Brasil Blogado » Variados » Como tirar passaporte

Como tirar passaporte

Neste artigo você irá conferir todas as informações sobre documentação para dar entrada no seu passaporte, de acordo com as especificações da Polícia Federal.

     

A Polícia Federal (PF) é o órgão responsável pela emissão de passaportes de todo o país, isso porque desde a Constituição de 1988, vem realizando em toda a extensão territorial brasileira, serviços de segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas, executando atividades de polícia aeroportuária, de fronteiras e marítima.

Essa instituição, é subordinada pelo Ministério da Justiça, suas sedes podem ser encontradas em todos os estados do país, bem como delegacias e postos avançados. Nesses locais e também em seu site, é possível realizar a solicitação do passaporte, que deverá ser feita segundo as descrições abaixo:

» Tenha em mãos todos os documentos solicitados, de acordo com a especificidade do passaporte que deseja;
» Peça a emissão do passaporte. somente após preencher todos os dados solicitados, a GRU (Guia de Recolhimento da União) será emitida;
» Pague a GRU até a data de vencimento informada;
» Se destine até um dos postos da PF com toda a documentação original exigida, o GRU pago e o protocolo de identificação;
» Realize consultas para saber como anda o pedido do passaporte;
» O passaporte deverá ser buscado pelo seu titular no dia e local marcado, lembrando que o mesmo deverá apresentar sua identidade e assinatura de recibo para receber o documento.

Dicas para tirar o passaporte

Passaportes.
(Foto: Reprodução)

Documentação necessária

Passaporte Comum para brasileiros

» GRU paga;
» CPF;
» Documento de Identidade (para maiores de 12 anos de idade);
» Autorização dos pais (em casos de menores de 12 anos de idade);
» Título de Eleitor e comprovantes de que votou na última eleição;
» Certificado de Naturalização (para os naturalizados);
» Documento que comprove quitação com o serviço militar obrigatório;
» Passaporte comum ou de emergência anterior (quando houver);

Outros passaportes

As demais particularidades de passaportes (de Emergência, para Estrangeiros e Laissez-Passer) atendem públicos diferenciados, e por isso sua documentação se faz singular a do passaporte comum. Se esse for o seu caso, se destine até um dos postos da Polícia Federal para obter explicações mais específicas em relação as suas necessidades.

Mais informações

» Site da Polícia Federal;
» Central de atendimento: 194.

 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?