Aprenda como calcular a fórmula percentual de um composto

Ao ver o titulo de nosso tema, você deve ter ficado confuso, isso é normal. Muitas pessoas acham que se trata de matemática financeira, mas não é. Essa matéria se trata de química, sim.

Hoje iremos tirar algumas duvidas, como por exemplo: calcular o percentual de um composto. Mas primeiramente precisamos saber o quê ela significa.

A fórmula pode estar ser chamada de Percentual ou então de  centesimal. E para quem não sabe, essa fórmula é de suma importância, pois é por meio dela que se determina outras fórmulas químicas do composto. Sendo assim, é impossível obter as  fórmulas: mínima, empírica e molecular, sem ela.

Ela tenta indicar que a massa de cada elemento químico presente em cem partes de uma atmosfera, possui uma porcentagem “X”, em cima dele. Ou seja, ela trabalha como se estivesse utilizando a matemática simples também, fazendo assim com que cada elemento da substância, possua uma quantidade “X” de elemento.

Tome cuidado para não colocar a quantidade diferente de cada elemento.
Fórmula de Percentual

Primeiramente é necessário saber que as substâncias puras possuem menos elementos combinados dentro da mesma proporção da massa. Por tanto, tome cuidado com a quantidade que irá colocar na fórmula. E para que possa compreender melhor o que estamos querendo lhe demonstrar, vamos á um exemplo.

Exemplo:

Questão: determine a fórmula do percentual de um sal inorgânico, sendo que a análise da amostra indica que em 50 gramas dessa substância possui cerca de 20 gramas de cálcio.

Atenção: a resolução de cada massa vai ter de ser feita por um cálculo diferente, porém sempre com a mesma fórmula. Por tanto ela vai ficar da seguinte maneira:

Massa do cálcio =  massa do cálcio na amostra . 100%
massa total da amostra

Porcentagem de massa do cálcio = 20 g . 100%
50 g

Porcentagem de massa do cálcio = 40 %

 

Sendo assim,  logo a fórmula centesimal pode ser representada porCa40%

 É bem simples aplicar a fórmula da porcentagem quando já se tem as quantidades adequadas de cada elemento. Procure sempre estar indo em busca da quantidade, para depois resolve-la. No mais, não esqueça manter a concentração no que está lendo e fazendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.