Necessidade de medula óssea no Brasil

E de suma importância a doação de medula óssea no Brasil, pois assim como em qualquer outro lugar ela pode salvar a vida de pessoas que sofrem com o tratamento da quimioterapia, radioterapia e outros, enfim, com o câncer.

No entanto, o Ministério da Saúde frisa bem o assunto devido o Brasil possuir um grande banco de doadores, mas ao mesmo tempo uma miscigenação de povos, e também pelo fato de um em cem mil ser compatível para com outra pessoa.

O REDOME (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea) é considerado terceiro banco de doação de células do mundo, e ajuda todos os estados brasileiros em meio a essa questão, e as vezes até mesmo outros países quando encontrado um doador compatível com alguém. E segundo as pesquisas realizadas por eles, a dificuldade de atender a demanda  pedida só vem crescendo, é isso pelo simples fato dos doadores não atualizarem seu cadastro, o que por sua vez é de extrema importância.

Observação: O cadastro pode estar sendo realizado por meio do site oficial brasileiro de medula óssea, ou ainda indo em qualquer hemocentro próximo da residência. O mesmo vale para aqueles que mudaram de residência e precisam atualizar seu cadastro.

Seja um doador.
Créditos da Imagem: http://www.cbnfoz.com.br/editorial/saude/16092014-201299-doacao-de-medula-ossea-importancia-da-doacao-pode-salvar-vidas
(Foto Divulgação)

No mais, para que esteja sendo feita a doação, o doador precisa ter o cadastro, e para realiza-lo de forma definitiva é simples, basta uma gotinha de sangue e pronto. Agora para realização da doação definitiva da célula é necessário que o doador seja compatível e se disponha passar pelo procedimento da retirada do mesmo, que por sua vez tende acontecer da seguinte maneira:

A célula se encontra mais precisamente na parte do tutano do corpo humano ou ainda nas veias, logo ela vai ser retirada com auxílio de uma seringa e transplantada por meio de uma simples doação de sangue, com ajuda de um cateter. O doador que fizer o transplante receberá toda ajuda precisa para se recompor depois retirada, mas atenção, caso a doação não seja no local onde ele mora, a locomoção de um lugar para outro vai ser de inteira responsabilidade dele.

Enfim, por  meio do grande índice de câncer não somente no Brasil, mas por todo o mundo é que se pede que seja feita a doação de médula óssea. Então, doe vida, doe amor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.