Brasil Blogado » Português » HUMANISMO E TROVADORISMO

HUMANISMO E TROVADORISMO

O Humanismo e Trovadorismo tem espaço na história, tanto literária quanto filosófica. Pois, ambos, são de extrema importância para o compreendimento humano. Acompanhe a matéria a seguir e aprenda mais sobre estes dois importantes movimentos.

     

A história literária portuguesa começou a partir do século XII, quando Portugal conseguiu se constituir como estado independente. E a mais de oito séculos, a produção literária foi se destacando e é dividida em três partes: era medieval, clássica e romântica ou moderna. 

Porém, essas funções de estilos individuais de cada artista foram divididas em duas formas, sendo assim: Estilo da Época ou Escola Literária. e assim como Portugal tinha o seu modo de dividir as suas ascensões, os brasileiros também tinham. E elas ficaram dá seguinte maneira: Era Colonial e Era Nacional.
Mas tal divisão, não fazia e ainda não faz com que os artistas deixem de ter um pouco de característica de cada era.

Humanismo

O Humanismo também pode ser chamado de pré renascimento ou quatrocentismo. Ele corresponde ao período de transição da Idade Média para a Idade Clássica, que teve como marco as nomeações de Fernão Lopes, Guarda-Mor da Torre do Tombo e Cronista-Mor do Reino, quando recebeu de D. Duarte, rei de Portugal, a incumbência de escrever a história dos reis, que por ali, já comandaram.

O Humanismo, se baseava muito na visão do mundo e nas coisas que não poderiam acontecer por acaso.

O Humanismo foi um período de transição que teve inicio na Itália. O movimento marcou a aproximação do homem para com sua natureza.
( Foto Reprodução)

 

E historicamente, o humanismo, foi um movimento intelectual italiano que se irradiou por toda Europa no final do século XIII. Mas isso, só aconteceu devido a queda de Constantinopla. Os intelectuais refugiaram-se na Itália e começaram a difundir uma nova visão de mundo. E entre as principais ideias desses refugiados humanistas estavam:
> A retomada da cultura antiga, que aconteceu por meio de estudos e imitações dos poetas e filósofos greco-latinos.
> A revalorização da filosofia de Platão, mas precisamente na área do neoplatonismo. 
> A crítica à hierarquia medieval, ou seja, eles reivindicavam a posição do homem perante ao universo, não acreditavam no destino.  
> E por fim, o bifrontismo,  que marcou bastante as características medievais  e renascentistas .

Trovadorismo

O início da arte literária moderna começou por meio da produção dos poetas da “Idade Média” que eram chamados de trovadores. Termo esse, que se origina, de trobadour, que significava “achar”, “encontrar”.

O Trovadorismo era um movimento poético, que teve início no século XII, no sul da França, mas precisamente na região da Provença. Nele existiam diversos meios de declamar um poema, mas o preferido eram os versos cantados. E para acompanha-los em suas apresentações, havia de fundo, o som dá música lira.

As coisas não mudaram muito de lá para cá. As pessoas, continuam cantando os seus amores e suas decepções.

Os trovadores mostravam, através de seus poemas, o amor e suas revoltas.
(Foto Reprodução)

 

E as cantigas que eles cantavam, eram divididas, em quatro categorias: amor, amigo, escárnio e por fim,o maldizer.

> As de amor, falavam sobre os cavalheiros que tentavam conquistar as mulheres que roubavam seus corações.

> Já as de amigo, eram cantadas por mulheres apesar das escritas serem de homens. E os temas principais destes era a distância que se encontravam de seus amados.

> As de escárnio, eram cantadas para jogar indiretas, porém de maneiras discretas.

> E o maldizer, eram um das que mais preocupava, pois elas eram cantadas para jogar uma indireta á outra pessoa, de maneira direta.

Ambos representam o crescimento do ser humano, em diversas áreas.

Trovadorismo X Humanismo
(Foto Reprodução)

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?