Brasil Blogado » Escolar » Objetivos do MERCOSUL

Objetivos do MERCOSUL

A MERCOSUL aconteceu por meio de um tratado, assinado, por alguns países da América do Sul. Isso é fácil de perceber, devido ao seu nome. Mas você sabe me dizer, qual é o seu objetivo e o que eles ganham com isso? Se não, leia o artigo a seguir é descubra.

     

Para se conhecer os objetivos da MERCOSUL é necessário antes, saber o porque que ele existe e também, como foi, que tudo aconteceu. Bem ele nada mais é do que um tratado, feito entre alguns países da América do sul, sendo eles os seguintes: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai . Esse tratado foi assinado entre os anos de 1991 a 1994.

  • Tratado de Assunção (26/03/1991)
  • Protocolo de Ouro Preto (17/12/1994)

Porém houve outros países que quiseram se unir a esse meio. Então no dia vinte e oito de fevereiro de mil novecentos e noventa  seis, a Chile firmou contrato. E já no dia vinte e cinco de junho de mil novecentos e noventa e sete foi a vez da Bolívia.

E agora, já sabendo como tudo aconteceu, vamos ao seu objetivo, que por sua vez tem muito haver com o seu nome, que na verdade é Mercado Comum do Sul, sendo assim, MERCOSUL é apenas a sua sigla representante. Eles têm como objetivo principal, criar uns mercados onde ambos os países, possam estar circulando com as suas mercadorias e serviços, livremente, desde que estejam de acordo com as regras impostas no tratado.

mercosul

Foto Reprodução

Então, isso quer dizer, que os países envolvidos dentro do tratado, podem estar circulando dentro dos de mais. Fazendo assim, com que a sua mercadoria e serviço sejam mais valorizados e também visados pelos outros países, que não participam dessa união. Porém não para por ai. O tratado também visa ajudar, permitir e desenvolver os interesses no mundo. Sendo assim, os países por sua vez, ficam mais fortes para estar tanto comprando como vendendo, por tudo o mundo.

Mas enganasse quem acha que eles só trabalham a área comercial, pois não é. Eles vão bem mais adiante aos dias de hoje, abrangendo assim, também as seguintes áreas: social, política, educacional, científica, ambiental e muitas outras. Enfim, a Mercosul, nada mais é do que um grupo, com vários tipos de descendências, onde juntos, conseguem ter forças maiores, para prosseguir, mediante as ações de toda a população.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?