Consequências das Queimadas

O Brasil é conhecido por seu grande número  florestas tropicais e recursos fluviais.  Porém a fauna e flora correm sérios riscos, devido as queimadas que acontecem todos os anos. Mas isso não é apenas em nosso país, mas em todo o mundo.  E as consequências que isso vem nos causando são inúmeras.

Consequências das Queimadas

Elas são inúmeras, por isso separamos as principais que estão afetando no presente e que vão prejudicar  o futuro se continuarem do jeito que está.

O aumento do dióxido de carbono é um dos pontos mais abordados, pois ele contribui para o aquecimento global e acaba aumentando a produção do fenômeno do “efeito estufa”. Tal consequência com que haja furacões, tufões e outros desastres ambientais com grau de maior intensidade em diversas regiões da terra.

Ajude a acabar com os efeitos que provocam tal feito.
Devido aos fenômenos de aquecimento da terra causado pelo homem, o aumento do nível do mar vem subindo a cada ano. (foto: divulgação)

 

Um dos pontos mais afetados por esses fenômenos e efeitos são as encostas. Isso acontece devido o solo ficar desprotegido, sem mata ciliar,  e por causa da intensidade das chuva acaba havendo desmoronamento de morros pelo fato do solo está encharcado não tendo para onde a água da chuva escoar.

O mundo esta dando o seu aviso.
Devido o solo ficar encharcado por causa das constantes chuvas e não ter para onde a água escoar, muitas encostas acabam se desmoronando causando vários prejuízos. (foto:divulgação)

 

Mas não para por aí não, as inundações invadem cidades inteiras, destrói plantações agrícolas e ocasiona diversos prejuízos à população.

As queimadas fazem com que o ar, fique mais seco, o que acaba provocando diversas doenças respiratórias.
A maior riqueza que temos são as nossas florestas. Ajude a preserva-las. (foto:divulgação)

 

E isso tudo gera consequências tanto para os animais quanto à nós, humanos. E mais, ao queimar as florestas e campos, pode estar aumentando a escassez por plantas que podem estar curando vários tipos de  doenças.

Cerca de 1 milhão de animais, podem ficar em extinção, até 2050, devido ao aquecimento global.
A imagem mostra ursos polares, que podem ser extintos, devido o derretimento das geleiras, uma das consequências do aquecimento global. (foto:divulgação)

 

Para quem não sabe, uma floresta demora em média 50 anos para começar a se recompor, porém precisa apenas de 30 segundos ou até menos para se iniciar uma queimada e fazer com que tudo, em questão de tempo, se reduz as cinzas. No mais, o ser humano não se dá conta de que está destruindo, aos poucos, um bem que servirá às futuras gerações. Se você é contra essa atitude, faça sua parte, denuncie.

Apague o cigarro, não coloque fogo, faça por onde, por um futuro melhor e prospero.
Uma floresta demora, em média, 50 anos para se recompor. Já a queimada, em poucas horas deixa um rastro de destruição e todos saem prejudicados. (foto:divulgação)

 

Queimada é crime, a pessoa que for pega praticando essa ação pode ser presa ou pagar uma multa. Atenção, se deseja realizar algum tipo de queimada, ligue para o IBAMA e Corpo de Bombeiros, peça a presença dos mesmos, para que analise o terreno e lhe oriente sobre o manejo de uma queimada. Os profissionais da área ambiental irão te auxiliar para fazer esta ação de maneira correta, isso se houver precisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.