Livros da Fuvest 2014

Quando se está estudando para o vestibular , logo se faz um planejamento com tudo aquilo, que deve ser revisado. Isso faz com que o estudante, não se esqueça de nada, que ele irá necessitar de saber no momento da prova. E dentro dessa programação, deve estar os livros da área de literatura. Em muitas faculdades ou universidades eles passam os nomes e autores, mas já em outras, há aquele certo suspense, mas esse não é o caso da Fuvest. Então veja logo abaixo, a lista de livros que vai ser preciso ler e compreender, para estar prestando o vestibular no ano de 2014, para essa instituição.

Livros

  • Viagens na minha terra- Almeida Garrett. O livro conta com uma mistura de ficção e realidade.
  • Til- José de Alencar. Esse livro se trata de um romance regionalista.
  • Memórias de um sargento de milícias–  Manuel Antônio de Almeida. Trata de uma história de amor e aventura.
  • Memórias póstumas de Brás Cubas- Machado de Assis. Fala sobre detalhes da vida.
  • O cortiço– Aluísio Azevedo. E um romance que defende o naturalismo e o realismo.
  • A cidade e as serras- Eça de Queirós. Fala da vida de um escritor realista.
  • Vidas secas- Graciliano Ramos. Narra a história de uma família que mora em meio ao sertão.
  • Capitães da areia– Jorge Amado
  • Sentimento do mundo- Carlos Drummond de Andrade.
E para aqueles que não possui tempo, para estar lendo o livro por completo, basta procurar os resumos e os comentários sobre eles. Eles podem ser encontrados facilmente, as vezes o próprio livro, possui o resumo, no final e até mesmo questões que podem estar sendo discutidas. Enfim, isso pode ajudar bastante, porém o melhor e ler os livros por completo, pois a maioria dos vestibulares visam muito os detalhes, o que  pelo resumo, não é capaz de adquirir.  Fora que o estudante consegue captar toda a essência da história do livro.
 
Atenção: A lista pode estar sendo alterada, no decorrer do ano, então é sempre bom estar entrando no site oficial, para saber se algo foi modificado. 

Vestibulares 2013

Processo para ingressar em uma universidade ou faculdade
Processo Seletivo 2013

Os exames vestibulares, são processos de seleção para ingressar novos estudantes nas universidades e faculdades, dando a oportunidade de uma profissão. Os vestibulares 2013 apresentarão provas com conteúdos de ensino fundamental e médio, variam de acordo com a instituição, serão realizadas em universidades públicas e particulares.

As universidades públicas são as mais concorridas, devido sua gratuidade e qualidade de ensino. Os exames de seleção tem um nível mais elevado que nas universidades privadas , suas vantagens são inúmeras. Pois ter um diploma de ensino superior público possibilita o sucesso no concorrido mercado de trabalho.

Os vestibulares de instituições particulares, são também bastante concorridos, seu exame de seleção são mais simples. Portanto a algumas universidades privadas, que tem parcerias e convênios com programas de ajuda ao universitário que podem ajuda- lo após o vestibular como :

PROUNI:
Programa universidade para todos, tem como finalidade a concessão de bolsas parciais ou integrais ,através de um exame seletivo , assim o aluno podendo contemplar ate mesmo do valor parcial , dependendo de sua pontuação.

OVG:
O programa de bolsa universitária OVG, está disponível para acadêmicos do estado de Goias. A bolsa trabalha de forma parcial e integral, para alunos de renda baixa. Dessa maneira os estudntes podem se beneficiar do valor total do curso, as inscrições são abertas duas vezes ao ano ,é podem ser acompanhadas no site: www.ovg.org.br .

FIES:
O programa de financiamento estudantil (FIES) , tem como objetivo financiar o curso superior , para estudantes que não tem como arcar com os custos,o aluno deve estar matriculado regularmente e deve procurar uma agencia bancaria para mais informações.

ENEM:

O ENEM é um programa bastante conhecido no Brasil, ele foi criado para analisar o conhecimento dos candidatos de ensino médio e enviá-los para as universidades ,e é um exame que exige bastante esforço e determinação do aluno.

As inscrições  para os vestibulares  2012  já foram encerrados, já os processos de seleção 2013 serão iniciados no inicio do ano letivo de 2013.

