História da Aviação

Desde a antiguidade que o homem tinha a vontade de voar pelos ares e pensando nisso ele começou a trabalhar cedo, fazendo assim inúmeros projetos e tentativas, para que se alcançasse a linha que chegaram hoje. Então, vejamos agora, como foi essa trajetória pela busca do sonho de voar pelos céus. Acompanhe a linha do tempo, abaixo.

Linha do Tempo

Por meio de comprovações, os primeiros desenhos e teorias, surgiram por volta de 400 a. C., na Grécia e pelas mãos de  Archytas. Seu primeiro experimento, foi feito por meio de asas, parecidas com a dos pássaros. Ele colocou suas asas e subiu em um local alto, e se jogou lá de cima, na tentativa de bater os braços e as asas funcionarem como a dos pássaros, ou seja, que levantasse voo e suportasse o peso dele. Mas como todos sabemos, tal invenção não é possível desse modo, por isso, a sua pesquisa e tentativa, não foi bem sucedida.

Já por volta de 300 a.C., os chineses inventaram a pipa, bem como as técnicas de fazê-la “voar” no ar. Uma pipa é um tipo rudimentar de planador, tal invenção funcionou por alguns minutos, porém também não foi bem sucedida, pois logo caia em meio algum lugar, onde não se sabia. E além desses desenhos, vários outros tentaram, até que por volta XIX, o artista e inventor Leonardo da Vinci, resolveu se dedicar a criação da máquina, fazendo assim,  ornitópteros, que era uma máquina, que  o mesmo mecanismo usado por pássaros para voar – através do movimento constante das asas para cima e para baixo, porém o que, o diferenciava dos de mais, era o modo como  ele conseguia planar.

No mais sua tentativa não durava por muito tempo, porém, foi o suficiente para que despertasse a curiosidade de mais cientistas, para tentar o feito da máquina voadora. No tanto, que no ano de 1540, João Torto, que era apenas um simples barbeiro e nas horas vagas inventor, pediu licença para a comissão de cientistas e criou uma asa de pano, e a testou se jogando do alto de uma torre. Por alguns minutos ele planou, e até chegou pousar encima de um telhado, porém minutos depois ele caiu na rua, perdendo assim, a sua vida.

E devido tal tentativa, vários cientistas começaram a procurar por outro meio de voar e acabaram descobrindo o balão de ar quente. Quem fez tal feito, foi Bartolomeu de Gusmão, no ano de 1709. A sua invenção até que chegou a funcionar por alguns momentos, porém, logo os fieis da igreja católica não aceitaram a ideia e destruíram o que ele chamava de passarola.

No mais o primeiro estudo de aviação publicado foi “Sketch of a Machine for Flying in the Air” , de Emanuel Swedenborg, publicado no ano de 1716. Tal máquina consistia de uma fuselagem e duas grandes asas que se movimentariam no eixo horizontal da aeronave, gerando assim o empuxo necessário para a sustentação da aeronave. Seu criador sabia que ela não ia voar, pelo fato de possuir alguns erros, mas mesmo assim, tentou.

Já o segundo voo, foi feito em Paris, pelos irmãos,  irmãos Montgolfier, fabricantes de papel. Eles utilizaram da mesma forma que Gusmão para voarem cerca de oito quilômetros, pelos ares. E devido tais invenções, os inventores começaram a se inspirar mais ainda e começaram a criar os primeiros planadores, que nada mais são do que máquinas capazes de sustentar voo controlado por algum tempo. E dentro dessas tentativas, três nomes em particular continuam bem conhecidos no mundo da aviação: Otto Lilienthal, Percy Pilcher e Octave Chanute.

E em pleno o século XIX algumas tentativas foram feitas para produzir um avião que decolasse por meios próprios, porém, eles eram de péssima qualidade, mas construídos por pessoas interessadas em aviação, que não tinham os conhecimentos dos problemas discutidos por Lilienthal e Chanute. E a controvérsia de quem realizou o primeiro voo é grande, ela fica em meio a Alberto Santos Dumont ou aos Irmãos Wright.

