Festas tipicas da Espanha

Corrida de Touros

Para os brasileiros é mais conhecida como “Touradas”. É um dos eventos mais conhecidos do mundo,porém não muito bem visto, devido submeter os animais a maus tratos e a morte. Esse evento surgiu devido a rituais de sacrifícios, feitos pelos gregos e romanos e com o passar dos tempos, foi se transformando no que é hoje.

Tal evento acontece nos estádios apropriados, a duração pode ser de até 40 dias. É o local mais tradicional  que tem esse evento é Madrid.

San Fermin

É uma festa que comemora o dia do padroeiro de Navarra. Tal evento acontece na cidade de Pamplona, no dia seis de julho e termina do dia catorze. A festa começa a partir do momento em que a prefeitura solta foguetes de sua sede. Os moradores da cidade e os turistas prestam sua homenagem vestindo roupas brancas e lenços vermelhos e cantam uma canção de devoção enfrente a estátua de San Fermin. E para finalizar a festa, são soltos touros pela cidade. Eles percorrem um caminho que leva até os estádios, onde acontece uma tourada.

Las Fallas

É considerada o evento mais bonito de toda a Espanha. A Festa começa no dia 15 de Março e termina no dia 19 do mesmo mês. Nela acontece várias exposições, desfiles, shows, queima de fogos e outros. É um evento voltado para o folclore e cultura. No último dia de festa é escolhida a estátua mais bonita e as outras são queimadas, o que podemos dizer, que não é muito proveitoso e legal.

Feira de Abril

É uma festa tradicional, onde reúne a culinária, bebidas, dança e música típica. Nela á mais de 10 mil barracas. Ela acontece na cidade de Sevilha, no sul da Espanha e não tem um dia certo, mas acontece no mês de abril.

Tomatina

A Tomatina acontece na última semana do mês de agosto, na cidade de Buñol. Ela reúne milhares de pessoas e começou devido a um jovem ter arremessado um tomate durante um desfile; desde então os tomates que estão maduros e não servem para produção são esmagados por essas pessoas.

Além dessas festas a Espanha tem, também:

  • Carnavais
  • Festas religiosas
  • O Festival de Mérida e outros.

Espanha

O País da Espanha se encontra na Europa Meridional, na Península Ibérica. Seu território total possui entorno de 504 030 km². Ele é organizado por um governo parlamentar, no caso é um país democrata, que vive perante a monarquia constitucional. Seu clima vária de acordo com o território e estação. Sua população está entorno de 47,27 milhões e a  sua língua oficial é castelhana.

Os pontos turísticos mais visitados, são:

  • Pueblos Blancos na Andaluzia
  • Alhambra- Granada
  • Obras primas de Gaudí- Barcelona
  • Cenários naturais- Picos de Europa
  • Catedral- Santiago de Compostela
  • Vulcões na Ilhas Canárias ou Monte Teide
  • As Prais de Formentera
  • Arte e Ciência- Valência
  • Plaza de Espanã- Sevilha
  • Ruínas Romanas- Segóvia

Oriente médio economia

O Petróleo é a base econômica nos países do Oriente Médio. É naquela região que se tem a concentração de petroleio do mundo  energética.  Aproximadamente  65% da reserva de petróleo de todo o planeta, encontra-se no Oriente médio. Tal quantidade de petróleo  tem os seus pontos positivos e negativos, não apenas naquela região, mas em outras regiões do planeta em que há reserva deste produto. Por um lado é  bom, devido os fatores políticos e econômicos, por outro lado é ruim devido ter causado conflitos entre os países na região.

 

economia oriente m1
O petróleo é uma das principais forças econômicas da região do Oriente Médio. ( foto:reprodução)

Devido a essa gama petróleo na região, no ano de 1960 foi formado um dos cartéis mais importantes do mundo, conhecido como Organização dos Países Exportadores de Petróleo, que é representado pela sigla OPEP.

