Brasil Blogado » Estudos » Células Tronco Resumo Completo

Células Tronco Resumo Completo

As células passam por um processo para que possam existir e logo, que são reproduzidas elas se dividem e se classificam. Veja isso e muito mais na matéria a seguir.

     

Para que se consiga entender o que é uma célula tronco e preciso primeiro, saber de onde ela veio, como ela surgiu. Bom isso é bem simples de si entender, então vamos ser bem diretos nessa área.

As células surgem a partir do momento em que o espermatozoide fecunda o óvulo, fazendo assim, que de origem ao zigoto, que por sua vez, sofre mitoses, que forma uma bola de células, que podem estar ajudando a diferenciar os folhetos germinativos e também os tecidos e órgãos do organismo. Então essas células que são originadas pela mitose do zigoto é que vão ser as células tronco.

Classificação

As células tronco, podem estar sendo chamadas também de células mãe ou então células estaminais. Elas são bastantes simples e possuem a capacidade de diferenciar-se uma da outra, fazendo assim, com que formem quaisquer tecido. E elas podem estar sendo classificadas da seguinte maneira:

  • Células Tronco Embrionárias

 Que são retiradas do embrião. E podem estar sendo divididas como células tronco totipotentes (que pode ser encontrada na primeira divisão do embrião) e em células troncos pluripotentes (que só podem estar sendo retirada do embrião, após o quinto dia de fecundação). Enfim, a totipotente, consegue diferenciar a placenta e já a pluripotente, não.

celulas tronco 1 300x167

Foto Reprodução.

  •  Células Tronco adultas

Que são retiradas do organismo.

Exemplo: Medula óssea, fígado, sangue, cordão umbilical, placenta e dentre muitos outros.

Em vários países, principalmente no Brasil, estão sendo feitos vários estudos por meio da célula tronco, para que se possa estar descobrindo, a cura de várias doenças e vírus. E dentre as pesquisas, podem ser encontradas as seguintes doenças: o câncer, doenças relacionadas ao coração, a hepatite, Alzheimer, diabetes, renais e dentre outras.

E dentro do nosso país o que mais chama a atenção nos estudos é a inovação que eles estão tentando fazer. Bom, vamos ser um pouco mais objetivos no assunto. O Instituto Butantan, conseguiram obter as células tronco por meio do leite, que por sua vez estão sendo aplicadas em pacientes que possuem problemas de na córnea, porém devesse ressaltar, que é somente um teste por enquanto.

E já os pesquisadores do Instituto Nacional de Cardiologia junto com a ajuda do Instituto de Biofísica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, conseguirão transformar a células do sangue menstrual, em células troncos embrionárias. E apesar do método utilizado por eles serem um tanto, quanto nojento, o projeto está embasado na melhoria de muitas doenças.


Quer comentar ?