Currículo Primeiro Emprego

Um curriculum vitae deve ser sempre bem redigido e bem apresentável, oferecendo ao empregador um agrupamento de informações pessoais. O currículo geralmente deve ter informações direcionadas a trajetória de trabalho, formação acadêmica entre outros. Essas informações devem ser claras e objetivas, visando demonstrar as qualificações, habilidades e competências.

Segue logo abaixo dicas de como redigir um curriculum vitae apresentável. Ressaltando que o modelo pode ser utilizado tanto por pessoas que não possuem experiência/qualificações profissionais (primeiro emprego), quanto por pessoas que possuem experiência/qualificações profissionais.

Modelo de Curriculum Vitae

Cabeçalho
No cabeçalho devem permanecer claras as seguintes informações pessoais:

Nome completo
Idade
Estado Civil
Endereço Completo
Telefone com DDD
E-mail (é importante utilizar um endereço de e-mail neutro/exemplo: seunome.sobrenome@gmailouhotmail (o de sua preferência).com [email protected])

Objetivo
Descreva a vaga ou oportunidade na qual tenha pretensão de concorrer e assumir.
Exemplo: Cargo de Auxiliar Administrativo

Formação
Descreva nessa sessão dados relevantes, de preferência aos dados atuais, descreva o nome das instituição de ensino na qual completou a sua formação.
Exemplo: Graduado em/Ensino Médio Completo, nome da instituição, conclusão em (especifique através de números o ano/ exemplo: 2010).

Ressaltando que se tiver se destacado de alguma maneira, é interessante compartilhar a informação.

Experiência de trabalho

Caso seja o 1° emprego não é necessário colocar essa sessão no curriculum vitae. Más caso tenha algum tipo de experiência profissional, é importante lista-las em ordem inversa, ou seja, liste primeiro as experiências atuais, informando primeiro o período em que se manteve na empresa.

Informações Adicionais

Liste nessa sessão quaisquer outros dados que seja relevantes, e que possivelmente irão contribuir para o exito da almejada vaga.

Referências
Quando a empresa/contratante solicitar referências é sempre bom indicar na qual mantenha contato, tais como, um professor ou ex-professor, ressaltando que a mesma deve ter consentimento, pois alguns dados da mesma deve ser exposto, tais como, telefone e e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.