do nível médio.

✦ Construir e ampliar as escolas que ofertam esse tipo de educação nas redes estaduais.

✦ Aumentar as oportunidades educacionais por meio de cursos de formação e qualificação profissional, assim como a quantidade de recursos pedagógicos. 

✦ E  por fim, melhorar como um todo a qualidade do ensino médio.

Seus cursos são gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais, nas unidades de ensino do SENAI, do SENAC, do SENAR, SENAT e também, em algumas instituições privadas de ensino superior ou de educação profissional técnica de nível  médio.

✖ Observação: Para maiores informações sobre os cursos e suas localidades acesse o portal oficial do PRONATEC ou MEC.

Como Participar?

O programa conta com três segmentos de cursos e em meio a eles respectivas matérias que atendem ao mercado de trabalho. E para participar de um deles, o cidadão deverá se enquadrar em um dos segmentos apresentados mais abaixo e também, realizar a inscrição no site oficial do mesmo.

Procure auxílio em sua escola.
Créditos da Imagem: http://www.candeiasmix.com.br/destaques/4834/pronatec-abre-inscricoes-do-curso-de-petroleo-e-gas-em-candeias/
(Foto Divulgação)

✦ Técnico para ensino médio, com de aproximadamente um ano.

✦ Técnico para quem ainda esta cursando o ensino médio e esta matriculado no mesmo, com duração de aproximadamente um ano.

✦ E formação ou qualificação profissional, para aqueles que são trabalhadores, estudantes de ensino médio e beneficiários de programas federais de transferência de renda, tendo em média a duração de aproximadamente dois meses.

As inscrições são realizadas a cada ano, então é necessário que o aluno ou cidadão fique de olho no portal ou ainda nas chamadas realizadas pela mídia de televisão. E no momento em que for faze-la é preciso que ele tenha em mãos os documentos pessoais, os dos pais juntamente com uma liberação caso ele seja menor de idade, comprovante de residência atual, e a comprovação de que concluiu, esta cursando ou faz parte dos integrantes liberados para realização do curso.

Enfim, feita a inscrição o aluno terá de comparecer ao polo de estudos no momento em que lhe for pedido para poder realizar os tramites legais finais e começar as aulas.

Curso de paisagismo no Brasil

O paisagismo nada mais é do que uma técnica que envolve a arte, projeto, bom senso, sabedoria, bom gosto, administração e diversidade, para deixar um ambiente “X” mais agradável e bonito. E para que esse dom seja aprimorado, diversos estudiosos montaram um curso do mesmo, que por sua vez, pode estar sendo realizado em quase todo o Brasil.

Grade Curricular

A maioria dos cursos desse segmento tende a ter cerca de 1200, sendo que 800 delas equivalem para aulas práticas e teóricas, e são divididas em aproximadamente 4 módulos totalizando assim 28 disciplinas. E 400 horas de complemento curricular, que por sua vez deve estar voltada para 300 horas de estágio e 100 de atividades extra curriculares (elas podem estar sendo magistradas pela própria instituição ou ainda organizada por um grupo que tenha permissão e emita o certificado de comprovação do mesmo).

Disciplinas

Como dito acima, as disciplinas se enquadram dentro de quatro módulos e tendem mostrar os alunos o que é preciso para poder montar um bom projeto, como vende-lo e acima de tudo como administra-lo de um modo  geral para que consigam ter obtenção de lucros e retorno com o aprendizado.

Procure por um curso que te dê certificação garantida.
Créditos da Imagem: http://blog.obravip.com.br/paisagismo-residencial/
(Foto Divulgação)

✦ 1° Qualificação Profissional em Paisagismo : o módulo tende a fazer com que o aluno aprenda os conceitos pedidos pela área para realizar os seus orçamentos, projetos, implementação e manutenção.

✦ 2° Desenho de Projetos: a matéria em si, visa com que o aluno melhore sua qualidade de projeto, principalmente na área de representação gráfica que terá de apresentar para o cliente, ou seja, ele terá aulas de designer. 

✦ 3° Projeto de Jardins (Estrutura): nesse módulo o aluno irá aprender a estruturar melhor o paisagismo que pretende realizar no projeto, para que assim, ele consiga aumentar a qualidade do mesmo.

✦ 4° Gerenciamento de Empreendimentos: sabe-se que todo e quaisquer negócio precisa ser administrado, e pelo fato da área de paisagismo ser nova, logo o aluno formado também será um empreendedor. Então, a matéria em si tem como objetivo principal ensinar a ele, como se sobressair e obter lucros com o negócio.

✖ Observação: O valor do curso é bastante diversificado, tudo vai depender da procedência dele e também da carga horária de cada matéria. Todavia uma média total dele pelo país e de acima de R$15000. 

Estudar em Londres

Procure a escola que mais parece com você.

O sonho de vários alunos é realizar um intercâmbio, pois assim, além de se aprender uma nova língua e cultura, pode se ter diversas experiências cujo o país de origem as vezes não oferece.

E um dos pontos mais cotados para se estudar no exterior é Londres, a cidade da magia e badalação. Pois é, apesar dela ser bastante movimentada, ela conta com diversos campus de estudo para quem esta vindo de fora do país. Tanto é que pesquisas mostram que cerca de 600 mil pessoas a escolhem para poder estudar o Inglês, legal, não é?! E se essa  também é a sua opção, conheça mais sobre o lugar, e como tudo funciona.

Intercâmbio em Londres

O Intercâmbio tende acontecer durante um período de seis meses, e para que se possa adentrar no país é preciso que se tenha o visto, e que nele tenha dito, que es estudante e que possui liberdade de ida e volta durante um determinado período de tempo, para que assim, não seja exportado de volta para o Brasil. E para fazer a retirada do mesmo é preciso procurar a embaixada, realizar uma entrevista, preencher todos os formulários e aguardar a provação, o mesmo pode acontecer para retirada do passaporte.

Procure a escola que mais parece com você.
Crédito da Imagem: http://www.excelintercambio.com.br/portfolio/dublin-irlanda-intercambio/

E atenção, pois em meio a esse trajeto, pode acontecer de lhe pedirem comprovação do mesmo, ou seja, do que se esta indo fazer lá fora. E para que isso aconteça é necessário que já se tenha em mãos quase todos os documentos que comprovem sua ida, estadia e as vezes até mesmo, o meio de sustento. Eles tendem a pedir isso, para averiguar se não terão nenhum intruso de modo ilegal em seu país. Todavia, esse procedimento é bastante comum, portanto, se prepare antes de tudo.

Fora isso é necessário que o estudante verifique suas oportunidades de crescimento no local, escolha uma escola que seja adequada para o seu nível de aprendizagem e também que lhe aceite, e que se planeje quanto as contas e meio de sobrevivência por lá, para que assim, tenha tudo pronto para sua chegada. Todavia, se não pretende fazer isso sozinho ou se ainda vai se hospedar na casa de algum conhecido, tenha os mesmos cuidado.

No mais, se não souber direito o que deve fazer, escolha uma escola particular e terceirizada, que atenda tanto no Brasil como no local do destino, pois assim, poderá receber melhor auxílio. Um bom exemplo dentre os alunos que tiveram que fazer isso é a escola London Connexion, que se encontra em Jundiaí, estado de São Paulo. Ela assim, como as de mais, tendem a oferecer auxílio desde a retirada do passaporte, hospedagem, estudos, a trabalho, alimentação e outros. Enfim, verifique e faça sua melhor escolha.