Qual é o formato da via láctea

Um circulo brilhando em meio ao céu que por anos foi desconhecida. Para alguns era chamada de rio de leite, já para outros Via Láctea. Há quem diga que ela tenha mais de 100 mil anos luz de diâmetros, e outros, que falam, que se for parar para contar uma por uma, das estrelas que ela possui, vai gastar, cerca de 3.000 anos, para terminar. Então, vejamos abaixo, como é o seu verdadeiro formato, formação e visões culturais e científicas, que já levaram tanto os humanos sonhar e pesquisar. 

Via Láctea

Via Láctea é uma galáxia  que possui o formato de espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Ela pode ser vista da Terra, como uma faixa brilhante e difusa, que acaba circulando toda a esfera celeste. Recortada por nuvens moleculares, tendo há visibilidade comprometida pela poluição luminosa, a sua idade, pode ser estimada em aproximadamente, mais de treze bilhões de anos.

Caso queira analisar melhor as estrelas, utilize um telescópio.
Olhando para o céu, não dá para perceber o seu formato.
Foto Divulgação

Formação

 No mais, ela é formada por centenas de bilhões de estrelas e possui estruturas diferenciadas entre si, ficando assim, dá seguinte maneira:

* No bojo central, possui forma alongada, grande concentração de estrelas, e um buraco negro supermassivo. Ao seu redor estende-se o disco galáctico que é constituído por estrelas de diversos tipos. É em sua parte proeminente se manifesta os braços espirais. Mas não acaba por aí, pois ainda existe uma matéria escura, cuja natureza se desconhece, até então.  

Visão cultural e científica 

Antigamente há humanidade descrevia a a natureza da galáxia, sem meio as lendas e mitos, devido somente as verem ali de longe brilhando e fazendo várias pessoas sonhar. Mas já para geração científica, se tratava de um grande conjunto de estrelas. E o pai dessa descoberta, foi o grande pesquisador Galilei Galilei.  

E além disso, ainda há estudos que indicam que a concepção científica da Via Láctea, não passa de uma simples nuvem de estrelas, onde o Sol situava-se próximo ao centro para uma grande galáxia espiral complexa e dinâmica, que por sua vez, é somente uma das bilhões existentes, que foram descobertas graças aos avanços tecnológicos de observação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.