Dumont ficou conhecido como o pai da aviação.
Uma verdadeira corrida contra o tempo e cientistas.
Foto Divulgação
Fonte:http://www.cabangu.com.br/pai_da_aviacao/4-14bis/2-competicao.htm

Então o primeiro voo foi realizado por meio de um 14-Bis, em Paris. O primeiro voo de um avião registrado publicamente e sem artifícios externos, na história. Especialistas argumentam sobre o uso de trilhos e catapultas nas operações de decolagem das aeronaves dos irmãos Wright, e sobre o voo do 14-Bis em Paris testemunhado pelo público e autoridades da aviação, porém, quem levou o título por não esconder do publico foi Dumont, que hoje em dia é mais conhecido como o pai da aviação.

E desde essa comprovação, que é possível sim, voar pelos ares, por meio de máquinas, que o estudos vem avançando. No tanto, que de lá para cá, ainda foram construídas as seguintes máquinas:

* Monoplano, que foi feito pelo Alemão Rumpler Taube. 

* Hidroavião, que foi feito pelo Americano Tony Jannus.

*  Boeing Boeing 314 Clipper

*  Dornier Do X

* Biplano

*  Douglas DC-3

* Caça a jato  Heinkel He 178

*  Messerschmitt Me 262

* Messerschmitt Me 163

*  P-51 Mustang 

* Boeing B-29 Superfortress.

*  Douglas DC-4 

* Lockheed Constellation

*  Douglas DC-7Lockheed Super Constellation e o Boeing 377 Stratocruiser.

*  Boeing 707 e outros. 

*  Douglas DC-8 e a Convair 880.

* Concorde- supersônico. 

* Apollo11

*  Airbus A340 e outros.

* Caça F-22 Raptor

Medos na época das grandes navegações

Desde os meados do século XV e XVI, já havia grandes navegações e as principais eram feitas pelos europeus, pois eles sempre estavam  em busca de novos trajetos e terras. E desde as primeiras embarcações eles acreditavam no que os outros navegadores contavam, que era sobre: vinks, piratas, monstros marítimos e também naufrágios.

Eles acreditavam muito em tudo que os outros falavam, pois realmente acontecia. Quando se tratava dos ataques dos vinks, eles entravam em guerras e as vezes destruíam todo o navio. Não deixando assim, nada e nem ninguém para contar história. O que não era muito diferente dos piratas, que atacavam do nada, de surpresa. Mas com o passar dos tempos eles foram banidos, mesmo conseguindo uma liberação, para poder ter uma tripulação e navegar. A maioria desses piratas eram franceses e ingleses, o que ajudava bastante, pois eles já estavam infiltrados no meio dos outros tripulantes e sabiam para onde eles iriam. Fazendo assim, com que sempre houvesse um ataque.

E quando se tratava dos monstros marinhos, as coisas ficavam mais feias, pois os navios sumiam do nada. Sabemos que antigamente havia muitos dinossauros, mas que a sua especie já havia sumido a muito tempo. Porém esse é o único fator, que pode levar a uma conclusão dessas. E além desses monstros, eles também tinham medo das sereias, porém isso aconteceu muito antes das grandes navegações. Dizem as histórias, que eles hipnotizavam os marinheiros com a sua beleza e voz. E os transformava em estatuas de pedras.

E o mais temido de todos, o naufrágio. Eles trafegavam por locais desconhecidos, então não sabiam por qual situação que teriam de passar. Quando um navio entrava em estágio de naufrágio, todos queriam se salvar, porém isso quase nunca era possível, devido ser muita gente e também pelo tamanho e impacto que ele causava. E os poucos que conseguiam se salvar, sair ileso daquele turbilhão, acabavam morrendo de fome em algum lugar do mundo. E os que conseguiam passar por todas as fases, nunca mais voltavam para as águas violentas e desconhecidas, pelo simples fato, de terem medo de não conseguirem voltar da próxima vez.

