Toxoplasmose na gravidez

Toxoplasmose gestacional: causas, sintomas, riscos, tratamento e prevenção

Toda e qualquer enfermidade que acomete o organismo de uma gestante, pode vir a provocar sérios danos, tanto à saúde da mulher, quanto  o feto. Devido a isso, o pré-natal se faz completamente essencial durante o período gestacional, para que se tenha um acompanhamento de ambos, prevenindo e tratando possíveis transtornos que possam surgir.

A toxoplasmose é uma doença alarmante durante a gravidez, isso porque quando a mulher está infectada pelo parasita, poderá vir a transmitir o micro-organismo para o bebê pela sua placenta, ocasionando vários danos ao seu desenvolvimento.

Causas

Essa enfermidade é considerada como infecciosa, podendo ela ser congênita ou adquirida. É causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que se faz bastante encontrado nas fezes de animais (principalmente dos gatos), em alimentos contaminados e carnes cruas.

Observação: Pesquisas revelam que alguns seres humanos também podem vir a hospedar esse tipo de parasita em seu organismo.

Toxoplasmose gestacional: causas, sintomas, riscos, tratamento e prevenção
Mulher grávida segurando na mão de uma pessoa.
(Foto: Reprodução)

Sintomas

» Calafrios;
» Febre;
» Fígado inchado;
» Dores musculares;
» Gânglios inchados pelo corpo.

É importante lembrar que quando a toxoplasmose é adquirida na gravidez, seus sintomas quase nunca costumam se manifestar.

Diagnóstico

A análise do quadro é realizada através de exames clínicos e laboratoriais de sangue.

Tratamento

O primeiro procedimento utilizado pelos médicos será o ministramento de antibióticos específicos para a gestante, proporcionando assim a redução do risco de transmissão do parasita para o bebê.

Após a 18° semana gestacional, poderá ser realizado uma cordocentese para saber se o feto foi ou não infectado. Esse teste se dá através da coleta do sangue do bebê pelo cordão umbilical. Caso a doença seja confirmada, o tratamento da criança poderá ser feito após o seu nascimento.

Prevenção

» Lavar bem as mãos, frutas e legumes antes de comer;

» Separar os alimentos cruz dos cozidos para evitar possíveis contaminações;

» Usar luvas sempre que for mexer com terra;

» Descongelar alimentos de acordo com as suas especificações adequadas;

» Evitar contato com fezes de animais, principalmente de gatos;

» Se tiver gatos em casa, procure levá-los em consultas regulares veterinárias e mantê-los sempre higienizados;

» Evitar o contato com gatos abandonados, desconhecidos e de rua;

» Utilizar facas e tábuas diferentes quando for manusear carnes cruas. Lembre-se de lavar bem as peças posteriormente com água e sabão neutro;

» Cozinhe bem as carnes e opte por não consumi-las cruas ou mal passadas;

» Mantenha a mão sempre higienizada, principalmente depois de lidar com carnes e outros tipos de alimentos, gatos e outros animais, suas fezes, terra, etc;

Riscos para o bebê

» Atraso no desenvolvimento;
» Aborto espontâneo;
» Convulsões;
» Surdez;
» Cegueira;
» Lesões nos olhos;
» Hidrocefalia;
» Atraso mental.

Atenção

Esse texto possui classificação informativa, portanto, não serve de base para avaliação médica. Caso algum dos sintomas acima estejam aparentes ou possua dúvidas sobre essa doença, procure uma orientação especializada por profissionais da saúde.

TOXOPLASMOSE CICLO

O ciclo da toxoplasmose se inicia com a instalação do toxoplasma gondii no intestino do gato onde se dá inicio a produção de oócitos “ovos” do protozoário que são expelidos por meios das fezes que ao ter contato com o chão animais são contaminados por esse meio.
Os gatos e felinos sãos os únicos a ter a capacidade de ser reprodutores da toxoplasmose, todos os seres humanos, mamíferos e aves podem ter toxoplasmose porém apenas o gato tem em seu intestino um meio de produzir a perpetuação da especie através dos oócitos “ovos” que já saem empurolados, as classificações de hospedeiros messe caso da toxoplasmose é da seguinte forma os felinos são hospedeiros primários por ser os transmissores da doença e por sua perpetuação, os demais como aves, seres humanos, animais silvestres entre outros são hospedeiros intermediários.
O ciclo da toxoplasmose pode ser completado com a contaminação por meio de alimentos do solo contaminados pelas fezes, podemos dizer que o ciclo em si de reprodução é feita de forma sexuada no intestino dos felinos que são responsáveis pela perpetuação da especie de protozoário do toxoplasma gondii.
O número de casos de toxoplasmose é muito grande não só em países que ainda estão em desenvolvimento o ciclo que se reinicia com a contaminação de animais e pessoas podem trazer riscos para saúde e para a gravidez.

Toxoplasmose Igg Reagente

IgG Reagente
Sorologia – Detecção da Toxoplasmose IgG Reagent

A Toxoplasmose é uma complicação no organismo humano provocada pelo parasita Toxoplama Gondii por meio do contato com os ovos desses animais e ingestão dos mesmos. Estima-se que essa seja a doença mais comum do mundo inteiro. Aproximadamente um terço da população possui Toxoplasmose, tanto em países desenvolvidos como em países subdesenvolvidos.

