Horário de funcionamento do cartório

O Cartório é um local onde podemos realizar atividades desde uma simples assinatura até trâmites mais burocráticos, porém não é somente para isso que serve, por meio do órgão é possível promover a retirada de diversos documentos e obter vários atendimentos jurídicos.

Para isso, é necessário que no ambiente esteja presente o notário ou tabelião, que por sua vez, são os profissionais responsáveis pelo atendimento e tudo que acontece dentro do local.

Normalmente funcionam de segunda a sexta, dentro do horário comercial 08h a 11h – duas horas de almoço – 13h a 18h, contudo alguns estados só abrem a partir das 09h da manhã, fechando às 11h e retornando novamente as 13h ou até mesmo as 14h, encerrando o expediente às 17h ou 18h.

Atenção!

Nos feriados tanto municipais quanto nacionais, não abrem.

Tipos de cartório e seus respectivos atendimentos

De acordo com as leis e encargos podem existir vários tipos de tabeliães. Para suprir a demanda do atendimento dos diversos segmentos existem os seguintes cartórios:

» Oficiais de registro civis das pessoas naturais – realizam as certidões de nascimento, casamento, emancipação e outros.

Entenda quais são os horários dos cartórios no Brasil e seus respectivos horários.
Horário dos Cartórios.
(Foto: Reprodução)

» Oficiais de registro civil de pessoas jurídicas – registram atas, fundação, estatuto e demais entidades.

» Oficial de Registro de Imóveis – realiza o cadastro e matrícula de um imóvel, assim como sua venda e outros.

» Tabelião de Notas – redige escrituras, testamentos, procurações e variados documentos, além disso reconhece firmas e autentifica cópias.

» Tabelião de protesto de títulos – trabalha na área jurídica de credores e devedores.

» Oficiais de registro de títulos e documentos – realiza o arquivamento de documentos, os tornando públicos e válidos.

» Oficiais de registro de distribuição – recebem, registram e direcionam as petições para as varas necessárias.

» Tabelião e oficiais de registro de contratos marítimos – responsável pelo redigimento de contratos e atos, também realiza o registro de documentações, reconhecendo firma e expedindo certidões.

Dica: Antes de sair de casa, ligue para o cartório que pretende ir e verifique o calendário municipal, assim não fará uma viagem perdida.