Como é feito o plantio do gengibre

O gengibre que é conhecido cientificamente como Zingiber officinale, trata-se de uma erva perene podendo atingir aproximadamente 1 metro e meio de altura. Seus rizomas são bastante utilizados para fins medicinais e também em algumas culinárias. O gengibre também é usado em cultivos de jardins tropicais como planta ornamental.

Plantio

O plantio é feito com pedaços de rizomas ou gomos de aproximadamente 3 à 5 cm de comprimento. Ao plantar deve prestar atenção no jeito dos gomos, pois eles podem apresentar uma ou dois brotos, isso irá diferenciar no modo de plantação. No caso de um gomo orienta-se que se faça o plantio com 5 cm de profundidade, se for dois faça um buraco mais fundo em canteiros e vasos.

O espaçamento entre as plantas tem de ser entre 70 à 90 cm e em meio as linhas de plantio, mas é possível encontrar por aí outros tipos de espaçamento. Atenção, se tiver que diminuir o espaçamento para aumentar a produção, saiba que terá grandes dificuldades no momento da colheita porque geralmente acaba danificando os rizomas. Por outro lado, se for o caso de uma lavoura mecanizada o espaçamento normalmente será maior. O plantio é realizado com linhas duplas no espaçamento de:  1,3 m x 50 cm x 20 ou 30 cm, ou um pouco mais.

Cuidado com as plantas invasoras.
Faça seu próprio plantio. (Foto Reprodução)

Para que a planta desenvolva é preciso que retirar com cuidado os invasores e não deixar os rizomas expostos. Portanto deve-se estar sempre verificando se há existência de invasores para que planta seja tratado de imediato. No mais a

A colheita ocorre entre 7 à 12 meses após ser plantada e para saber o momento  certo  basta olhar as hastes e folhas que tendem ficar amareladas. Cuidado, não é necessário retirar a planta por completo, pode extrair apenas o rizoma deixando a planta para que ela continue a se desenvolver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.