Um bom exemplo disso tudo, foi: o naufrágio que aconteceu com uma navegação portuguesa quando voltava do continente africano.

Revolução russa resumo e consequências

O País da Rússia, juntamente com a Inglaterra, França, Alemanha e a Áustria, foram uma das potências da Europa por muito tempo. Porém no século XIX, muitos deles começaram a  evoluir, a se fortificar, a modernizar, mas o mesmo não aconteceu com a Rússia. Ela acabou parando no tempo, não tentou buscar nenhum meio de tentar evoluir e crescer, mantendo assim a sua economia baseada somente na agricultura, comum. O que não era o suficiente para manter o país e a população que estava ali, naqueles anos.

E o seu governador Czar Nicolau II, sempre fazia com que a situação de todos ficasse um pouco pior. Ele cobrava impostos dos trabalhadores rurais, que ganhavam muito pouco e que acabavam vivendo na miséria por causa disso. E fora eles, os outros habitantes e trabalhadores, que faziam parte do quadro das únicas empresas, estavam descontentes com a vida e ordens de seu governador, o que acabou levando eles a realizar uma manifestação, que não obteve muito sucesso e que ficou conhecida como o Domingo Sangrento. Ela recebeu esse nome devido Czar ter mandado fuzilar milhares dos manifestantes, que estavam ali presente.

Mas com isso a revolta do povo só aumentou. Então foi montado um grupo, que foi liderado por Lênin, que decidiram começar uma revolução socialista no país. Eles eram chamados de bolcheviques e tinham como intuito, derrubar literalmente a monarquia, que ali mandava. Porém quase no mesmo ano e mesmo em situação precária  o governador decide se incluir na Primeira Guerra Mundial. Mas o povo não desistiu de tira- lo do poder, tanto que no ano de 1917, eles iniciaram a revolução, com a tentativa de conseguir deixar a república mais popular e obter melhoria de vida.

E eles, conseguiram com que o Czar abdicasse o seu trono, porém não transformar o que tanto queria, pois o príncipe Georgy Lvov, ocupou o lugar de seu antigo governante, fazendo assim, com que as coisas por ali não mudasse muito e deixasse o povo ainda mais revoltado. E foi por meio disso, que o grupo tornou a atacar e tomar o poder ao menos por algum tempo, até que alguém decente conseguisse governar o trono. E tirando assim, o seu país da guerra, implantou a União das Republicas Socialistas Soviéticas (URSS), o que acabou fazendo, com que ele se tornasse uma das maiores potências econômicas e militares do nosso planeta Terra. 

Resumo sobre o egito e mesopotâmia

  • Egito

Conhecido pelos turistas como Egito, porém chamado de República Árabe do Egito, por seus moradores. Ele contém uma área, que possui cerca de 1 001 450 km² e nela tem aproximadamente 80,72 milhões de habitantes, sendo assim uma das mais populosas cidades, da África. A sua capital é a cidade de Cairo, e ele pode estar sendo encontrado nas margens do Rio Nilo, que é bastante citado no decorrer de inúmeras histórias tanto bíblicas como de guerrilhas, precisão e preocupação.

Esse país é bastante conhecido devido a sua grandeza em arquitetura e monumentos. Sim, ali se encontra inúmeras estátuas e pirâmides, tais como as: Gize e a Grande Esfinge, que são de grande importância para sua história. E isso é tão levado a sério, que eles possuem o país conhecido pela sua antiga civilização. Quem nunca viu nos filmes, os grandes faraós do Egito ou até mesmo nos livros, revistinhas em quadrinhos e muitos outros. Pois é, eles conseguiram deixar a sua marca na história e fazer com que todos a conhecessem e respeitassem.

