Como reciclar água

A água corresponde ao maior recurso natural existente no planeta, sendo um dos componentes mais importantes para a vida humana e de todos os outros seres vivos que existem na Terra. Estima-se que aproximadamente 70% do planeta seja composto por água, mas apenas 4% dessa totalidade seja doce, se fazendo utilizável para o consumo.

Devido a essas taxas e ao aumento da população mundial, que se encontra acima de 7 bilhões de habitantes, os níveis de água vem se fazendo alarmantes, isso porque o seu uso não está acontecendo de maneira controlada e estável, provocando a escassez e baixos níveis em inúmeras regiões.

Com isso, inúmeros projetos vem sendo criados, elaborados e colocados em prática atualmente para que as pessoas tenham mais ênfase no meio ambiente e em como esse recurso hídrico se faz importante para a sua sobrevivência, sendo um deles a reciclagem da água.

Reciclagem da água
Símbolo representando a reciclagem hídrica.
(Foto: Reprodução)

Pesquisas revelam que essa implementação geram benefícios tanto para o planeta, quanto para a economia, isso porque grande parte das suas soluções ecológicas são compreensíveis para poupar água, realizar o tratamento, proteger os aquíferos, encher lagos, entre outros projetos, que se fazem ainda mais presentes, ressaltados e praticados durante o período da seca.

As principais ações que vem sendo praticadas para realizar, não somente a reciclagem da água, mas também o seu reaproveitamento são:

» Tratamento do esgoto;
» Reaproveitamento da água cinza das casas (que saem dos chuveiros, torneiras e pias) para a regagem de plantas, limpeza da moradia, calçadas, entre outros;
» Esterilização da água cinzenta para ações de limpeza, regagem e afins;
» Recuperação e reutilização da água da chuva;

Aviso: mesmo com a sua reciclagem e métodos de reaproveitamento, não é indicado que a água seja consumida ou usada na produção de alimentos.

Existem ainda outros procedimentos que podem ajudar muito a diminuir os custos com a água que também proporcionam a sua utilização consciente, como:

» Desligar a torneira da pia e do chuveiro quando for escovar os dentes, lavar o cabelo e se ensaboar;
» Diminuir o tempo que leva para tomar banho;
» Educar as crianças e se reeducar sobre a utilização adequada da água;
» Evitar lavar calçadas, motos e carros com mangueira, optando pelo uso do balde;
» Não desperdiçar água de maneira alguma;

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.