Como está dividido geograficamente o estado do Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro está divido em dezessete microrregiões:

Bacia de São João: Pertencente a mesorregião das baixadas. A mesma possui cerca de  1.629,8 Km² e a sua população é estimada em aproximadamente 149.424 habitantes. Está dividida em três municípios:  Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Silva Jardim. 

> Baía  da Ilha Grande: Pertencente a mesorregião do Sul Fluminense.Possui uma área com cerca de 1.728,897 Km², população estimada em aproximadamente 177.832 habitantes e está dividida em dois municípios: Angra dos Reis e Paraty. 

> Barra do Piraí: Pertencente a mesorregião do Sul Fluminense.Possui uma área de aproximadamente 2.360,902 Km², a população, segundo os dados do IBGE, é de 174.248 habitantes e está dividido em três municípios: Barra do Piraí, Rio das Flores e Valença. 

 Campos dos Goytacazes: Pertencente a mesorregião do Norte Fluminense, é uma área com cerca de 7.144,833 Km² e a população é estimada em aproximadamente 689.562 habitantes. Está dividida em cinco municípios, sendo eles:  Campos dos Goytacazes com o maior número de habitantes, Campos Moreira, São Fidélis, São Francisco de Itabapoana.

> Cantagalo- Cordeiro: Pertencente a mesorregião do centro Fluminense, o Cantagalo-Cordeiro possui uma área com cerca de 1.263,088 Km² e a população é estimada em aproximadamente 61.120 habitantes. O mesmo está dividido em quatro municípios: Cantagalo, Cordeiro, Carmo e Macuco. 

> Itaguaí: Pertencente a mesorregião metropolitana do Rio de Janeiro. Possui uma área com cerca de 907,007 Km² e a população é estimada em aproximadamente 216.985 habitantes e ele está dividido em três municípios: Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica.

> Itaperuna: Pertencente a mesorregião noroeste Fluminense, a região possui uma área com cerca de  3.128,656 Km² e a população é estimada em aproximadamente  195.154 habitantes. O mesmo está dividido em sete municípios: Bom Jesus de Itabapoana, Italva, Itaperuna, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula e Varre- Sai.

> Lagos:  Pertencente a mesorregião da Baixadas Litorâneas. Ela possui uma área com cerca de 2.004,003 km² e a sua população é estimada em aproximadamente  538.650 habitantes. A região é dividido em sete municípios que passam em : lagoas de Araruama e Saquarema, a leste da capital do Rio de Janeiro.

 Os municípios são: Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema.

O Rio de Janeiro, parece ter somente os bairros famosos que vemos na tv, porém ele vai muito além disso, verifique na matéria.
O estado do Rio de Janeiro está dividido por mesorregiões, assim como mostra o mapa. (foto:reprodução)

> Macacu- Caceribu: Pertencente a mesorregião da Baixadas Litorâneas, possui uma área com cerca de 1.417,982 Km² e a sua população é estimada em aproximadamente 112.351 habitantes. Está dividido em dois municípios: Cachoeiras de Macacu e Rio Bonito.

> Macaé: Pertencente a mesorregião do Norte do Fluminense. Possui uma área com cerca de 2.586 Km² e a sua população é estimada em aproximadamente 268.291 habitantes. Está está dividido em quatro municípios: Carapebus, conceição de Macabu, Macaé e Quissamã. 

> Nova Friburgo: Pertencente a mesorregião do Centro do Fluminense. A região possui uma área com cerca de  2.088,067 Km² e a população é estimada em aproximadamente 227.982 habitantes. O mesmo é dividido em quatro municípios: Bom Jardim, Duas Barras, Nova Friburgo e Simidouro.

> Rio de Janeiro: Também conhecido como Grande Rio,  pertence a mesorregião do metropolitana do Rio de janeiro. Possui uma área com cerca de 4.558,447 Km² e a população é estimada em aproximadamente 11.635.650 habitantes. O mesmo está dividido em dezesseis municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de janeiro, São Gonçalo, São João do Meriti e Tanguá. 

> Santa Maria Madalena:  Pertencente a mesorregião do centro do Fluminense, possui uma área com cerca de 1.802,168 Km² e a  população é estimada em aproximadamente 28.602  habitantes. A mesma é dividida em três municípios: Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto e Trajano de Moraes. 

> Santo Antônio de Pádua: Pertencente a mesorregião do noroeste Fluminense, possui uma área com cerca de 2.244,889 Km² e a população é estimada em aproximadamente 122.374 habitantes, está dividido em seis municípios: Aperibé, Cambuci, Itaocara, Miracema, Santo Antônio de Pádua e São José de Ubá. 

> Serrana: Pertence a mesorregião do metropolitana do Fluminense, possui uma área com cerca de 1785,063 Km² e a população é estimada em aproximadamente 497 . 768 habitantes e dividido em três municípios: Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. 

> Três Rios: Pertence a mesorregião do centro-sul do Fluminense e possui uma área com cerca de 1.664,409 Km². A sua população é estimada em aproximadamente 154.542 habitantes e ele está dividido em cinco municípios: Areal, Comendador Levy Gasparian, Paraíba do Sul, Sapucaia e Três Rios. 

>Vale do Paraíba Fluminense: Pertencente a mesorregião do Sul Fluminense. Possui uma área com cerca de 3.828,702 Km² e a população é estimada em aproximadamente  678.159 habitantes. Está dividido em nove municípios: Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro e Volta Redonda. 

> Vassouras: Pertencente a mesorregião do centro- sul Fluminense, a região possui uma área com cerca de 1.561,993 e a população é estimada em aproximadamente   170.666  habitantes. Está dividido em seis municípios: Engenheiro Paulo de Frotin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paty dos Alferes e Vassouras. 

As cores que representam o RJ, são a branca e a azul, assim, como as cores do céu.
Bandeira Republicana do Estado do Rio de Janeiro (foto:reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.