Essa civilização antiga que se desenvolveu ali é que conseguiu deixar marcas na história, se desenvolveu mais ao norte, mais precisamente ao lado do rio. E com essa facilidade de acesso a ele, logo os seus moradores fizeram um porto, para que pudessem estar transportando e importando mercadorias e pessoas. Além disso o rio, também foi de grande importância, pois por muitos anos ele foi utilizado como fonte de vida, muitos bebiam de sua água, pescavam e ainda utilizavam-a para produção, na área de agricultura. Tanto que a sua economia antigamente era baseada toda na agricultura, porém com o passar dos anos, eles descobriram que a sua terra era bastante fértil de minerais e começaram a produzir de forma certa os alimentos e também o petróleo. Sendo assim hoje, a sua maior fonte de economia.

E uma das únicas coisas que não são discutida ali é a religião, pois cerca de 90% da população é Islã Sunita. Todos ali, acreditam muito em seus deuses é no poder do seu maior governador, pois ele sempre deu conta de lutar quando preciso e soube dividir com o seu povo quando necessário. Porém algo que é totalmente diferente da religião é a a sua etnia, que é bastante diversificada.

egito, mesopotâmia

  • Mesopotâmia

Ela é uma região encontrada no Oriente Médio, que está próxima aos rios Tigre e Eufrates, que na época foi habitada pelos babilônios, acádios e muitos outros, mas que porém, não são encontrados tão facilmente assim, por lá. Tanto que atualmente está sendo povoada pelos Iraquianos. Os seus povos antigos, para poder sobreviver aquela época, trabalhavam em grupos e faziam diques, para se proteger das enchentes, o que hoje em dia é bem difícil de se ver.

E assim como o Egito  a Mesopotâmia também sempre possuiu o solo bastante fértil, porém ninguém na época sabia aproveita-lo da maneira mais adequada, que nem nos dias de hoje. E o que mais chama a atenção de quem passa por ali é a sua cultura, pois os nômades, conseguiram deixar suas escritas, danças, músicas, como parte de tudo aquilo, que precisa ser vivido até mesmo no dias de hoje. Não é que, eles não tenham evoluído, eles apenas manteram os seus dogmas e culturas e se aprimoraram naquilo, que realmente havia necessidade.

E isso foi muito bom, pois a sua herança cultural é utilizada por muitos outros países, algumas delas são as seguintes: astronomia, matemática, arquitetura e muitos outros. Então são coisas que realmente devem ser levadas a sério. Outra coisa que eles mantiveram também, foi a sua religião. Eles são politeístas, no caso  acreditam em deuses é no poder de um único Deus, sendo assim representado pelo Rei, que se demonstrava ser o poder maior.

 

Claude monet impressionismo obras e biografia

Oscar Claude Monet, nasceu na França no dia 14 de novembro de 1840.  Sua família era bastante humilde, o seu pai era dono de um pequeno comercio na cidade onde moravam e sua mãe cantora. Seus pais sempre sonharam que ele, continuasse, com os negócios da família, mas desde pequeno ele sonhava em ser pintor. E quem o apoio é influencio foi sua tia Jeanne Marie. 

Monet11Apenas com 11 anos de idade, Monet entrou para escola secundária e já teve a sua arte reconhecida pelos colegas. Ele fazia caricaturas, de tudo e de todos que via pela frente. E aquilo chamava bastante atenção não somente dos estudantes, mas de todos que estavam a sua volta. Em 1854, sua mãe faleceu, o que fez, com que ele  abandonasse a escola e fosse morar com sua tia. E  no ano de 1856, ele conheceu um pintor chamado Eugene Boundin, que o ensinou a técnica de pintura ao ar, livre.

Já no ano seguinte ele se muda para a cidade lus (Paris) é  se viu obrigado a entrar para o exercito, mas uma de suas tias conseguiu sua dispensa, por ter feito ele prometer, que estudaria arte. Em 1862 ele conhece sua esposa, Camille, os dois se casaram é ela vira sua musa inspiradora. Inúmeras vezes, ela apareceu em seus quadros. E ali, naquela cidade ele se aprimorou, começou a frequentar acadêmias de artes e imitar, os grandes quadros, até que tivesse o seu reconhecimento próprio.

