COMO FUNCIONA O VESTIBULAR

O vestibular é uma prova que geralmente ocorre duas vezes no ano, sendo uma no mês de Outubro à Dezembro e a outra entre os meses de Maio à Agosto, desta forma as pessoas que estão concluindo o ensino médio, EJA que tenha o certificado de conclusão do ensino médio fazem a inscrição e estudam bastante para conseguir fazer a prova do vestibular.

Nos últimos anos a prova tem ocorrido em dois dias, sendo eles sábado e domingo, já que contém diversas questões mais redação dissertativa, narrativa ou argumentativa. Cada instituição de ensino superior cria métodos diferente de vestibular, possuindo regras e normas que são estipuladas nas provas, como por exemplo o uso de lápis, calculadora, horário de chegada e saída, quantidade de seleções de prova, notas, classificação, inscrição do vestibular e muitos outros.

Na inscrição do vestibular é necessário dos dados pessoais do candidato, dos integrantes da família, questões sócios econômicos e outras questões que devem ser respondido, depois de feito todo o processo é necessário emitir o boleto e pagar. Os valores dos vestibulares são diferentes, podendo variar de 30,00 reais à 250,00 reais, sendo que tem Universidades e Faculdades que oferecem requerimento de carência, caso a pessoa não tenha condições de pagar o vestibular.

No vestibular podemos encontrar questões de diversas áreas como:

Ciências da Natureza
Ciências Humanas
Linguagens

Códigos
Matemática

Exatas

A nota de corte do vestibular é de acordo com cada instituição de ensino superior, sendo assim é essencial que leiamos o edital que é lançado antes das inscrições abrirem, pois no edital teremos informações sobre o dia da prova, notas de corte, quantidade de vaga para cada curso, sobre cotas e outras informações essenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.