Inscrição Unesp 2013

O Vestibular Unesp 2013 irá selecionar os alunos que ingressaram na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), considerada uma das melhores faculdades de São Paulo. Estima-se que a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) ofereça ensino gratuito e de qualidade para cerca de aproximadamente 35 mil estudantes.

Para participar do Vestibular Unesp 2013, o estudante terá que pagar uma taxa de inscrição, estima-se que essa taxa custe cerca de aproximadamente R$ 110,00, ressaltando que os estudantes que não possuem condição de efetuar o pagamento da mesma a isenção da taxa poderá ser solicitada.

O Vestibular da Unesp 2013 provavelmente será organizado pela Vunesp , e os estudantes poderão obter maiores informações no seguinte endereço eletrônico: www.unesp.br/vestibular .

Vestibular UERJ 2012

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro abriu inscrições para o vestibular de 2012, sendo uma das faculdades mais disputadas do Brasil, possui um valor acessível para a taxa de inscrição, cerca de R$ 85,00, os candidatos devem ter concluído o ensino médio ou terem conseguido aprovação no Enem, o vestibular é composto por duas fases, sendo a primeira composta por questões objetivas e a segunda por questões discursivas, as incrições podem ser feitas através da internet ou na própria instituição de Ensino.

A UERJ disponibiliza dos seguintes cursos:

-Administração;

-Artes Visuais;

-Ciência da Computação;

-Ciências Biológicas;

-Ciências Contábeis;

-Ciências Econômicas;

-Ciências Sociais;

-Desenho Industrial

-Direito;

-Educação Física;

-Enfermagem;

-Engenharia Civil; Elétrica, Mecânica, Química;

-Filosofia;

-Geografia;

-Química;

-História

-História da arte;

-Jornalismo;

-Letras;

-Matemática;

A UERJ surgiu no ano de 1950, desde então tem se troenado a faciuldade mais concorrida existente no Brasil, uma universidade de respeito, com estruturas modernas para atender todas as necessidades dos alunos, com uma prioridade de formar profissionais capacitados com qualidade. A faculdade é a união de várias outras instituições, sendo disponível aproximadamente mais de 30 cursos Superiores, dando ao candidato uma diversidade de escolha enorme.

Possui cursos de pós graduação, ensino à distância, a enorme procura para ser um aluno da UERJ torna a capacitação dos alunos mais elevada, sendo necessário muita preparação para conseguir ser um dos aprovados do vestibular.

Em caso de dúvidas relacionadas ao vestibular acesse a página da UERG www.vestibular.uerj.br.

COMO FUNCIONA O VESTIBULAR

O vestibular é uma prova que geralmente ocorre duas vezes no ano, sendo uma no mês de Outubro à Dezembro e a outra entre os meses de Maio à Agosto, desta forma as pessoas que estão concluindo o ensino médio, EJA que tenha o certificado de conclusão do ensino médio fazem a inscrição e estudam bastante para conseguir fazer a prova do vestibular.

Nos últimos anos a prova tem ocorrido em dois dias, sendo eles sábado e domingo, já que contém diversas questões mais redação dissertativa, narrativa ou argumentativa. Cada instituição de ensino superior cria métodos diferente de vestibular, possuindo regras e normas que são estipuladas nas provas, como por exemplo o uso de lápis, calculadora, horário de chegada e saída, quantidade de seleções de prova, notas, classificação, inscrição do vestibular e muitos outros.

Na inscrição do vestibular é necessário dos dados pessoais do candidato, dos integrantes da família, questões sócios econômicos e outras questões que devem ser respondido, depois de feito todo o processo é necessário emitir o boleto e pagar. Os valores dos vestibulares são diferentes, podendo variar de 30,00 reais à 250,00 reais, sendo que tem Universidades e Faculdades que oferecem requerimento de carência, caso a pessoa não tenha condições de pagar o vestibular.

No vestibular podemos encontrar questões de diversas áreas como:

Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Linguagens

Códigos
Matemática

Exatas

A nota de corte do vestibular é de acordo com cada instituição de ensino superior, sendo assim é essencial que leiamos o edital que é lançado antes das inscrições abrirem, pois no edital teremos informações sobre o dia da prova, notas de corte, quantidade de vaga para cada curso, sobre cotas e outras informações essenciais.