 

Outra atividade que também ganha bastante espaço na economia do Oriente Médio é a agropecuária. Ela é uma atividade que é desempenhada de maneira tradicional.  A mesma possui pouca tecnologia e mecanização. Tal atividade proporciona a economia ativa de 40% da população,  apesar do clima na região ser árido e semiárido.

O turismo vem ganhando espaço aos poucos na economia dessa região. Um Exemplo disso são Israel e Turquia, países que recebem cerca de 2,5 milhões de turistas por ano.

O Oriente Médio é composto por países como Irã, Iraque, Turquia, Afeganistão, Israel, Iraque, Irã, Arabia Saudita,Bahrein, Catar, Chipre,Iémem, Jordânia, Kuwait, Palestina, Síria e Emirados Árabes Unidos. A população em todo o território é estimada em 260 milhões de habitantes. Seu clima é de deserto.

economia oriente m2
Bandeira dos países que fazem parte do Oriente Médio. ( foto:reprodução)

A religião é bem diversificada, mas a maioria são muçulmanos sunitas e xiitas, mas há também uma minoria cristã. Entre os sunitas e xiitas, ambas já causaram e ainda causam diversos conflitos. Os mesmos sempre chocam o mundo devido tamanha crueldade.

Lugares para visitar em Buenos Aires- Argentina

Casa rosada, congresso e muito mais.

Buenos Aires é a capital e maior cidade da Argentina. É também a segunda maior área metropolitana da América do Sul, ficando atrás apenas da grande São Paulo. Entre outras comparações e pesquisas,  Buenos Aires está entre 20 cidades maiores do mundo com uma população estimada em 13 milhões de habitantes.

Onde ir

. Casa Rosada – E a sede da presidência da Argentina, é o um dos símbolos do país. O palácio passou a ser pintada de rosa por volta de 1870.  Há quem diga que existe várias explicações para que possua essa tonalidade, uma delas seria a representação da união dos partidos políticos. 

 Para conhecer o belo monumento basta ir  ao  Balcarce 50, 1064 e marcar uma visita com o guia do local, que pode acontecer gratuitamente nos dias de sábado, domingo e feriados. 

. Plaza de Mayo –  E considerada o coração político da capital, o palco de manifestações. Exemplo, a manifestação das Mães da Plaza de Mayo ocorre às quintas-feiras. Além disso é possível encontrar vários edifícios no local, tal como a Casa Rosada e a Catedral.   

Casa rosada, congresso e muito mais.
Vista da Plaza de Mayo
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://pasiontuercadigital.blogspot.com.br/2014/03/el-dakar-2015-largara-de-plaza-de-mayo.html

. Av. 9 de Julho; Av. Corrientes; Obelisco – O Obelisco é um dos monumentos mais visitados pelos turistas em Buenos Aires. ele foi erguido com a intenção de celebrar os 400 anos de fundação da cidade. E para quem desejoa visita-lo basta pegar o cruzamento entre as avenidas Corrientes e 9 de Julho.

. Caminito – É considerado um museu a céu aberto devido as suas janelas e paredes serem coloridas e abrigar restaurantes, lojas de lembranças e ateliês. Uma dica para quem irá visitar o local é pechinchar, pois o assédio dos comerciantes com os turistas é alto.  

Caso vá passear de noite por lá, não vá sozinho.
O Caminito encanta os turistas com cores e som.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://mapadomundo.org/buenos-aires/roteiro-de-1-dia-em-buenos-aires/

. Teatro Colón – É motivo de orgulho para quem nasceu e vive em Buenos Aires, pois ele impressiona com sua riqueza de detalhes e  acústica apurada. O teatro é considerado um dos melhores do mundo em se tratando de concertos de ópera e também por suas apresentações serem belas. E para visita-lo, basta ir até Tucumán 1171 ou ainda entrar em contato pelo endereço eletrônico [email protected]. • 4378 7109

. Museu de Arte Latino-americana – Também conhecido como MALBA, abre as portas para exibir quadros de artistas como Tarsila do Amaral, Frida Kahlo e muitos outros.

