Como é feito o tratamento da agua que consumimos

A água é a maior fonte que sustenta o corpo de qualquer ser que está vivo, pois é a partir dela, que conseguimos manter o organismo em perfeito estado de conservação, tanto que ele possui cerca de 70% de água e quando não as tem na devida quantidade, o sinal de alerta começa a piscar e logo se descobre, que está doente. Fonte de minerais, energia e vida, o melhor alimento que pode existir.

Você já deve ter visto por ai várias pessoas tomando água da maneira incorreta, devido a falta de saneamento básico. Essa cena é bastante triste e lamentável de se ver, porém o governo ainda não conseguiu fazer com que todos recebam o seu devido valor. A vida de muitas pessoas estão exposta a riscos, devido a esse descaso. São inúmeras as crianças e adultos que estão desidratados, com disenteria  e muitas outras doenças. O corpo necessita de água, porém  ela tem que ser pura, limpa de todos os tipos de germes e bactérias. Por isso que é necessário, que em todos  locais haja o saneamento básico ou então alguma maneira de estar deixando ela ao ponto correto, para ser consumida.

O tratamento da água vai depender bastante do modo como ela vai ser captada, se ela vai vir direto de um rio ou então de uma tubulação apropriada. Veja a seguir, como funciona passo-a-passo o tratamento de águas captadas na superfície. 

Tratamento

tratamento de águaA primeira coisa a se fazer é a  oxidação é o primeiro passo, quando se a metais nela é preciso retira-los e para isso basta aplicar o cloro. Apos ter retirado esse tipo de substância é chegada a hora de limpar a água, tira toda a sujeira que a nela, e para fazer isso é bem simples, porém é preciso saber a dosagem correta para cada quantidade de água. No caso de uma rede de tratamento de águas, eles misturam o sulfato de alumínio com o cloreto férrico e logo depois o cal, que é para manter o nível de PH dela, constante. Fazendo isso toda a sujeira que há na água vai para debaixo do reservatório em que está sendo tratada.

Depois disso se inicia o processo de filtração, para que todas as impurezas restantes que ficaram ali saiam. Para isso é utilizado tanques com camadas de areia, antracito e cascalho. Eles vão assegurar, que todas elas fiquem presas neles, funciona como se fosse uma esponja, sai sugando tudo aquilo que há de sujeira. Feito isso  ela recebe uma dosagem de cloro e está pronta para medição do nível de pH e chega a última etapa que é o recebimento do flúor  que irá evitar a cárie dentária na população ou em quem for digerir a água.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.