Alimentos Transgênicos

São descritos como alimentos transgênicos todos aqueles que possuem em sua estrutura uma genética alterada artificialmente, se transformando em algo não existente na natureza. Esse procedimento acontece quando os cientistas e pesquisadores adicionam um gene diferente ao corpo, podendo ele ser de um animal, vegetal, vírus ou bactéria.

Devido a troca genética existente nessa reação, novas características são criadas e dadas a espécie modificada. Em relação aos alimentos, todo esse processo costuma ser feito para fazer com que sua produção seja mais resistente as pragas, para que cresçam mais rapidamente e atinjam tamanhos maiores que os tradicionais, para que tenham um amadurecimento prolongado, para que haja uma alta melhora nutricional, entre outros.

Toda essa transformação é realizada através da engenharia genética, desde 1973, com técnicas de biotecnologia. No Brasil, essa troca de DNA só começou a acontecer depois de 1988, tendo como a sua principal empresa representante de cruzamento de genes à produção de alimentos transgênicos a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que possui atualmente uma série de acordos e parcerias com outras instituições de altíssima qualidade, como a Monsanto, a AgrEvo, a Cyanamid e a Rhône-Poulenc.

Alimentos Transgênicos
Tomates transgênicos.
(Foto: Divulgação)

Alimentos

Os principais alimentos considerados transgênicos atualmente são:

» Arroz;
» Soja;
» Milho;
» Canola;
» Mandioca;
» Inhame;
» Batata doce;
» Melão;
» Tomate;

Vantagens

» Maior resistência e durabilidade no armazenamento e na estocagem;
» Aumento da produção de alimentos;
» Eliminação das pragas nas plantações;
» Melhora do conteúdo nutricional;
» Produção de alimentos com fins terapêuticos;

Desvantagens

» Aumento das reações alérgicas;
» Aumento da resistência aos pesticidas;
» Os compostos usados para a eliminação de pragas podem vir a eliminar espécies de animais benéficos para a plantação, como as minhocas e abelhas;
» As plantas que não sofrem a modificação podem vir a ser eliminadas pelo processo de seleção natural;

Segurança

A CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) é a empresa responsável por observar e autorizar todas as formas de plantio e a Embrapa por analisar e cultivar os alimentos transgênicos, assim como testar novas trocas genéticas, porém, esses produtos ainda não podem ser comercializados, isso porque várias polêmicas alertam que tais mercadorias podem vir a causar danos a saúde dos consumidores, como as reações alérgicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.