Ele foi considerado um grande pintor impressionista, de sua época. E também causador de bastante polêmica devido a sua arte. A sua primeira obra, que foi chamada de Nascer do Sol e recebeu logo uma critica de seus colegas. E o primeiro a fazer esse julgamento, foi o pintor e escritor Louis Leroy.  Foram várias obras e críticas no decorrer de sua vida e algumas delas, são as seguintes:

  • Estuário do Sena
  •  Impressão, Nascer do Sol
  • Ponte sobre Hève na Vazante
  • Camille
  •  O vestido verde
  • A floresta em Fontainebleu
  • Mulheres no Jardim
  • Navio deixando o cais de Le Havre
  • O molhe de Le Havre

 

Sua esposa, faleceu muito nova e deixou para com ele dois filhos. Porém ele se casa novamente, dessa vez com a viuvá de seu colega- Alice. Oscar teve a doença de cataras, que se agravou bastante devido gostar de pintar ao ar livre. Porém ele não desistiu de sua arte. Para não parar, ele começou a utilizar cores mais fortes em seus quadros, assim conseguia ter mais ou menos noção da direção das coisas. Mas tempos depois, ele perdeu a sua vontade de pintar e a sua fonte de inspiração, pois novamente teve de ver sua amada partir. Alice faleceu no ano de 1911 e com isso ele não resistiu por muito tempo. Exatamente 15 anos depois ele vem a óbito.

Dia da Consciência Negra no Brasil

Não seja racista.

Consciência Negra no Brasil é comemorada dia 20 de novembro. Esse dia foi escolhido em memória de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do quilombo, admirado principalmente por sua resistência e força contra a escravidão. A data é referente ao dia de sua morte, escolhida como dia de comemoração, já que o mesmo representava muito bem o que todos desejavam, a liberdade. Hoje está no calendário nacional do Brasil, é estabelecida pela Lei 12.519/2011.

História dos Negros no Brasil

Os negros que viviam no Brasil eram escravos e geralmente imigrantes vindos da África. Tinham filhos que também se tornaram escravos devido a cultura desses tempos antigos. Eles eram mantidos nessa posição porque assim, os agricultores conseguiam mão de obra mais barata. Porém, alguns negros eram de oposição e fugiam formando os famosos quilombos (comunidades grandes de negros, escondidas em meio a mata fechada).

Os primeiros a serem libertos por direito no Brasil, obtiveram esse sucesso através da Carta de Alforria (documento que declarava o escravo livre), para obter o documento eles deveriam pagar uma quantia em dinheiro aos seus donos, ou então se mostrarem merecedores da liberdade.

O problema era maior ainda se tratando de oportunidade de sobrevivência após a alforria, um ex-escravo era tido como opositor ao governo, tendo que lidar com a falta de dinheiro, estudo e sem a menor condição de sobrevivência (já que não havia trabalho).

Não seja racista.
Consciência Negra no Brasil.
(Foto Reprodução)

Tais condições de vida duraram por anos, mesmo com as primeiras leis contra a escravidão, como a Lei do Sexagenário (declarava livre os escravos com mais de 60 anos) e a Lei do Ventre Livre (declarava que o negro que tivesse nascido a partir de uma determinada data, não era considerado escravo). E depois de muita luta, todos foram livres pela Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel em 13 de maio de 1888.

A peleja pela liberdade não acabou por aí, historicamente veremos diversos negros que sofreram e até hoje sofrem o preconceito devido cor de sua pele. Para que tenham seus direitos assegurados, foram criadas diversas leis que contribuem para sua proteção. Principalmente com relação ao racismo.

A lei do racismo é baseada no desrespeito e atitudes de repúdios para com os fatores  étnicos, culturais, religiosos, regionais e de orientação sexual. Pode ser denunciado qualquer indivíduo que haja de tal forma, para o feito basta que o agredido tenha provas do ato e não se esconda. Racismo é crime e precisa ser tratado como tal.