. Museu Nacional de Belas Artes – Conta a história da Argentina e alguns dos períodos mais importantes por meio de obras de artes locais. O lugar possui quadros belíssimos com obras nacionais.

. Puerto Madero –  É o porto da cidade. Atualmente o local possui excelentes restaurantes, o mesmo é considerado um ótimo passeio em Buenos Aires para aqueles que pretendem conhecer  o lado moderno da cidade. Passando por lá, é possível aproveitar a visita é ir até a Puente de la Mujer e a Fragata Sarmiento, que atualmente funciona como museu.

Pode-se visitar os vestiários e até mesmo o campo de pertinho.
Estádio do Boca Juniors
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://checkinpelomundo.blogspot.com.br/2014/02/buenos-aires-la-bombonera.html

. La Bombonera – É um dos locais mais famosos e visitados pelos turistas. Trata-se do estádio do clube Boca Juniors, um dos times de futebol mais tradicionais da Argentina. N aparte interna do estádio o turista saberá um pouco sobre a história do clube ao visitar o museu.  

 

Países da América Central

A América Central é rica de belezas naturais.

A América Central é constituída por 21 países:

. Belize – capital:  Belmopan

. Costa Rica – capital: São José

. El Salvador – capital: São Salvador

. Guatemala – capital: Cidade da Guatemala

. Honduras – capital: Tegucigalpa

. Nicarágua – capital:  Manágua

. Panamá – capital: Cidade de Panamá

. Bahamas – capital: Nassau

. Barbados – capital: Bridgetown

. Antígua e Barbuda – capital: Saint John’s

. Cuba – capital: Havana

. Dominica – capital: Roseau

. Granada – capital: Saint George’s

. Guatemala – capital: Cidade da Guatemala

. Haiti –  capital: Porto Príncipe

. Jamaica – Capital: Kingston

. República Dominicana – capital: São Domingos

. Santa Lúcia – capital: Castries

. São Cristóvão e Nevis – capital: Basseterre

. São Vicente e Granadinas – capital:  Kingstown

. Trinidad e Tobago – capital: Porto de Espanha

A América Central é rica de belezas naturais.
A América Central é um subcontinente constituído por 21 países .
(Foto Divulgação)
Fonte: http://paisesdeamerica.org/paises-de-america-central-cuales-son/

Geografia/ Economia/ História/ Artes

Trata-se de um subcontinente, assim como a América do Norte e sul, que se localiza no centro de ambos. Ao todo, o território da América Central está calculado em 540.000 Km². A oeste é banhado pelo oceano pacífico e a leste pelo oceano atlântico. A América Central, assim como o sul, é uma região de clima tropical e nela está inserida uma cadeia de montanhas.

Os países que integram essa porção do espaço americano tem suas economias fortemente ligadas à atividade primária, principalmente a pecuária. Os agricultores desenvolvem, majoritariamente, a cultura de subsistência, praticada sem emprego de tecnologias, ou seja, técnicas de manejo, plantio e colheita são rudimentares e tradicionais, a força de trabalho é totalmente familiar. Na América Central são desenvolvidos diversos cultivos, porém o principal em destaque é o milho ( cultura milenar na região). A produção agrícola é destinada à exportação, tendo em vista que a maioria das culturas são tropicais.

Tanto a cultura, arquitetura e gastronomia,  todos foram influenciados pelos Maias que viveram naquela região há alguns milênios até a chegada dos Europeus.  Nota-se o rastro deixado por essa civilização nas vielas das cidades de diversos países daquela região. Até os dias de hoje muitas obras Maias ainda são preservadas e a tradição ainda é apregoada em geração a geração.

A etnia do povo centro-americano é diversificada, pois há uma mistura de brancos, índios ( nativos) e africanos. Assim como o Brasil, os povo da América Central é de fato fruto de uma miscigenação. A  religião que prevalece entre os países dessa é a católica, porém o protestantismo vêm ganhando espaço com o passar dos anos. A língua oficial de alguns países é o espanhol, tendo em vista que há países que tem como língua oficial o inglês, francês e holandês.  

