Brasil Blogado » Saúde » Manchas na língua

Manchas na língua

A língua é um dos componentes que constitui a boca, então ela também merece cuidados. Veja na matéria a seguir, sobre manchas na língua.

     

Antigamente as pessoas não reparavam muito em sua saúde bucal, só iam ao dentista ou então no médico quando sentiam alguma dor.  E mesmo assim, só quando ela estava impossível de se suportar. Porém com o passar dos anos, essa realidade mudou, o que é muito bom. Pois a boca, pode carregar com ela diversos tipos de doenças. E isso tudo pode estar indo desde uma herpes, cáries, mau hálito, a perca da raiz a um câncer.

Mas não fica somente voltada para a raiz, gengiva, dentes e paredes bucais, ela pode estar relacionada também com a língua e garganta. Quando se trata da língua, muitos acham, que ela só pode provocar um mau gosto na boca devido o estômago está ruim, mas é ai, que eles se enganam. Ela vai muito além disso, ela pode dizer para você, o que está sentindo ou ainda possuir uma doença muito grave. E a mais vista entre elas, são as que possuem manchas. 

Essas manchas, podem estar relacionadas a diversos motivos, porém o principal é o que se chama, de língua geográfica. Ela ainda pode estar sendo denominada como glossite migratória benigna ou ainda de eritema migratório. Ela se trata de uma condição benigna, que acaba sendo caracterizada pela: presença de lesões erosivas eritematosas, pelas bordas que podem estar irregulares e também pouco salientes, por estar com a pigmentação cinzenta ou esbranquiçado. Enfim, com todos os meios, que possam acabar lembrando o contorno de um mapa.

E quando se trata de saber o que pode ter levado a isso, os pesquisadores, ainda não sabem responder. Eles relatam apenas, que podem estar dentre o: estresse, infecções (fúngicas ou bacterianas), por caráter genético,  dermatite, síndrome de Reiter, deficiências nutricionais e muitos outros. Eles ainda falam, que ela pode acontecer com qualquer ser humano, independente da sua idade, mas que é normal, ela se acometer em crianças a partir dos sete anos de idade.

Ela é uma doença assintomática, portanto o seu portador não irá sentir nenhum tipo de dor e nem terá o seu paladar afetado. A única coisa que pode fazer, com que ele sinta algo, são as bebidas alcoólicas ou alimentos que sejam carregados em alguma substância ácida. Caso o contrário, nada vai fazer com que ele se sinta diferente.

E para que possa estar diagnosticando essa doença é simples, o próprio médico pode estar realizando o procedimento de analise dos sintomas e características e só se for preciso, que ele pedirá uma biopsia ou cultura. E caso esteja esperando que ele passe algum tratamento, pode ficar tranquilo, pois ainda não existe algo concreto que faça, com que esses sintomas passem mais rápido. E não há necessidade de tratamento, a não ser que comece a sentir, algo de diferente. 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?