Higiene bucal para as crianças

Higiene bucal para as crianças

A higienização bucal é um processo importantíssimo para a saúde, devendo ser realizada regularmente desde os primeiros meses de idade até o fim da vida. Os cuidados tidos com os dentes, gengivas e língua, são essenciais para a prevenção de inúmeros transtornos como dores de dente ocasionadas pela formação de cáries.

Quando os bebês nascem, os cuidados com suas boquinhas deverão ser ministrados pelos pais, mesmo antes que os dentes de leite apontem. Assim que as crianças começam a crescer, os métodos de higienização terão que ser ensinados e observados sempre pelos mais velhos, para que desde pequenos esses indivíduos tenham bons hábitos e gostem de realizar a prática da escovação.

Higiene bucal para as crianças
Criança sorrindo.
(Foto: Reprodução)

Um importante detalhe a se destacar é: “Não coloque medo na criança, fazendo do dentista uma pessoa má, mas sim um coleguinha bonzinho que cuida da sua dela!”. Muitos pais fazem dos dentistas e de suas consultas, uma “arma” ameaçadora e isso deve ser desmistificado, caso isso não aconteça, os traumas infantis poderão ser carregados por uma vida inteira.

Para ajudar as crianças a cuidar bem dos seus dentes, é necessário que os pais, professores e todos que estão a sua volta, incentivem a prática dos bons hábitos. Veja abaixo algumas dicas educacionais sobre essa higienização para ministrar para elas:

» Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;
» Usar creme dental que tenha flúor;
» Utilizar fio dental diariamente;
» Ter uma boa alimentação, com consumo regular de amido e açúcares;
» Ir ao dentista para exames regulares, mesmo quando nenhum sintoma ou alteração for notada;

Técnicas de escovação

» Coloque pouco creme dental na escova de dente;
» Não deixe que a criança engula o creme dental;
» Opte por comprar escovas com cerdas macias e que caibam na boca da criança;
» Comece escovando a superfície interna de cada dente e depois vá para a parte externa;
» Escove os dentes fazendo voltinhas, na parte da frente;
» Limpe bem a arcada dental superior e inferior;
» Escove a superfície utilizada para mastigar;
» Faça movimentos suaves com a escova, para que a gengiva não seja machucada;

Pica-pau

O desenho animado do personagem Woody Woodpecker (inglês), popularmente denominado na Língua Portuguesa como Pica-Pau, atualmente é televisionado na Emissora de TV Rede Record. Com corpo e características humanas (antropomórfico), o personagem do desenho animado Pica-Pau está entre os desenhos animados prediletos do público infantil, embora pessoas de diferentes faixas etárias também apressiem o mesmo.

Produzido pelo estúdio de Walter Lantz, o desenho do Pica-pau é distribuído pela Universal Pictures. Criado em meados do ano de 1940, por Walt Lantz um artista de storyboard. Embora tenha sido criado em meados do ano de 1940, o desenho animado do Pica-pau só foi televisionado em meados do ano de 1957.

A primeira transmissão do desenho animado do Pica-pau ocorreu no programa The Woody Woodpecker Show. Desde que foi criado em meados do ano de 1940 até os dias atuais, o desenho do Pica-pau já passou por diversas alterações tanto na sua aparência, quanto no seu temperamento.

É importante ressaltar que em seus primórdios, os desenhos do Pica-Pau eram transmitidos em sequências, cujo as filmagens eram live-action (onde a pessoa e o desenho animado se apresentam em junção) de Walter Lantz.

Os Três Porquinhos História

Os tempos de infância trazem lembranças, e quem não se lembra dos tempos em que as mães contavam as historinhas antes de dormir, muitas vezes estas histórias servem de exemplo para que as crianças possam entender e distinguir o certo do errado, para quem não se lembra exatamente da história dos três porquinhos, veja agora e aproveite para retomar estes hábitos de contar historinhas para as crianças.

Os três porquinhos

Era uma vez três porquinhos Bolinha, Bolota e Bolão, os três eram irmãos, e moravam em uma enorme floresta

Em apenas um só dia construiu sua casa de capim, orgulhoso cantarolava;

♫ ♪ – Ligeirinho num só dia construir meu rancho de capim…
Bolinha queiria que sobrasse tempo para brincar.♫ ♪

Bolota também construiu sua casa de pau a pique;
♫ ♪ – Meu rancho de pau a pique construi num instantinho, e agora vou tocar rabeca o dia inteirinho…♫ ♪

Bolão mais esperto e dedicado construiu sua casa de tijolos;
♫ ♪ – De cimento e tijolo vou construir minha casa inteira e enquanto estou trabalhando não gosto de brincadeira…♫ ♪
Bolão precisava de muito tempo para construir sua casa não tendo tempo para brincar com seus irmãos.

Bolinha e Bolota se reuniram e davam gargalhadas de Bolão, porque eles estavam brincando enquanto Bolão construia sua casa…
♫ ♪ – Não tem tempo pra brincar, pra brincar, ele só pensa em trabalhar….rararara….♫ ♪

Bolão trabalhava enquanto os dois brincavam e cassoavam dele.
Ele já cansado dos dois rirem dele disse:
– Zombem a vontade isso pouco me importa, eu vou rir quando o lobo bater em suas portas…

Bolinha e Bolota riram de Bolão e responderam cantarolando:
♫ ♪ – Quem tem medo do lobo mal… lobo mal, lobo mal…♫ ♪
Os dois sairam e foram brincar primo à floresta enquanto Bolão terminava sua casa…

De repente o lobo escondido avista os dois porquinhos, vendo que eles iam em direção à floresta correu por um atalho e se escondeu bem quietinho para que pudesse pegar os dois porquinhos… ele estava com uma fome imensa.

