Guerra Fria e a Nova Ordem Mundial

A Guerra Fria foi uma disputa ideológica; que aconteceu entre os Estados Unidos e a União Soviética. Ela tinha como objetivo a expansão das áreas que influenciavam o sistema econômico e a doutrina política econômica.

Tal disputa começou no fim da Segunda Guerra Mundial em 1945 e teve fim em 1991; que foi quando a União Soviética deixou de existir. A União defendia o socialismo e o Estados Unidos o capitalismo; ambos eram considerados as maiores potencias do mundo.Guerra Fria

Esse conflito não foi armado; porém ambos os lados estavam coim medo e saíram atras de aliados e munições. Tal conflito tinha munição para destruir o mundo. Esse período do conflito foi chamado de Paz Armada.

Houve também o período da Corrida Espacial; que no qual os dois países disputavam para mostrar quem possuía o sistema mais avançado. Aconteceu também o chamado, Caça as Bruxas, onde ninguém podia sair do país; e quem defendesse o outro partido a não ser o do seu país, era morto.

Com isso tudo a Alemanha foi divida ao meio:

  • A República Democrática da Alemanha, que na qual era comandada pelo socialismo;
  • E a República Federal da Alemanha, que era comandada pelo capitalismo.

Guerra Fria 3Surgindo daí, o famoso Muro de Berlim.

Com isso aconteceu outras revoluções como:

  • A Cortina de Ferro;
  • Plano Marshall e COMECON;
  • E os envolvimentos diretos (Guerra da Coreia e Vietnã).

Em 1980, a União entra em crise; fazendo com que acabe o socialismo. E Enfim, o Muro de Berlin é derrubado; e a Alemanha, volta a ser unificada. Fazendo surgir uma Nova Ordem Mundial; tal união foi celada com a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). E com o surgimento da nova ordem os países tiveram que ser hierarquizados, novamente; antes eles eram classificados como países de primeiro, segundo e terceiro mundo.

E agora ficou classificado como:

  • Países do Norte (desenvolvidos);
  • Países do Sul (subdesenvolvidos). 

Apesar da Rússia ter ficado com a maioria das armas nucleares, ela não tinha dinheiro para sustentar o mesmo. Já os Estados Unidos tinham que ter um adversário para justificar tamanho investimento; e no ano de 2001, foi atacado por um novo inimigo, os terroristas da Al-Qaeda. Tal ataque fez com que os Estados Unidos, invadissem o Afeganistão a procura de seus líderes. O mais conhecido entre todos, era o Osama Bin Laden; que no qual foi encontrado morto em 2011, na Palestina.

Com todo o histórico que possui, nenhum país vizinho tem coragem de bater de frente com o norte- americano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.