De todas essas milhões de pessoas que contém o parasita, poucas pessoas sofrem com a doença. Isso porque a grande maioria dos seres humanos é imune aos efeitos do parasita no corpo. O Toxoplasma Gondii pode estar presente em diversos tipos de animais mas só temrina seu ciclo de vida com os ovos nos felinos. Os ovos são liberados pelas fezes desses animais e contaminam os lugares em volta.

O parasita pode trazer malefícios quando o corpo do paciente encontra-se com imunidade baixa. Os sintomas são semelhantes aos da gripe – febre, dor de garganta, cansaço, dor de cabeça e dores musculares, porém com uma duração maior. Caso contrário, o parasita fica adormecido no corpo de hospedeiro para o resto da vida sem causar qualquer complicação.

Para manter esse parasita adormecido, o corpo humano produz um anticorpo chamado IGG, que é mais forte que os outros e específico para a Toxoplasmose. Em um exame que der Toxoplasmose IGG reagente ou positivo, isso quer dizer que o paciente possui o parasita em seu corpo, mas que este encontra-se detido pelo anticorpo.

Pacientes com deficiência imunológica devem fazer os exames e procurar tratamento médico caso preciso. Salvo esses, 90% dos casos não sejam a adquirir a doença, somente o parasita adormecido.

TOXOPLASMOSE IGG POSITIVO

Quando fazemos um exame de sangue para sabemos se estamos contaminado com o toxoplasma gondii e no exame consta toxoplasmose IgG reagente significa que é positivo ou seja estamos contaminado. Dependendo de que local possa está o protozoário, como nos olhos por exemplo.

Quando nos resultados está IgG positivo e IgM positivo significa que estamos contaminado pelo cisto mas que não se sabe ao certo quanto tempo está presente no nosso organismo, pelo fato de que o IgM é anticorpos de fase aguda já o IgG é anticorpos de fase crônica.

Quando no resultado do o IgG é positivo e o IgM é negativo significa que já tivemos a contaminação mas que estamos imune por este motivo ocorreu no exame IgG positivo. Os resultados dos exames podem variar dependendo se dar negativo ou positivo.

Quando o resultado der IgG positivo e IgM positivo é necessário fazer um tratamento pois se a fase está na crônica significa que podemos reduzir os sintomas ou lesões. Para isso apenas um médico para iniciar o tratamento da forma correta.

TRATAMENTO DA TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose é muito conhecida como a “doença do gato”, pelo simples fato de que o gato é o principal transmissor dos protozoários para os seres humanos. A toxoplasmose é uma doença que é assintomática que por esse fato muitas pessoas contém a doença mas nem imagina.

Mas para outras a doença pode causar lesões ou problemas mentais. São muitas problemas que a toxoplasmose trás junto com o cisto esses problemas de saúde são: toxoplasmose cerebral, convulsões, toxoplasmose ocular, pneumonite, toxoplasmose na gravidez, miocardite e muitos outros.

Pelo fato da toxoplasmose pode levar a óbito certos casos é necessário fazer o tratamento, o que ocorre com o nosso organismo é da seguinte forma. Quando somos contaminado e o cisto entra no nosso organismo o nosso corpo cria anticorpos IgM para combater, mas quando fica por muito tempo esse cisto no nosso organismo e se torna uma doença crônica passa a criar o anticorpos IgG.

Para pessoas que não estamos com nenhum sintomas e até aquelas que sentiram os sintomas parecido com gripe, mas depois de algumas semanas sumiu, não tem precisão de tratamento, aquelas que precisam de tratamento com rapidez são aqueles que estão grávidas, que tem a toxoplasmose ocular, cerebral, e outros que deixam sequelas.

O tratamento deve ser feito por um médico especializado que fazerá alguns exames e começará o tratamento, mas normalmente os médicos fazem uma profilaxia para evitar que a toxoplasmose que está imune no nossa organismo seja reativado, mas somente o médico pode passar os remédios adequado.

EXAME DE TOXOPLASMOSE

O exame de toxoplasmose ocorre através de um exame de sangue feito, quando coletado vai para  o laboratório de exames de sangue para ser estudado, são muitos tipos de exame que pode nos mostrar se estamos contaminados ou não, mas o exame de sangue é o mais utilizado.

O exame de sangue deve ser estudado da forma certa pois estuda os anticorpos que contém no nosso organismo, mas como assim? é simples de entendermos, quando o sangue é coletado é feito um exame no laboratório para saber se contém anticorpos IgG, IgM ou IGA, cada anticorpo funciona no nosso organismo de uma forma.

O exame de sangue quando detecta anticorpos que estão presente pelo fato de está contaminado com o toxoplasma, por isso que os anticorpos aparecem no nosso organismo, para evitar que o toxoplasma se manifeste. Quando detectado nos exames consta toxoplasmose positivo.

Quando o exame é feito em crianças ou em bebê é necessário que se faça um preparamento físico e psicológico por causa da idade de cada um. Quando fazemos o exame de toxoplasmose queremos saber se estamos infectado com o protozoário, sendo assim começamos o tratamento ou até mesmo evitamos na grávidez um problema com o feto.