Classificação dos átomos

O átomo nada mais é do que a matéria. E ele pode estar sendo composto de duas  maneiras: prótons (carga positiva) e nêutron (carga negativa). E assim, como a matéria, muitas outras coisas podem estar sendo transformadas em números e com os átomos não é muito diferente, porém eles precisam ser retirados dos prótons, nêutrons e elétrons. E para chegar até eles é necessário utilizar o raciocínio lógico, acompanhe a seguir. 

> O número atômico, que é representado pela letra (Z),  vai ser o  número de prótons que existe no núcleo de um átomo. E esse número deve ser igual ao de elétrons, caso o átomo seja neutro.

> Já no caso do número de massa, que vai estar sendo representado pela letra (A).  Ele vai ser a a some do número de prótons e nêutrons, que existe em um único átomo. Deixando assim a equação da seguinte maneira:  A=Z+N. E fazendo então com que fosse percebido, que os números atômicos  dos nêutrons de uma única massa de vários átomos, podem se separar do grupo. E com base nisso tudo, foram inventados os seguintes, conceitos: 
  • Isótopos

Eles nada mais são do que átomos que possuem o mesmo número de prótons, podendo assim, ainda ser considerado um elemento químico e ser chamado de nuclídeos.  Ele é bastante comum na natureza e também nos elementos químicos naturais, tanto que é chamado como o fenômeno da isotopia. E algo que também chama bastante atenção nele, é que as suas propriedades químicas sãos iguais, diferentes das suas propriedades físicas, que são totalmente diferentes.

  • Isóbaros

Eles são os átomos, que possuem os números diferentes de prótons, mas que ao mesmo tempo possuem o mesmo número de massa. Nesse caso ele vai possui um número maior de prótons, que vai acabar sendo compensado por um número menos de nêutrons. Fazendo assim, com que tenham propriedades físicas e químicas totalmente diferentes.

  • Isótonos

Ele é totalmente diferente dos outros dois, pois possui números diferentes tanto de prótons como de massa. Porém o que, o deixa balanceado, são os nêutrons, pois possuem o  mesmo número. Sendo assim, eles possuem propriedades, tando físicas como químicas diferentes.

isótopos, isóbaros e isótonos11

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.