Mastigação errada causa dor de cabeça

A dor de cabeça é um sintoma incômodo, podendo ser causado por vários fatores, inclusive pela mastigação errada. Pesquisas revelam que cerca de 80% dos indivíduos que possuem enxaqueca também tem algum tipo de DTM (Disfunções Temporomandibulares nas Mandíbulas).

Causas

Os principais problemas bucais que ocasionam as dores de cabeça são o briquismo, bruxismo, a mordia cruzada e a má oclusão. Para saber se algumas delas está acometendo o indivíduo ou não, os dentistas costumam realizar uma longa anamnese, onde fazem perguntas sobre o estilo de vida do paciente e seus hábitos.

Mastigação errada causa dor de cabeça
Pesquisas revelam que cerca de 80% dos indivíduos que possuem enxaqueca, também sofrem com algum tipo de DTM (Disfunções Temporomandibulares nas Mandíbulas). (foto:reprodução)

Os fatores descritos acima, podem vir a causar dores de cabeça devido ao sobrecarregamento do músculo facial, proporcionando  maior tensão muscular, provocando a dor entre o fim das sobrancelhas e o ouvido, isto é, na parte temporal da região que está sendo analisada.

Tratamento

Caso o médico perceba que a razão da dor pode estar ligada à alguma das causas descritas acima, ele encaminhará o paciente para um dentista, pois só assim um disgnóstico mais detalhado poderá ser feito.

Na realização do tratamento, esse profissional poderá realizar correções na arcada dentária (como processos ortodônticos), receitar o uso de alguns medicamentos e dar dicas para amenizar esse sintoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.