Entenda como é realizado o exame otoneurológico

Os exames são ferramentas utilizadas por médicos para a realização de diagnósticos dos seus pacientes que estão apresentando alterações no organismo. O teste otoneurológico corresponde a uma avaliação audiológica da parte vocal, tonal e imitanciometria que observa as condições vestibulares e auditivas dos indivíduos.

Analisando a estrutura geral do exame, a sua realização é feita com a colocação de eletrodos ao lado dos olhos e na testa, onde o paciente deverá acompanhar todos os estímulos luminosos que serão dados. Durante esse processo, um jato leve de ar frio e quente irá penetrar no canal auditivo para proporcionar a estimulação do labirinto, que poderá ou não desencadear tonturas e demais outros fatores para avaliação médica.

Teste otoneurológico.
Representação de um exame otoneurológico.
(Foto: Divulgação)

As respostas que serão obtidas nesse exame serão estudadas pelo profissional para que saibam quais os transtornos que estão decorrendo no organismo do paciente. É importante lembrar que, devido as alterações que esse teste causa no corpo,  algumas recomendações médicas deverão ser seguidas:

Pré-exame

Observação: deverá começar 48 horas antes da realização do exame otoneurológico.

» Não consumir nenhum tipo de remédio (salvo os indispensáveis), principalmente os tranquilizantes, alérgicos, para tontura, etc.

No dia do exame

» Não fumar;
» Não usar lentes de contato;
» Não ingerir bebida alcoólica ou que contenha cafeína;
» Não usar maquiagem;
» Levar um acompanhante;
» Não ir em jejum, mas fazer uma refeição leve.

Atenção

O paciente deve levar um acompanhante devido os efeitos que o exame proporciona como tonturas, zumbido, perda auditiva neurossensorial, náuseas, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.