Enquanto isso os dois porquinhos entraram na floresta cantarolando;
♫ ♪- Quem tem medo do lobo mal, lobo mal, lobo mal…♫ ♪

O lobo pulou bem em frente aos dois porquinhos, os dois porquinhos saíram correndo e o lobo atrás, os dois gritavam socorro, socorro…
Vamos correr para nossas casas…

Bolinha conseguiu entrar em sua casa e trancou todas as portas e janelas, Bolota também entrou na sua casa…
O lobo correu em direção a casa de Bolinha que era de capim e disse:
– A bra a porta ou então derrubo tudo…

Bolinha responde:
– Não abro, não abro

O lobo então encheu o pulmão de ar e deu um enorme assopro e derrubou toda a casa de bolinha….

Bolinha assustado conseguiu correr para a casa de Bolota e conseguiu entrar e trancaram a porta, achando que estariam seguros.

O lobo querendo enganar disse:
– Vou embora este porquinhos são espertos…

Aguardou um tempo achando que os dois porquinhos iam abrir a porta, vendo que não iam sair para fora disse: – Abram a porta que eu quero entrar…
Os porquinhos responderam: – Não vamos abrir

Então vou assoprar e derrubar toda a casa…
Encheu novamente o peito de ar e assoprou, toda a casa caiu sobre os porquinhos…

Enquanto isso os dois saíram correndo apavorados correram em direção para a casa de Bolão, a casa de tijolos que eles tanto riram.
Os dois bateram na porta e Bolão abriu, os dois entraram e trancaram a porta…
E o lobo foi atrás dos dois, e disse: – Abram a porta que eu quero entrar…
Os porquinhos disseram: NÃO
O lobo já com muita raiva disse: -Então vou assoprar e esta casa vou derrubar…
Então encheu o peito de ar e assoprou com muita força… Mas nada adiantou a casa estava inteirinha com todos os tijolos no lugar…

Então o lobo olhou para cima e viu a chaminé, teve uma ideia vou entrar pela chaminé e pegar os três porquinhos, subiu e começou a entrar…
Bolão começou a notar que estava caindo folhas, então decidiu colocar uma panela de água quente no lugar, o lobo sem saber desceu pela chaminé caiu dentro da panela, pulou e saiu correndo gritando feito um louco pela floresta ai,ai, ai…

Os três porquinhos então ficaram felizes por terem se livrado do lobo e bolão disse aos seus irmãos:
Aprenderam a lição…primeiro as obrigações e depois a diversão, os dois assim com tanto apuro aprenderam a ser mais responsáveis…

Os três resolveram sãos e salvos dar uma enorme festança para comemorar …

Chapéu de palha para bebê

O chapéu de palha infantil é uma excelente opção para proteger crianças de diversas faixa etárias dos raios solares. O chapéu de palha infantil pode ser encontrado para compra em lojas virtuais e em lojas físicas com diversificação de modelos, marcas, valores e cores.

Além do chapéu tendo a palha como principal matéria prima, são encontrados chapéus infantis com outros tipos de materiais. O chapéu de palha infantil além de proporcionar as crianças proteção contra os raios solares, o mesmo pode ser utilizado para compor o look tanto das crianças quanto dos adultos em festas temáticas, tais como, festa junina, festa a fantasia, festa caipira entre outras.

Veja logo abaixo algumas imagens de modelos de chapéus de palha infantis.

Desenhos de cidades em preto e branco

Desenhar e colorir é uma forma divertida e interessante de despertar a curiosidade, deixar fluir a imaginação, melhorar de forma significativa o discernimento quanto as formas e cores e ainda melhorar o desempenho da coordenação motora. Os desenhos de cidades em preto e branco são uma excelente opção para despertar todos esses benefícios, além de ser uma forma bastante interessante de entretenimento.

Deixe a imaginação fluir e elabore e crie desenhos de cidades, caso não esteja com tamanha disposição, veja logo a baixo alguns desenhos/gráficos de cidades. Os desenhos podem ser imprimidos com agilidade e facilidade e podem ou não ser coloridos.

Desenhos de cidades em preto e branco

                                                                       #

                                                                  #

                                                           #

                                                            #

                                                                  #

Bebê chora muito para dormir

Geralmente os recém-nascidos dormem um período de cerca de aproximadamente 20 a 22 horas. Com o passar dos meses os bebês passam a dormir cerca de 6 a 8 horas, as vezes com pequenos intervalos noturnos. Geralmente alguns bebês choram bastante antes de dormir, e essa irritação pode ser ocasionada ou pode ser decorrente de fatores como:

  • Fome
  • Dor/cólica barriga
  • Sono
  • Fralda molhada ou suja
  • Frio
  • Calor
  • Dente nascendo
  • Dor de ouvido

Quando o bebê está muito irritado e chorando é indicado tentar acalma-lo e também tentar descobrir qual a possível causa da irritação, é indicado massagear a barriga com movimentos leves, ou ainda colocar a mão com delicadeza sobre o ouvido, se o bebê se acalmar ou ainda demonstra alguma reação diferente a dor será a possível causa da irritação e do choro.

Se o bebê estiver na fase entre 8 ou 9 meses, e já está passando pelo período de adaptação (dormir sozinho), é indicado oferecer ao mesmo um urso de pelúcia, um paninho e em último caso a chupeta, pois esses objetos de certa maneira substituem a presença materna, proporcionando calma e acalento ao bebê.