Qual a cor da bandeira da Argentina

A Argentina oficialmente denominada como República Argentina é considerada como segundo maior país da América do Sul, e ainda possui uma das maiores economias dessa região das Américas. A capital fica na cidade de Buenos Aires, já a moeda local utilizada é o peso argentino.

Ao conquistar a Independência liderada por San Martin em 1816, a Argentina passa a se desenvolver como a maioria esperava, logo foi criada sua primeira Constituição , promulgada em 1853. Porém o auge do país se alcançou com o entre os anos de 1946 e 1955, quando foi foi governado pelo presidente populista Juan Domingos Perón.

bandeira argentina
O emblema solar é um ícone importante na Argentina e apareceu em anteriores versões da bandeira.

Esse período marcado como peronismo, implicou no forte e potente crescimento econômico, a criação de direitos sociais e trabalhistas da Argentina, além de grandes investimentos em saúde, educação e nacionalização de serviços públicos.

Símbolo oficial do país, a bandeira da Argentina conhecida como “Celeste”, foi adotada em 27 de fevereiro de 1812. É constituída de três faixas horizontais, a superior e a inferior são na cor azul-celeste, já a faixa do meio é de cor branca. Bem no centro está a figura de um Sol incaico, também conhecido como “Sol de Mayo”, essa imagem possui cor ouro com detalhes em marrom.

O Sol na bandeira apresenta 32 raios, sendo 16 retos e 16 ondulados. Segundo a tradição, a ideia de se colocar o Sol de Maio é proveniente do olhar que o General Belgrano teve em direção céu antes da importante Batalha do Paraná.

VIAGENS A PORTUGAL

Muitas pessoas de diversas partes do mundo, escolhem o vibrante, romântico, charmoso e encantador país de Portugal. Uma viagem a Portugal é algo esplendoroso, pois a diversidade torna o país encantador, com opções de passeios turísticos para todos os gostos em seus belos jardins, parques, monumentos, museus, castelos, praias.

Ressaltando ainda que o país possui fama mundial como o país do romantismo, um lugar que meche com a imaginação e a emoção das pessoas, o clima é inspirador não só para os poetas e pintores, mas a todos que visitam o país.

A gastronomia portuguesa não deixa a desejar em nenhum momento, a culinária é requintada com sabores e aromas inigualáveis, tudo muito colorido, com temperos típicos do país.

Na viagem a Portugal não deixe de experimentar alguns pratos típicos de sua gastronomia:

  • Gaspacho
  • Pataniscas
  • Ovos Moles
  • Pão-de-ló
  • Cozido a Portuguesa
  • Bacalhau à Brás
  • Leitão assado a Moda Bairrada

Na viagem a Portugal não deixe de visitar:

Jardins, Parques e Praças

  • Jardim da Sereia
  • Jardim da Manga
  • Jardins do Bom Jesus
  • Jardim Botânico de Coimbra
  • Parque Verde do Mondego
  • Praça dos Restauradores
  • Praça do Município
  • Praça da Figueira

Museus

  • Museu Pio XII
  • Museu Medina
  • Museu da Imagem
  • Museu Militar do Porto
  • Museu do Carro Elétrico
  • Casa-Museu Guerra Junqueiro
  • Museu de Arte Contemporânea
  • Museu Regional de Arqueologia
  • Museu Nacional da Imprensa
  • Museu de Transportes e Comunicações

Castelos, Torres, Mosteiros, Igrejas, Palácios e Teatros

  • Castelo de São Jorge
  • Castelo da D. Chica
  • Castelo do Queijo
  • Torre de Belém
  • Sé de Lisboa
  • Igreja da Lapa
  • Mosteiro dos Jerônimos
  • Mosteiro de Tibães
  • Palácio do Raio
  • Oceanário de Lisboa
  • Convento do Carmo
  • Theatro Circo
  • Teatro Helena Sá e Costa
  • Teatro do Campo Alegre