Motivos da dor no Pescoço

dores no Pescoço -> Sintomas e Tratamento
Dores no Pescoço

Caracterizado por unir a cabeça ao tronco, o pescoço é constituído por sete vertebras cervicais, glândula tiroide, laringe, traqueia, cartilagem cricoide, cartilagem tiroide, artéria carótida, glândula submandibular e veia jugular. Diversos músculos também constituem o pescoço, tais como os músculos supra-hióideos, músculos infra-hióideos e músculos esterno-mastoides dentre outros.

De acordo com médicos ortopedistas, mesmo sendo uma região super protegida por músculos e cartilagens, o pescoço é considerado um dos pontos mais fracos dos seres vertebrados. E por isso diversos fatores físicos e emocionais podem ocasionar a presença de dores tanto na região dos ombros, quanto na região do pescoço.

Sendo que essas mesmas dores localizadas na região dos ombros e do pescoço podem ser classificadas e tratadas conforme a causa e os sintomas. Segue logo abaixo os principais motivos físicos e emocionais que causam dores na região do pescoço e dos ombros.

Torcicolo:
O torcicolo se caracteriza devido a presença de uma forte dor localizada na região do pescoço. Além da dor intensa, os movimentos também são impossibilitados. Ações como dormir de mal jeito, se submeter a baixas temperaturas por muito tempo na região do pescoço ou ficar demasiadamente em uma mesma posição pode causar torcicolo.

Inflamação muscular / Tensão muscular:
A inflamação muscular tende a se apresentar devido a prática de movimentos repetitivos. Além da dor, a inflamação pode restringir os movimentos da parte corporal acometida pela inflamação muscular.

Traumas emocionais:
Situações de raiva e nervoso intenso podem ocasionar dores tanto na região dos ombros, quanto na região do pescoço.

Má postura:
A má postura também pode causar fortes dores na região do pescoço.

Independente do tipo e da causa da dor, é importante buscar o atendimento e a orientação de um médico ortopedista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.