Camadas da Pele

Pele
Epiderme, derme e hipoderme são as principais camadas da pele.

Considerado o maior e mais pesado órgão do corpo humano, a pele integra o sistema tegumentar. Desempenhando uma série de funções importantes, tais como reservação de nutrientes, proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática dentre outras, a pele reveste externamente o corpo.

A pele é constituida basicamente por três camadas, sendo elas a epiderme, a derme e a hipoderme. Órgãos como as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas e os folículos pilosos também desempenham algumas funções em junção à pele. Segue logo abaixo algumas informações sobre as principais características das camadas da pele.

Epiderme:
A profundidade da derme pode variar conforme a região corporal, sendo que em regiões como as palmas dos pés e das mãos a camada tende a ser mais grossa. Nessas mesmas regiões corporais a espessura da camada da pele pode variar entre 0,04mm e 1,6mm. Além disso essa mesma camada não apresenta pelos, e por isso também é denominada como pele glabra.

Derme:
Sustentada pela epiderme, a derme é classificada como um tecido conjuntivo.
A derme é constituída por elementos da matriz extracelular, tais como água de solvatação, proteínas estruturais e glicosaminoglicanos. A epiderme tambem é constituída por elastina, colágeno e outros elementos fibrilares.

Constituída basicamente por derme, epiderme e hipoderme, a pele comumente é classificada de acordo com as suas caracteristicas. Os principais e mais comuns tipos de pele são: pele hidratada, pele eudérmica, pele desidratada e pele graxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.