Como incentivar meus filhos a comer verduras

Incentivar uma criança a ter uma alimentação saudável é uma das tarefas mais difíceis para a mamãe. Elas precisam de muito molejo, jogo de cintura e sobretudo paciência. Crianças costumam ter opiniões já formadas sobre determinados tipos de alimentos (mesmo que elas ainda nem tenham provado), nesse caso é muito mais difícil mantê-las regradas a uma dieta saudável.

Embora estejamos falando de casos complicados, não conte com a impossibilidade. Se você souber manuseá-la certamente terá grandes alcances. O primeiro passo é entender que crianças são movidas a cores, sabores e principalmente desenhos. Se o prato é colorido, gostoso e possui um formato, não resta dúvidas de que elas prestarão muito mais atenção nos alimentos.

Para ajudá-la nessa, preparamos algumas dicas que podem incentivar o seu  filho a comer melhor. Leia, aprenda e coloque-as em prática o quanto antes. Acompanhe:

Dicas de incentivo

» Mostre a ele o quanto é nutritivo determinado alimento, denote o quanto crescerá e se tornará um homem forte se comer direitinho. Conte uma boa história sobre o mesmo, influenciando-o ao ato. Isso fará com ele prove e descubra se gosta ou não. 

» Procure estimulá-lo, coma na frente dele, elogie e ofereça para que ele experimente.

» Compare com o gosto de outra comida que ele possivelmente gosta, assim aguçará a curiosidade, a ponto de faze-lo ter iniciativa e experimentar. 

» Se não for uma criança muito difícil de lidar, procure pedir para que ele coloque na boca antes de julgar, tirando uma conclusão precipitada sobre o prato . 

Dicas para ajudar as mamães a incentivar as crianças a comerem.
Alimentação kids (Foto: Reprodução)

» Aposte em receitas legais,  por exemplo: o bolo ou suco de cenoura, batata doce em formato de carinhas, abóbora em desenho de sol, entre outros. Use a imaginação!

» Faça da refeição, uma hora sagrada e feliz. Sente-se com ele à mesa e diga sobre importância de se alimentar bem. Também converse sobre o que ele poderia fazer durante o dia-a-dia e como se tornará um homem forte, parabenize-o por estar comendo. Mas não foque somente nisso, coloque outros assuntos na mesa.

» Não grite com seu filho, os gritos ou quaisquer outros tipos de agressões podem ser prejudiciais não só pro crescimento dele, como também formar uma repulsa sobre tal alimento. 

» Faça uma dieta balanceada para toda família, toda criança é influenciável, se a família toda está empenhada em se alimentar de determinada forma, consequentemente ele será o primeiro a se dispor. Se viu o exemplo, o seguirá. 

» Insira esses e os de mais alimentos desde cedo, não espere que ele complete 5 ou 6 anos pra começar a investir na alimentação, faça isso desde bebê e tudo se tornará mais fácil. 

» Leve ao médico e peça que um profissional explique de modo interessante e até ilustrativo, a importância das verduras e frutas na vida de uma pessoa. 

» O envolva na compra e preparo dos seus pratos. Crianças gostam de ajudar e acham um máximo esses programinhas, pode dar trabalho, mas com certeza fará diferença na hora da refeição.

» Brinque com os cortes dos alimentos, forme bichinhos, caretinhas, árvores, casinhas, etc. 

» Coloque a verdura de modo separado no prato dele, não misture com os demais elementos do prato, ensine a fazer isso sozinho, a separação dos alimentos faz com que ele faça digestão das cores e adapte os sabores que sentirá. 

» Faça um quadro de recompensa. Coloque um desejo da criança no quadro e então, proponha que se dentro de um mês ele começar a comer melhor, poderá ganhar o que pediu.

OBS: Não o acostume comer apenas por recompensas. Invista naquilo que trará a conscientização do pequeno e não o force de maneira alguma. Deixe que seu filho tenha seus limites e seu tempo pessoal.

As verduras são ricas em nutrientes e mantém a estabilidade física e mental do corpo. As frutas também possuem um papel importante durante o período de crescimento, faça-o entender isso e não terá maiores problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.