Casamento junino como é realizado

Origem da festa junina

A festa junina foi trazida ao Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial. Nesta época, havia grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica das danças nobres que influenciou muito as quadrilhas tipicas. Os fogos de artifícios é uma tradição que veio da China, região onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança das fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.

Casamento

O casamento caipira ou casamento matuto é um dos momentos mais engraçados da festa, pois ali acontece um teatro onde o rapaz é obrigado a casar com a mocinha porque a engravidou. Daí o padre celebra o casamento e depois inicia a quadrilha.  O dialogo dessa peça caipira pode ser criado a partir de uma improvisação, delineando a criatividade de cada um que dão vida às personagens.

Texto do casamento junino

Padre – Bão, vamô começá logo esse casório. Ocê, Chiquinha Dengosa, promete, de coração, prá marido toda vida, o Pedrinho Foguetão?

Casamento junina
Casal saindo da festa junina  (Foto:Reprodução)

Noiva – Mas que pregunta isquisita seu vigário, faz prá mim… Eu vim aqui mais o Pedrinho num foi prá dizê que sim???

Padre – E ocê Pedrinho, que me oia assim tão prosa. Qué mesmo prá sua esposa a Sinhá Chiquinha Dengosa?

Noivo – Num havia de querê, num é essa minha opinião mas, se não caso com a Chiquinha, vô direto pro caixão… (diz isso olhando de esguelha para o pai de Chiquinha Dengosa, que segura uma espingarda)

Padre – Então, em nome do cravo e do manjericão, caso a Chiquinha Dengosa com o Pedrinho Foguetão! E Viva os noivos!

Convidados – VIVA!!! (conforme os noivos passam, os convidados jogam arroz)

Padre – E vamo pro baile, pessoar!!!

Quem é que não gosta de se divertir com os amigos na época de festa junina? É muito bom lembrar dos velhos costumes. Colocar aquela roupa colorida cheia de retalhos e deixar a imaginação correr solto e se divertir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.