Comportamento defensivo e receptivo em comunicação

Há diversos modos de comportamento, porém tem dois que se destacam bastante, principalmente no brasileiro. Estamos delineando o comportamento defensivo e receptivo. O defensivo, tende a ser mais grosso e não aceitar a opinião do próximo e já o receptivo, te escuta com atenção e analisa a mensagem da melhor forma possível. Vejamos!

Muitas vezes, mediante as situações não imaginárias e nada agradáveis, as pessoas sentem-se incomodadas. Ai que é acionado o sensor de autodefesa, fazendo com que a situação fique cada vez mais desagradável. Mas elas não fazem isso por mau, os indivíduos apenas procuram se defender da maneira como podem, ou seja, uma ação de impulso.

Não procure motivos no próximo para estar discutindo, mas sim, para te fazer feliz.
Comportamento Defensivo- Foto Reprodução

Porém, o quê muitos não levam em consideração É que as coisas não são bem assim. Na maioria das vez, tudo pode passar de um mau entendido e tudo pode ser esclarecido a base de uma boa conversa e demonstrações. Mas nem tudo é assim, então, o quê acontece: o dialogo acaba sendo distorcida e a mensagem não captada.

E quanto mais ela se prende á defensiva, menos ela perceberá que aquilo não chegará em lugar nenhum.  Mas se ela tentasse ver o quê está ao seu redor por outro lado,  talvez fosse mais receptiva,  não haveria tanta insegurança e briga.

Enfim, se os seres humanos, se concentrassem mais e analisassem melhor as situações que passam no decorrer do dia-a-dia, não sofreriam tanto, quanto sofrem. E se é isso que procura, fique atento ás dicas que iremos dar logo a seguir.

Dicas de Receptividade

* Não demonstre diretamente o seu objetivo, pois quem possui o comportamento defensivo, logo vai achar isso uma indireta.

* Tente não ser intolerante e muito menos dono da razão, pois isso faz com que ligue o sensor de defesa, sem que perceba. O que não é nada bom!

Lembre-se:gentileza gera gentileza.
Comportamento Receptivo- Foto Reprodução

* Dê sempre espaço ao próximo para que ele possa expor  sua opinião sobre determinado  assunto. E se, por acaso, você discordar e achar que a sua opinião pode gerar confusão, tente encontrar alternativas que possa mostrar ao próximo que sua percepção não é tão ruim assim. Mas, por favor, verifique primeiro as  fontes, antes de sair falando quaisquer asneira por ai.

* Se for fazer uma pergunta, faça boa colocação dela. Não gere um interrogatório, pois isso não é saudável.

* E quando for comentar algo, tente ser descritivo e não avaliativo, pois pode ter certeza, que o defensivo não vai querer saber da sua opinião, caso esteja o avaliando.

Atenção: não queremos que se defenda sempre. Estamos apresentando á você o quão bom e saudável é analisar as coisas, por fim, respeitar o próximo.

Defensivo X Receptivo- Foto Reprodução
Defensivo X Receptivo- Foto Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.